Para quem gosta de desafio no meio acadêmico, Juliana Porciúncula, pode ser fonte de inspiração! Mestre em Desenvolvimento pela UNIJUÍ ela assumiu um desafio e tanto: analisar a organização do trabalho voluntário realizado no HCI e no Miami Children’s Hospital. O resultado foi a dissertação de mestrado “Organização e Gestão do Trabalho Voluntário: um estudo comparativo em Instituições Hospitalares Brasil-EUA”.
No dia 06 de janeiro ela apresentou o trabalho para a direção do Miani Children’s Hospital, nos EUA.
A investigação orientada pela Profª Drª Enise Barth Teixeira foi realizada no Hospital de Caridade de Ijuí e no Miami Children’s Hospital, e objetivou analisar o papel do trabalho voluntário na promoção do desenvolvimento organizacional em instituições hospitalares, identificando e descrevendo, noções e práticas, a partir das experiências de um hospital no Brasil e outro nos Estados Unidos.
Resultado
A pesquisa revelou que o voluntariado necessita de organização e gestão de um setor ou programa de voluntariado, formalmente instituído e alinhado à administração hospitalar. “O que resultará na dinamização das ações hospitalares, melhora na qualidade de vida de pacientes e colaboradores, e melhora na auto-estima dos voluntários”, comentou Juliana.
Segundo ela, a organização e gestão do trabalho voluntário é muito importante. “Ele agrega valores de humanização, uma vez que somam esforços combinados aos da equipe profissional do hospital, dirigidos ao desenvolvimento organizacional, melhorando a qualidade dos serviços prestados”, salientou.
Congratulations Juliana!