Trabalho apresentado pelos estudantes de Ciências Biológicas no 9° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (9° SIEPE) foi contemplado com o prêmio de melhor trabalho na modalidade Banners. O SIEPE ocorreu em Santana do Livramento (RS) e Rivera (Uruguai), no período de 21 a 23 de novembro de 2017.
Apresentado pela estudante Camila Morizzo Copetti, o trabalho intitulado “Exposição Conhecer para Preservar: Doenças que Assola(ra)m a Humanidade” é de autoria de Camila Morizzo Copetti, Andressa Palharini Machado, Agatha do Canto Shubeita, Francisco Johann Fensterseifer e Leriane Flores Galvão e foi orientado pela professora Mara Lisiane Tissot Squalli Houssaini. Todos estes estudantes são bolsistas do Programa de Educação Tutorial – PETBiologia (MEC/SESU), e a professora Mara é a tutora do grupo.
O trabalho se trata das atividades de elaboração, execução e monitoria da Exposição Conhecer para Preservar, ocorrida no Museu Antropológico diretor Pestana (MADP), Ijuí/RS, nos meses de junho e julho deste ano. Os estudantes apresentaram uma reflexão sobre a problematização e os conceitos biológicos trabalhados na exposição, assim como a receptividade do público visitante, principalmente do grande número de estudantes da Educação Básica da região Noroeste do Rio Grande do Sul, além de universitários e público espontâneo.
Pelo segundo ano, o estudante de Engenharia Civil da Unijuí, Leonardo Brizolla de Mello, conquista o troféu de campeão da chula na principal competição artística amadora da América Latina, o ENART. Neste ano, Leonardo repetiu a conquista de 2014 quando também se consagrou campeão.
Pelo quinto ano o jovem representa Ijuí pelo Grupo de Folclore Chaleira Preta com um ótimo retrospecto: 2014 campeão, 2015 terceiro colocado, 2013 e 2016 vice-campeão. Em 2017 Leonardo disputou a final com outros 36 competidores, entre eles o também estudante de Engenharia Civil, Vinícius de Oliveira Maicá.
Leonardo Brizolla de Mello é natural de Ijuí, sempre sonhou em ser engenheiro assim como seu tio que se formou na primeira turma do Curso na Unijuí. Hoje, o jovem é bolsista do PROUNI, pesquisador bolsista no Grupo PET e professor de chula com aulas em diversas cidades brasileiras.
Além das aulas de chula, ele auxilia estudantes do ensino médio com aulas de reforços para matemática, química e física. Entretanto nem sempre o Leonardo foi destaque na chula. Quando começou, em 2006, suas habilidades não eram tantas. Entrou em um grupo para aprimorar as técnicas de sapateio, no Grupo de Folclore Fogo de Chão em que fazia parte na época.
Dedicou-se e conquistou seu espaço. “Tal dedicação me abriu os horizontes, percebendo que o trabalho duro poderia sim superar o talento e mesmo que eu não levasse tanto jeito quanto os outros colegas para o sapateado eu poderia sim conseguir alcançar os meus objetivos, principalmente se tratando da arte da chula”, relembra.
Hoje, Leonardo faz parte do “Triopacito” grupo formado por três amigos que gravam vídeos sapateando sucessos musicais ao som da gaita e postam na internet. Para Leonardo, a chula é uma dança de desafios, “mas um desafio saudável onde impera muito respeito e, principalmente, amizades”.
Confira no vídeo uma performance do Triopacito:
Uma fábula que conta uma história bem real: o uso irracional de medicamentos. Esse trabalho é desenvolvido por estudantes do curso de Farmácia no espetáculo "Da fábula ao real seja racional". Além de proporcionar uma reflexão sobre essa questão, o teatro também foi tema de um trabalho premiado no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas.
A estudante Gabriela Schorn, junto dos demais estudantes de Farmácia, participou do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento reuniu mais de 4mil inscritos e 110 palestras. Lá, ela apresentou o trabalho "Da fábula ao real seja racional: o uso de teatro para educação farmacêutica" que foi premiado com o 2º lugar na área de cuidado em saúde.
“Foi extremamente gratificante ver meu trabalho ganhar o segundo lugar. Fico feliz em ver a dedicação e empenho de todos se tornar essa conquista” comemora Gabriela.
De acordo com Gabriela, o trabalho abordou o tema do cuidado com o descarte, o uso racional dos medicamentos e a importância do farmacêutico nas questões de saúde entre estudantes de ensino fundamental público de Ijuí.
O trabalho é uma descrição da atividade lúdica desenvolvida pelos estudantes de farmácia em diferentes escolas de Ijuí. No enredo da peça existem bruxas, princesas, chapeuzinho vermelho e um farmacêutico que tem a missão de orientar ao uso racional de medicamentos frente a tantas influências.