EFA abre Jornada de Pesquisa em alto estilo - Unijuí
 
 

A  Associação de Funcionários da Fidene, transformou-se  no último sábado, 28/04, numa verdadeira plataforma de lançamento. Entre grande euforia muitos foguetes construídos pela Comunidade Escolar da EFA  foram impulsionados para o espaço atingindo alturas e distâncias muito além das expectativas dos participantes. Foram essas atividades de ensino-aprendizagem balizadas na produção e lançamento de foguetes que deram abertura a Jornada de Pesquisa nas Ciências da EFA. 

Segundo a Coordenadora do evento, vice-diretora Janete Maria Strieder, o evento foi um sucesso, pois conseguiu unir pais e alunos desde a Educação Infantil até o Terceiro ano do Ensino Médio. Conta que nestas ações se intensificou o exercício da comunicação, da colaboração, da concordância, da discordância e da solidariedade entre todos os envolvidos.  O acompanhamento sistemático das ações permitiu compreender, também, que as interações entre pais e  estudantes contribuem significativamente para a aprendizagem, pois os atos de planejar, dialogar, discutir, pensar e fazer os tornam agentes do seu próprio desenvolvimento intelectual. Salienta ainda, que além de explorar a riqueza das interações durante a produção das bases de lançamento e dos foguetes, o evento também foca a aprendizagem e a interação entre os Componentes Curriculares como Matemática, Física, Química e Biologia.

A colaboração do Projeto Física Para Todos da UNIJUÍ e seus bolsistas que se envolveram em todas as etapas da construção dos protótipos, desde que o desafio foi lançado, no inicio de abril deste ano, foi fundamental.

No campo de futebol da AFFI foram  instalados os lançadores dos foguetes, estes a base de pressão do ar, lançaram os modelos construídos pelas turmas da Educação Infantil, Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio. Cada turma projetou três foguetes que concorreram nas categorias “design”, “mais tempo no ar” e ‘’maior distancia percorrida’’. A criatividade na construção foi marca registrada no evento, onde cada turma defendeu o conceito artístico do seu protótipo. Já nas categorias de lançamento, teve foguete que ficou mais de um minuto no ar, e outros ultrapassando 120m de distância, atravessando definitivamente o campo de futebol. 

 

Segundo a diretora da EFA, professora Maria do Carmo Pilissão, o objetivo principal da jornada é "preparar a criança e o adolescente para o pensamento que faça o percurso do método científico. Os estudantes são estimulados a formar hipóteses, definir os objetivos do trabalho, desenvolver todo um processo, de modo a alcançar resultados que possam melhorar a prática de todos os ambientes"..

 


Compartilhe!


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.