Nicole Deckmann Callai, estudante de 22 anos do curso de Engenharia Civil da Unijuí esteve neste mês em Seul, na Coréia do Sul, para a 6th Young Geotechnical Engineers' Conference - iYGEC6, evento integrante da 19ª Conferência Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ICSMGE2017.
No evento, a estudante apresentou o estudo ‘Classificação de Solos da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul pela Metodologia MCT’ para profissionais da área de diversos países. O trabalho foi desenvolvido como pesquisa do Grupo PET, no Laboratório de Engenharia Civil – LEC.
O trabalho apresentado por Nicole pertence ao projeto de pesquisa institucional "Estudo de Solo Argiloso Laterítico para Uso em Pavimentos Econômicos", que segue a linha de pesquisa "Estudo e Desenvolvimento de Novos Materiais", do grupo de pesquisa "Novos Materiais e Tecnologias para a Construção", cadastrado no DGP do CNPQ.
Para Nicole a experiência foi indescritível “Eu já havia apresentado esse trabalho diversas vezes, mas a primeira vez em um evento internacional e em inglês, o que foi um grande desafio. Quase não estava me aguentando de ansiedade e nervosismo, principalmente quando cheguei no evento e percebi que praticamente todos os demais trabalhos eram de engenheiros com PhD ou que estavam fazendo seu doutorado e eu era a única estudante de graduação ali presente” comenta.
Esse mesmo trabalho foi apresentado no XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - Cobramseg, no evento GEOJOVEM - VII Simpósio Brasileiro e V Conferência Sul-Americana de Engenheiros Geotécnicos Jovens. A partir disso recebeu a oportunidade de participar do iYGEC6.
Depois de apresentar o estudo, ela dá a dica: “Em geral, a técnica é tentar ficar calmo”. De acordo com ela ninguém sabe mais do trabalho do que quem desenvolveu, ou seja, você. Nicole se formará no final desse ano e tem planos de fazer mestrado na área geotécnica.
Nicole compartilhou em sua página no Facebook a sua experiência, confira: