|
Confira em vídeo, uma atividade envolvendo estudantes de Nutrição e a dança, desenvolvida na disciplina de Dietética I.
Para fixar conteúdos do componente curricular Dietética I, no curso de Nutrição da UNIJUÍ, os estudantes participaram de uma atividade inusitada: em grupo, fora de sala de aula, desenvolveram “A Dança das Proteínas”.
A atividade foi proposta pela professora Pâmela Fantinel Ferreira, doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e professora do curso. A disciplina também é ministrada pela professora Adriane Huth, mestre em Ciências Biológicas pela UFRGS. “Primeiramente eu desenvolvi a "letra" da música, com base no conteúdo “Proteínas”: estrutura, propriedades, funções, digestão, metabolismo e fontes alimentares. Logo após, desenvolvi uma coreografia de acordo com a letra da música, usando movimentos que pudessem ajudar na compreensão e fixação do conteúdo”, salienta Pâmela.
O resultado você pode conferir no vídeo abaixo, gravado por Guilherme Bonnes, estudante do curso de Nutrição da UNIJUÍ
A dinâmica foi pensada de acordo com o estudo atual de metodologias ativas na formação de profissionais da saúde. “Inúmeros autores da área da educação entendem que todo processo de ensino e aprendizagem que envolve as dimensões afetivas e intelectuais, e que possibilita ao aluno um papel de protagonista e de auto-iniciativa tornam o conhecimento adquirido mais sólido e duradouro. Além de manter o aluno interessado, curioso e dedicado ao seu processo de formação”, complementa.
E a professora Pâmela salienta também, que a dança não surgiu em vão, já que é formada em Ballet Clássico. “Percebo no movimento e no corpo uma possibilidade fértil de aprendizado nas diferentes áreas do conhecimento”, acrescenta.