Foi lendo o 2º caderno da Zero Hora de Sábado (dia 26) que a idéia da coluna desta semana surgiu. E tem a ver justamente com o tema de uma disciplina que vou ministrar este semestre (Tecnologias da Comunicação) e uma monografia que também estou orientando (do midiático Augusto Salla): o uso da tecnologia e a disseminação criativa da informação. Pois olha só: o cineasta Murilo Salles usou a internet e pouquíssimo recurso para o lançamento de seu longa Nome Próprio, inspirado nos textos da blogueira gaúcha Clarah Averbuck. Dez dias antes de chegar aos cinemas cariocas e paulistas (aqui no estado vai ser lançado durante o Festival de Gramado), Salles enviou 200 e-mails para amigos que, por sua vez, os repassaram para outros amigos e assim gerou uma rede de curiosos para ver o filme. O conteúdo do e-mail? Uma carta, quase desesperada, falando da dificuldade de manter uma produção em cartaz além dos 7 primeiros dias de exibição. Nas palavras do diretor: “Veja meu filme antes que ele acabe...”. O apelo trouxe resultados: nos 3 primeiros dias de exibição, o filme foi assistido por 5.359 pessoas, o que garantiu mais uma semana em cartaz. Claro que a iniciativa de Salles não foi a primeira nem a última, mas vemos o poder e as múltiplas possibilidades de uso da rede...
Em publicidade, por exemplo, tem até prêmio para este uso criativo. O Yahoo! deu início a campanha para a segunda edição do prêmio Big Idea Chair no Brasil. Assim como acontece em outros 11 países, a proposta é premiar apenas um case, a grande idéia do ano, escolhida por um júri formado por profissionais do mercado.Obviamente, essa grande idéia precisa envolver internet de alguma maneira. Outro diferencial, é que aqui todos os envolvidos com o case, agência, produtora e anunciante, levam o prêmio: uma enorme poltrona roxa. O teaser (peça publicitária que antecede a campanha, causando expectativa)do Big Idea Chair nesse ano brinca justamente com isso: duas pessoas vão a rua Teodoro Sampaio (famosa em São Paulo por suas lojas de móveis)em busca de uma poltrona roxa. Quer ver? Acesse www.bigideachair.com.br e veja que maluquice criativa...
Você conhece alguma estratégia legal usada na internet? Então manda prá gente!!! Um abraço, e uma semana cheia de boas idéias, reais, virtuais...
OBS: e aí, qual foi a sua última boa idéia?
Boa Idéia da Semana: já que na semana que passou comemoramos o dia do Colono e do Motorista, minha dica aproveita a data. Acorda um pouco mais cedo e vai até a Feira do Produtor, ali na baixada da Floriano Peixoto... tem tanta coisa gostosa e nutritiva, desde o Tofu (queijo de soja) até a cuca que parece da Omã (isso sem falar no alface, brócolis, cenoura, pães..). Vale à pena. E outra: vamos tentar fazer o trânsito realmente ser melhor? Parar de reclamar da lei de Tolerância Zero ao álcool, culpar os buracos da cidade, a idade do motorista à nossa frente e começar a dirigir como gente inteligente?
Pessoal! Pela primeira vez na UNIJUÍ, um grupo maior de alunos vai estudar fora do país. São 10 alunos dos cursos de Comunicação Social, Direito, Farmácia, Engenharia Mecânica e Civil e da Informática que vão estudar na cidade do Porto, em Portugal. O intercâmbio vai ter duração de setembro de 2008 a fevereiro de 2009.
Além disso, dois alunos dos cursos de Educação Física e Administração vão para Madri, Espanha, estudar durante o mesmo período na Universidade Autônoma de Madri.
Qual é o critério de seleção?
O critério de seleção, para quem gostaria de participar, é a média aritmética das notas, no histórico acadêmico do aluno.
Fique de Olho!
Para você que tem interesse em fazer um intercâmbio, esse é o momento! A partir do dia 1º de agosto, estarão abertos novos editais para selecionar alunos que vão poder estudar fora do país em março de 2009.
- Na Universidade do Porto, em Portugal, são oferecidas duas vagas, para os cursos de Comunicação, Direito, Engenharias, Farmácia, Informática, Letras, Nutrição, Psicologia e Química.
- Para a Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, são duas vagas, sendo que as áreas serão definidas nos próximos dias.
- Já na Universidade Nacional do Litoral, em Santa Fé, Argentina, é oferecida uma vaga, também em área a ser definida.
Mais informações
Para os interessados, o prazo final para se candidatar é o dia 29 de agosto, por meio do Portal www.unijui.edu.br, no link Aluno – Intercâmbio.
Muitas mudanças na programação marcam o aniversário de 07 anos da UNIJUÍ FM, comemorado no último domingo, 20 de julho. Novas vinhetas e novos programas são algumas das novidades apresentadas aos ouvintes da 106.9 ao longo dessa semana.
“É importante estar sempre renovando e se atualizando, especialmente no próprio ritmo, um ritmo mais pulsante para a programação. Tornar a rádio mais interativa, atraindo mais ouvintes, fazendo com que mais pessoas gostem e participem, esse é o nosso objetivo”, diz Elano Beckmann, diretor da UNIJUÍ FM.
A interação com o público tem sido muito legal, segundo Elano, inclusive pelo MSN radio@unijui.edu.br, por onde os ouvintes pedem músicas e participam da programação. A mudança foi feita com a idéia de renovação, e para atrair uma maior audiência dos jovens. Vinhetas que estavam desde a inauguração da rádio foram refeitas, e novos programas estão no ar.
Novidades na programação
- O programa Entre Música agora é “Direção e Arte” e vai ao ar de segunda a sexta, das 9h às 11h30min, e aos sábados, das 11h ao meio-dia.
- O programa Humorístico “Chá das Cinco” (na foto) é uma das novidades, e vai ao ar às 17h30min, de segunda a sexta-feira.
- “Hora do Rock” está no lugar do “Coletivo 106”, com muito rock nacional e internacional. Vai ao ar das 18h às 19 h.
- Das 20 h às 21h, é hora do “Boa Noite Blues”
- Nos próximos dias estréia o “Coletivo 106” reformulado, das 19h às 20h, que ficará no lugar da “Voz do Brasil”, que entrará ao ar mais tarde. O programa vai rodar músicas nacionais e internacionais, contando com a interação de um repórter, que estará circulando pelo Campus, trazendo entrevistas com a galera. Outra novidade é o quadro “Vida de Pensão”, que mostrará como é morar longe dos pais, como são divididas as tarefas e outros assuntos que fazem parte da rotina de quem mora longe de casa.