Uma fábula que conta uma história bem real: o uso irracional de medicamentos. Esse trabalho é desenvolvido por estudantes do curso de Farmácia no espetáculo "Da fábula ao real seja racional". Além de proporcionar uma reflexão sobre essa questão, o teatro também foi tema de um trabalho premiado no I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas.
A estudante Gabriela Schorn, junto dos demais estudantes de Farmácia, participou do I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento reuniu mais de 4mil inscritos e 110 palestras. Lá, ela apresentou o trabalho "Da fábula ao real seja racional: o uso de teatro para educação farmacêutica" que foi premiado com o 2º lugar na área de cuidado em saúde.
“Foi extremamente gratificante ver meu trabalho ganhar o segundo lugar. Fico feliz em ver a dedicação e empenho de todos se tornar essa conquista” comemora Gabriela.
De acordo com Gabriela, o trabalho abordou o tema do cuidado com o descarte, o uso racional dos medicamentos e a importância do farmacêutico nas questões de saúde entre estudantes de ensino fundamental público de Ijuí.
O trabalho é uma descrição da atividade lúdica desenvolvida pelos estudantes de farmácia em diferentes escolas de Ijuí. No enredo da peça existem bruxas, princesas, chapeuzinho vermelho e um farmacêutico que tem a missão de orientar ao uso racional de medicamentos frente a tantas influências.