Muitos profissionais são desafiados diariamente a buscar soluções criativas em suas atividades. O Publicitário, por exemplo, tem, na essência de sua profissão, esse desafio constantemente.
Pensar no que ninguém pensou antes, criar alternativas, desenvolver ideias inéditas, ser criativo. Os estudantes do sexto semestre do Curso de Publicidade e Propaganda foram desafiados a pensar no novo: atualizar a identidade da Usina de Ideias – Agência Experimental do curso do Curso.
Eles se dividiram em pequenos grupos e estão desenvolvendo projetos de marca, que serão avaliados por professores da área no mês de dezembro. Depois dessa avaliação, três propostas serão selecionadas e irão para a votação entre estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
No início do ano letivo, no primeiro semestre de 2018, a proposta mais votada será lançada como a nova marca da Usina de Ideias. A professora Nilse Maldaner, professora do Curso, juntamente com a equipe da Usina, percebeu a necessidade de inovar “percebemos que a representação visual está com um símbolo que não condiz com os tempos de comunicação digital”.
Para ela, criatividade se baseia na curiosidade. “Um olhar diferenciado, sensibilidade e um amplo repertório cultural, faz com que possamos criar associações novas, de coisas aparentemente dissociadas, para solucionarmos problemas e inovarmos na comunicação”, salienta.
Carine Massi é estudante do 6º semestre do curso e uma das desafiadas no projeto, segundo ela, “pensar na aplicabilidade da marca e criar uma identidade visual que agregue valor para a mesma, demanda muita pesquisa e criatividade. Afinal, redesenhar uma marca não é nada fácil, mas poder tirar as ideias do papel e transformá-las em algo real é gratificante”.
Não apenas em materiais publicitários, mas em diversas outras áreas, a criatividade se apresenta como um elemento fundamental. A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Jaine Hammarstrom, por exemplo, explica que na profissão de arquiteto ser criativo é ainda mais desafiador “ser criativo é difícil porque nós estamos condicionados a projetar coisas tradicionais. A criatividade na solução de problemas arquitetônicos é o que diferencia este profissional dos demais”, comenta.
Nós exercitamos a criatividade todos os dias na solução de pequenos problemas: Qual prato devo preparar se tenho opções tão limitadas? São exemplos simples de uma prática que é tão comum quanto fundamental na rotina das pessoas.
Experimentar, criar, buscar inovação. Algumas das palavras que expressam a importância da pesquisa e do desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. E esse é justamente o propósito da formanda do curso de Nutrição da Unijuí, Marieli Oara, que está desenvolvendo, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, um macarrão com farinha de bata-doce orgânica.
De acordo com a estudante o objetivo é desenvolver técnicas de preparo de farinha de batata doce orgânica, realizar a avaliação físico-química e nutricional da farinha; elaborar produtos à base de farinha de batata doce orgânica e depois testar a aceitabilidade dos produtos desenvolvidos com a comunidade.
Para além do TCC, o trabalho se insere no contexto de pesquisas desenvolvidas no curso e no Departamento de Ciências da Vida (DCVida), no grupo de Pesquisa Alimentos e Nutrição, e na linha de pesquisa “Processamento e Qualidade de Alimentos”. “Este será o produto utilizado na produção do TCC, porém, as pesquisas terão sequência com uma diversidade de produtos a serem desenvolvidos. É o pontapé inicial”, relata Marieli.
O desenvolvimento deste projeto visa disponibilizar produtos de melhor qualidade nutricional e socioambiental, utilizando matérias-primas naturais, produzidas de forma sustentável, condizentes com a cultura regional de produção e alimentação.
Segundo a estudante, a batata doce é um produto barato, produtivo, nutritivo e pouco utilizado industrialmente. Mas já tem sido alvo de muitas pesquisas. Pois, com o crescente número de consumidores preferindo produtos saudáveis e alternativos, o uso da farinha de batata doce substituindo total ou parcialmente as farinhas tradicionais tem grande potencial industrial e de mercado. “O nosso foco é transferir as tecnologias desenvolvidas na pesquisa para a agricultura familiar, agregando valor a esse alimento, e promovendo uma alternativa de renda para o produtor rural”, complementa.
Marieli também está recebendo auxílio nas pesquisas de colegas do curso: Maria Letícia Kasctin, Michele Nardes Pinto, Liane Fonseca e Samara Saggin. A orientação do trabalho é da professora Eila Maria Libardoni Vieira.
O curso de Nutrição já possui outros projetos semelhantes em andamento ou já desenvolvidos. Um dos mais recentes projetos da área buscou uma alternativa para a alimentação saudável, principalmente escolar. O projeto “Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios à Base de Carne de Peixe”, teve o objetivo de pesquisar uma receita para empanados e biscoitos com baixo teor de sódio, com e sem glúten, a base de carne de peixe. O projeto foi desenvolvido pelos cursos de Nutrição e de Engenharia Química da Unijuí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Ajuricaba, Emater, Sebrae, Cooperativa dos Piscicultores de Ajuricaba e de Nova Ramada (Cooprana).
Inúmeros testes já foram realizados com escolas da região, com uma ampla aceitação dos alimentos pelos alunos. Outro ponto proposto na pesquisa é transferir a tecnologia e as receitas aos produtores de peixe da região de Ajuricaba. Uma vez dominadas as técnicas de produção, os pescadores poderão produzir e poderão vender os novos produtos à base de peixe para a comunidade, agregando valor na comercialização.
Participe da escolha do selo do Grupo de pesquisa Biodiversidade e Ambiente - AMBIO
O QUE ENTREGAR?
Logotipo;
Memorial Descritivo (quais as cores, o que significa cada uma, o que os elementos gráficos significam, por que essa composição foi escolhida, etc.)
QUEM PODE PARTICIPAR?
Estudantes do ensino médio da rede pública e privada;
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas UNIJUÍ
INSCRIÇÕES
26/10 a 22/11/2017 pelo email biologia@unijui.edu.br
QUANDO SABEREI SE O MEU FOI SELECIONADO?
Dia 27/11/2017 às 17:30h no seminário AMBIO – Campus UNIJUÍ
PRÊMIO
O que vou ganhar? Kit BIO/AMBIO já com o logotipo selecionado.
Formato do arquivo jpeg. Não há investimento para inscrição. Não há premiação em dinheiro. A inscrição autoriza automaticamente o uso pelo AMBIO do selo que for selecionado. Mais informações pelo email biologia@unijui.edu.br