Com o objetivo de vivenciar na prática o Sistema Único de Saúde (SUS), e promover, a partir disso, autonomia e iniciativa dos acadêmicos da área de saúde, o Grupo de Estudos de Saúde Coletiva (GESC), ligado ao Departamento de Ciências da Saúde da UNIJUÍ realizou, com o apoio do DCE e secretaria municipal de saúde, de 06 a 18 de janeiro, o programa “Vivência na Realidade do Sistema Único de Saúde no Município de Ijuí”. Participam das atividades, acadêmicos da UNIJUÍ e de Instituições de Ensino de Pelotas, Porto Alegre, Santiago, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.
A metodologia utilizada foi a imersão na rede de atenção a saúde, entendendo-a de forma ampliada, não só como a articulação dos serviços, mas destes na relação com a rede e movimentos sociais. Os participantes foram a campo na Coordenadoria Regional de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde do Thomé de Souza e Luiz Fogliato no município de Ijuí, área indígena Três Soitas no Barra do Guarita, município de Tenente Portela –RS. E, no dia 13 de janeiro, terça-feira, os participantes da Vivência conheceram como se organiza o sistema de saúde no município de Pejuçara/RS e de como este opera com os dispositivos da Política Nacional de Humanização da Gestão e Atenção em Saúde.
Segundo a acadêmica de Enfermagem Franciane Schereng, integrante do GESC, a vivência busca incentivar diferenciais fora da formação acadêmica e incentivar o protagonismo dos participantes. “Com essa vivência, temos a oportunidade de começar, desde cedo, a conhecer melhor nosso sistema de saúde. Contamos, também, com a ajuda e facilitadores, que são pessoas que já passaram por essa vivência”, avalia.