Vi na TV, me impressionei, e divido com vocês... o que não inventam neste mundo de Deus? Olha só, o Senai-SP promoveu, entre os dias 2 e 5 de Outubro, uma mostra muito interessante e criativa chamada Inova Senai 2008, apresentando 86 trabalhos inéditos – 17 de docentes e 69 de alunos das escolas técnicas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Pêlos de poodle que se transformam em lã, mortadela defumada de filés de tilápia com fibras de colágeno, sapato feminino com salto retrátil e chave de roda para pneus que retira os quatro parafusos simultaneamente são alguns trabalhos na disputa. Para além disso: mochila com alarme antifurto, sorvete de rapadura, lixeira ecológica didática e teclado de computador para pessoas com deficiência motora são algumas das invenções que integram a mostra. Coisas para Professor Pardal nenhum botar defeito!
Quer ver mais o que a criatividade pode fazer? Dá uma olhada na reportagem do Jornal Nacional postada no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=XOgzU_haP2w
Abraços e uma semana inventiva!!!
PS: e aí, qual foi sua última boa idéia?
Boa idéia da semana: se você vier até o Campus da Unijuí em Ijuí, aproveite para conferir as obras participantes do IV Salão Universitário de Arte da UNIJUÍ. Estará aberto à visitação até o dia 07 de novembro, no horário das 9h às 21h, de segunda à sexta-feira, na Sala de Exposições Java Bonamigo, no prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques. Novos olhares, novas fontes de informação para novas idéias!
*Melissa Gressler - Professora do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ
Semana passada fiz a minha habitual pergunta da coluna. O tema, como você pode ler no título, é sobre negócios. TER NEGÓCIO PRÓPRIO: É UM MAU NEGÓCIO, OU UM BOM NEGÓCIO?
Para este assunto achei interessante buscar a opinião de alguém que já experimentou os dois lados da moeda e que, com certeza, falaria do assunto com propriedade. Falo de um dos proprietários da F5, Fabrício Ramos. A F5 é uma empresa cada vez mais consolidada e que promoveu recentemente a palestra de Gilberto Wiesel, na Sogi, um sucesso de público. Abaixo algumas "falas" do Fabrício.
Aí está o Fabrício ao lado do jornalista Arnaldo Jabor
Tá Ligado: Antes de abrir o seu negócio você trabalhou em outra empresa. Quais são as principais diferenças da experiência anterior com a atual?
Fabrício: Existe uma grande diferença entre ser um colaborador de uma empresa e ser empresário. Isto tudo se resume as responsabilidades, a medida que você é o "dono" do negócio, você assume riscos que, como colaborador, você não possue. Sendo colaborador, faça sol ou chuva, o seu salário no início do mês será depositado. Como empresário, é um pouco diferente, além de atender as demandas diárias, em busca de novos negócios, você é responsável por todas as pessoas que trabalham na empresa, os encargos, os salários, todas as despesas, os custos operacionais. Ou seja, como colaborador, você administra a sua atividade, e o seu salário, as suas responsabilidades pessoais apenas. Já como empresário, você administra as suas atividades, que envolve todo o restante da empresa, salário de todos os colaboradores, despesas que toda a organização gera, contratação, demissão, planejamento de tudo. Quando eu era funcionário, me preocupava com o planejamento das minhas responsabilidades que, na época, era gerenciar a área comercial de uma loja de móveis. Ou seja, eu me preocupava com a loja, com a equipe, com as vendas, com o pós vendas, mas se no final do mês não tivéssemos lucro, quem teria que resolver o problema era meu diretor. Hoje é diferente, se ao final do mês a minha empresa não der lucro, quem precisa resolver os problemas sou eu.
Tá LIgado: Quais são/foram os principais fatores que fizeram com que você torna-se o dono do próprio negócio?
Fabrício: Eu sempre digo, que para se tornar empresário, precisamos ser empreendedores, e gostar de correr riscos. Ao longo da minha trajetória, nunca tive medo, sempre encarei novos desafios, com o objetivo de obter melhores resultados. Os dois grandes fatores que me fizeram a criar a F5 Eventos Empresariais, foram primeiro realizar o sonho de trabalhar no ramo em que sempre sonhei, e segundo buscar melhores resultados. A realização do sonho e a vontade de obter novos resultados, aliados a coragem, fizeram com que a F5 deixasse de ser um sonho e tornou - se realidade.
Para trazer mais informações sobre o assunto, fui falar com outra pessoa, que também entende muito do tema "negócios". Giancarlo Bottega é administrador e presta serviço de consultoria à empresas da região. Ele tem dicas para os dois lados do tema.
CUIDADOS QUE SE DEVE TER AO ABRIR UM NEGÓCIO PRÓPRIO
- Custo operacional, tanto na parte administrativa, fiscal bem como as relações do próprio negócio. Manutenção do custo operacional.
- É ter a consciência que a responsabilidade do sucesso ou fracasso é inteiramente sua. Não é culpa dos outros.
- Conseguir manter dentro dos atuais padrões de exigência empresarial um empreendimento rentável, seguro e tecnicamente viável. Ganhar dinheiro com ele.
LADO BOM DE TER O SEU NEGOCIO
- trabalhar para um negócio que é seu.
- você toma as decisões, que certas ou erradas correspondem com a sua maneura de administrar.
- trabalha na pratica o desenvolvimento da criatividade, principalmente a empreendedora para algo que é seu.
QUERO INFROMAÇÕES, ONDE BUSCO?
Gian - Na UNIJUÍ existe o CRIATEC que é uma incubadora de idéias.
Fora, Sebrae e Senai, que oferecem orientações e acompanhamento.
NÃO QUERO ABRIR NEGÓCIO PRÓPRIO, MAS NO MEU ATUAL/FUTURO EMPREGO QUERO IR BEM. O QUE PRECISO FAZER?
Para ir bem é necessário ter, ou desenvolver algumas habilidades/características. As principais são:
- Ser um profissional pró-ativo. Buscar interação e equilíbrio em suas ações. Sempre ir alem.
- Posicionamento: capacidade de entendimento da sua aptidão individual para com a relação de mercado que ele quer estar.
- ação comportamental: mudar a sua estrutura de maneira dinâmica acompanhando variáveis de mercado e área de ação.
--------------------------------------------------------------------------
As informações estão aí. Agora a conclusão sobre o tema é sua.
Adios
* Maiquel Kelm - publicitário da Coordenadoria de Marketing da UNIJUÍ