Fidene/Unijuí reforça ajuda às famílias vítimas das enchentes - Unijuí

Fidene/Unijuí reforça ajuda às famílias vítimas das enchentes

As enchentes que atingem o Rio Grande do Sul já afetaram mais de 870 mil pessoas, deixando 83 vítimas fatais. Segundo levantamento da Defesa Civil, são 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do Estado registraram algum tipo de problema.

Neste momento, a solidariedade tem sido fundamental para ajudar a salvar vidas, principalmente no resgate e acolhimento das famílias. A Fidene e suas mantidas - Unijuí, Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), Rádio Unijuí FM e Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), além do Diretório Central dos Estudantes (DCE Unijuí), se uniram à campanha de arrecadação de materiais às pessoas atingidas.

Nesta segunda-feira, 6 de maio, os colaboradores da Unijuí realizaram a triagem e organização das doações, com o objetivo de facilitar a distribuição. Foram arrecadadas roupas infantil, masculina e feminina, cobertores, travesseiros, lençóis, toalhas de banho, materiais de limpeza e higiene, alimentos e água. As doações foram encaminhadas ao Centro de Tradições (CTG) Clube Farroupilha, de Ijuí, que está centralizando os materiais arrecadados.

A Fidene/Unijuí segue recolhendo materiais até esta terça-feira, 7 de maio. Neste momento, a prioridade é que sejam doados: água, leite em pó e líquido, bolacha, achocolatado pronto; cobertores e roupas de cama; produtos de higiene como fraldas, absorventes, lenços umedecidos; e materiais de limpeza, vassoura, rodo, balde, detergente e sacos de lixo.

"Auxiliar as pessoas que neste momento necessitam, não apenas atende uma necessidade imediata, mas também fortalece o senso de comunidade e solidariedade", destaca a chefe de Gabinete, Denise Dobler da Costa.

Os materiais podem ser deixados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, no prédio 60; no hall da Unijuí Saúde - Complexo 2, no prédio 57; no hall do Espaço + Inovação Unijuí, no prédio 8; no hall da Sede Acadêmica, no prédio 1; e no Diretório Central dos Estudantes (DCE) Campus Ijuí, das 8h às 22h30.