Na semana que passou participei de uma banca de monografia do curso de Comunicação. O trabalho, super bom, da acadêmica e colaboradora da Unijuí Larissa Schmitz, chamado NOVOS RUMOS DA PUBLICIDADE: UMA ALIANÇA COM A INTERATIVIDADE E ENTRETENIMENTO, me inspirou a continuar a comentar sobre as possibilidades que este meio de comunicação nos permite...
Olhem a campanha da Mastercard. Começou há alguns anos com aqueles comerciais com o conceito "não tem preço", e agora convida os consumidores para contar histórias que não têm preço, e inserirem no site www.naotempreco.com.br esses textos, fotos, vídeos... as histórias mais bacanas viram anúncio, comercial de TV... é o consumidor "alimentando" os criativos da propaganda, aproximando a marca, gerando lembrança e envolvimento... muito legal!!
Outro case interessante que a Larissa aborda no seu trabalho é uma outra modalidade de formato na internet: os Advergames, uma mistura de game com publicidade (Advertising) . Muito mais que um simples jogo, os advergames são anúncios interativos que visam promover um produto, marca ou o próprio anunciante enquanto o consumidor se diverte (p.45). O exemplo que a formanda apresenta é este: o advergame WeAtheR do Greenpeace . O jogo é inspirado no clássico WAR, mas sem a filosofia bélica, que ao invés de brincar de guerra e dominação mundial, todos se ajudam na tentativa de salvar o planeta das crises ambientais.
Não se faz mais propaganda como antigamente...Abraços e uma semana criativa!!!
PS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Boa Idéia da Semana: Idéias bizarras, mas por que não considerá-las? Afinal, a colunista é adepta do não ao preconceito...gente, nunca mais um penico (ou urinol, como preferir) vai ser a mesma coisa depois do que eu vi.... olha só, minha amiga que mora no rio foi num bar chamado Palaphita Kitch (www.palaphitakitch.com.br), e o balde de gelo era....
Novos usos para velhas coisas... isso é CRIATIVIDADE NA VEIA!
E que tal essa? Um piercing na língua também não vai ser somente um piercing na língua, mas um veículo de comunicação...
A ação Advertasting para Coca-Cola Zero , que perfurou e patrocinou 280 línguas que sabem que Coca-Cola Zero tem sabor de Coca-Cola, ficou entre as Top 30 Bizarre Innovations in 2008 do blog TrendHunter , o maior site do mundo dedicado a encontrar tendências. Fonte: www.espalhe.com.br
E para refletir...As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias - Johann Von Goethe
* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
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Eu, Tu e ele... Fomos comer no restaurante e no final a conta deu 30 reais.
Fizemos o seguinte: cada um deu Dez reais.
EU: 10
TU: 10
ELE:10
O garçom levou o dinheiro até o caixa e o dono do restaurante disse o seguinte:
Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver 5 reais para eles! Entregou ao garçom cinco notas de 1 real.
O garçom muito esperto, fez o seguinte: Pegou 2 reais para eles e deu 1 real para cada um de nós. No final ficou assim:
EU: 10 reais (-1real que foi devolvido) = EU gastei 9 reais
TU: 10 reais (-1real que foi devolvido) = TU gastei 9 reais
ELE:10 reais (-1real que foi devolvido) = ELE gastei 9 reais
Logo, se cada um de nós gastou 9 reais, o que nos três gastamos 27 reais. E se o garçom pegou 2 reais para ele, temos:
Nós:27 reais
Garçom: 2 reais
TOTAL: 29 reais
Onde foi parar o 1 real?