O acampamento da turma 231 - 3º ano do Ensino Médio da EFA, é uma proposta do componente curricular de Educação Física, sob coordenação da professoras Eduarda Virginia Burckardt e Tainá Andreatta, estagiária da Educação Física, com a colaboração dos professores Jader Kappaun da Silveira, Silvana Marchioro e Anamaria Pereira, que tem como objetivo, através do movimento, trabalhar práticas que contextualizem o desenvolvimento humano e as relações do homem consigo mesmo, com a natureza e com o outro.
Na expectativa de disponibilizar um espaço de estudos, trocas, vivências em grupo e aguçar os diferentes sentidos, o acampamento realizado no último sábado, 05/05, na Fonte Ijuí, contemplou oficina de nós e amarrações, momentos de recreação, trilha cega, rondas noturnas, análise do ph da água local, atividades de ascensão, slackline e rapel, todos permeados por momentos de debates e reflexões.
Segundo a professora Eduarda, nessa relação homem-natureza, compreendidos como parceiros, os sujeitos se re- encontram e gestam inúmeras novas oportunidades de se aproximarem, de compartilharem percepções, sentimentos, emoções, desejos, de conhecerem melhores a si mesmos e de agregarem valores às suas relações. Nesse viés, as subjetividades aparecem e o valor de trabalhar com as singularidades torna-se fundamental e relevante para o crescimento do sujeito como ser individual e coletivo. A aventura nesse caso, é representada pela incerteza, pelo imprevisto, pelas expectativas, adrenalina, emoção e enfrentamento de medos. Estar em meio ao desconhecido, desacomoda, faz buscar, ir além, pedir ajuda e crescer. O aprender em diferentes ambientes torna as experiências significativas e validas em todos os momentos da vida, finaliza a professora.
Os momentos vividos em meio a natureza tiveram diferentes significados, desde a organização das tarefas realizadas na escola até o momento de encerramento do acampamento, os alunos foram protagonistas, interagindo com diferentes saberes, que oportunizaram tanto conhecimentos específicos da educação física como situações de convívio e de crescimento pessoal e coletivo.
Para o desenvolvimento das atividades, além dos professores, a Escola contou com acadêmicos do Curso de Educação Física da Unijuí, coordenados pelo aluno Júlio Suzuki.
Confira depoimentos de alunos sobre a atividade:
- De modo geral, o acampamento foi muito construtivo. Independendo de eletricidade, água encanada e outros "luxos" foi possível aproveitar cada momento sendo esses de descontração com aprendizados que com certeza levaremos para a vida toda. Pude aprender a trabalhar melhor em grupo, ajudar o outro no que for preciso, enfrentar os medos e as dificuldades e conviver melhor em sociedade respeitando ainda mais as diferenças de cada pessoa.
Alex Schmidt
- O acampamento foi muito importante para que eu pudesse me conhecer melhor e aprender a lidar com situações as quais não tenho controle absoluto. Fico muito feliz por estudar em uma escola que confia e acredita em seus alunos o suficiente para desenvolver uma atividade como essa.
Eduarda Guioto