Os alunos da C91, orientados pela professora Vivian Lunardi, vem desenvolvendo ao longo dos últimos meses dentro do componente de Arte, aliado a arte computacional a produção de curtas. Os mesmos foram divididos em três categorias: animação, ficção e documentário.
Para a realização desses trabalhos, a turma participou de encontro no NTE, junto a CRE para melhor compreender o processo, depois em grupos iniciaram suas produções, fazendo uso de muita criatividade e imaginação. Vários passos foram seguidos até chegar ao resultado final conta a professora Vivian, (elaboração, criação, filmagem, edição) que foi socializado com as turmas na escola e que passa a fazer parte do Segundo festival de Curtas nas Escolas onde os estudantes poderão, inclusive, ser premiados, pois agora passam a ser avaliados por um júri. Os curtas foram postados no youtube, e assim, o que tiver o maior número de likes também receberá um prêmio.
A professora explica que atualmente os jovens tem mais acesso a computadores, celulares, tabletes, smart tv, vídeo games e tantos outros, encontrando-se conectados em TVs por assinatura, redes sociais, Youtube, WhatsApp e outros. Deste modo a criação audiovisual utilizada como recurso de saber tende a promover a criação didática, pedagógica e interdisciplinar de mídias e das tecnologias digitais, criando por esse viés, outras formas de representação do conhecimento. Por meio da produção audiovisual, além de se possibilitar a autoria, desenvolve-se novas competências e habilidades, fazendo uso da criatividade, colaboração, diálogo, socialização e contextualizam o conhecimento pesquisado e estudado na relação dialógica do processo de aprendizagem, atuando na construção educativa, por meio de leitura, interpretação e análise da produção.
Segundo Vivian, a partir das atividades desenvolvidas, os estudantes passaram a ter uma postura mais observadora, atenta e indagadora, analisando, discutindo e esforçando-se para interpretar criticamente as imagens que perpassam o cotidiano de cada um.