Semana passada comentei sobre um dos temas discutidos no Maxi Midia Sat, em Porto Alegre, evento do qual participei. Era o resultado de um estudo realizado pelo IBOPE e a Troiano Marcas sobre o consumo da Classe C. A pesquisa, que constou de 3003 entrevistas e 20 vivências etnográficas com pessoas com renda de 1 a 3 salários mínimos, de 18 a 50 anos residentes em 9 regiões metropolitanas, mostra o que determina a CONFIANÇA deste público em relação a 64 marcas avaliadas, de 4 categorias de anunciantes.
A grande questão que a pesquisa tenta responder é: como fazer negócios com essas pessoas de forma responsável e sustentável? Como atender as necessidades deste público, gerando relacionamentos de confiança?
Pois volto ao tema porque recebi de uma amiga a cópia de uma matéria da EXAME, mostrando como as empresas antenadas, com posturas de criatividade e inovação podem se adequar ao perfil de comportamento de consumo desta classe.
Esta matéria mostra como a Positivo Informática inovou seu produto ao fazer este olhar diferenciado na Classe C. Descobriram que este público trata o computador como a estrela da casa, “decorado com imagens e até com toalhinha de mesa”... A partir dessas informações, uma equipe capitaneada pela minha ex-colega Adriana Flores desenvolveu um computador que permite a “personalização” do gabinete, “onde o usuário pode colocar qualquer material impresso”, fotos, bilhetes, ou o que quiser. Ou seja, o computador pode ficar com a cara do dono!
Agora vamos ver o que outras empresas vão inventar! Quem viver, verá!
Abraços, e uma semana cheia de boas idéias para você, sua empresa e sua família!
PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?
Boa idéia da semana: tem coisas que podemos inventar, mas outras...nem tanto... uma dessas coisas em que seguir a regra é a melhor opção é sexo seguro. Em resumo: usar preservativo! Minhas alunas, formandas em Publicidade e Propaganda, criaram um projeto experimental chamado Jovem Consciente – Só vou com camisinha!, que pretende discutir com jovens a importância do uso do preservativo, não só para prevenir a gravidez indesejada, mas também as DST’s, como a AIDS. As meninas organizaram um ciclo de palestras com o Ensino Fundamental e Médio, além de comunidade no Orkut, site, porta camisinha e folder explicativo. Usaram a criatividade para fazer comunicação realmente social. Parabéns!
* Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
Diretamente de Portugal João Victor Mousquer traz as novidades da turma da UNIJUÍ que faz intercâmbio na Europa |
Formandos esbanjaram entusiasmo na Festa das Máscaras realizada na AFFI |