Muitos profissionais são desafiados diariamente a buscar soluções criativas em suas atividades. O Publicitário, por exemplo, tem, na essência de sua profissão, esse desafio constantemente.
Pensar no que ninguém pensou antes, criar alternativas, desenvolver ideias inéditas, ser criativo. Os estudantes do sexto semestre do Curso de Publicidade e Propaganda foram desafiados a pensar no novo: atualizar a identidade da Usina de Ideias – Agência Experimental do curso do Curso.
Eles se dividiram em pequenos grupos e estão desenvolvendo projetos de marca, que serão avaliados por professores da área no mês de dezembro. Depois dessa avaliação, três propostas serão selecionadas e irão para a votação entre estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
No início do ano letivo, no primeiro semestre de 2018, a proposta mais votada será lançada como a nova marca da Usina de Ideias. A professora Nilse Maldaner, professora do Curso, juntamente com a equipe da Usina, percebeu a necessidade de inovar “percebemos que a representação visual está com um símbolo que não condiz com os tempos de comunicação digital”.
Para ela, criatividade se baseia na curiosidade. “Um olhar diferenciado, sensibilidade e um amplo repertório cultural, faz com que possamos criar associações novas, de coisas aparentemente dissociadas, para solucionarmos problemas e inovarmos na comunicação”, salienta.
Carine Massi é estudante do 6º semestre do curso e uma das desafiadas no projeto, segundo ela, “pensar na aplicabilidade da marca e criar uma identidade visual que agregue valor para a mesma, demanda muita pesquisa e criatividade. Afinal, redesenhar uma marca não é nada fácil, mas poder tirar as ideias do papel e transformá-las em algo real é gratificante”.
Não apenas em materiais publicitários, mas em diversas outras áreas, a criatividade se apresenta como um elemento fundamental. A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Jaine Hammarstrom, por exemplo, explica que na profissão de arquiteto ser criativo é ainda mais desafiador “ser criativo é difícil porque nós estamos condicionados a projetar coisas tradicionais. A criatividade na solução de problemas arquitetônicos é o que diferencia este profissional dos demais”, comenta.
Nós exercitamos a criatividade todos os dias na solução de pequenos problemas: Qual prato devo preparar se tenho opções tão limitadas? São exemplos simples de uma prática que é tão comum quanto fundamental na rotina das pessoas.