Carolina Merlin Pederiva, acadêmica de Publicidade e Propaganda, aceitou o desafio e desde fevereiro realiza intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal. Novas descobertas surpreendem e emocionam! Confira:
Meu interesse em fazer intercâmbio vem de longa data. E quando soube que havia sido selecionada, iniciei os ‘preparativos’ para a viagem. Mas mesmo estando com tudo bem pensado e planejado, não esperava me confrontar com alguns desafios. E os primeiros dias foram os mais difíceis. A procura, quase incessante, de um apartamento, a enorme saudade da família e namorado, a inserção num ambiente escolar desconhecido, ou seja, todo o meu processo de adaptação só foi possível devido a minha paciência e aos meus aliados MSN e skype.
Para minha surpresa, tenho uma disciplina ministrada totalmente em inglês. Algo que no Brasil não acontece com freqüência, porém aqui, na Europa, é comum as pessoas falarem mais de um idioma fluente desde novos. Outro fato que me deixou bastante feliz foi descobrir o quanto as pessoas são solícitas e prestativas, ajudando-me quando precisei, inclusive meus colegas nas salas de aula, não condizendo com a idéia, pré-concebida, de frieza do povo português.
A possibilidade de viajar aqui é muito grande, seja de avião, seja de trem. Já conheci algumas cidades próximas de Porto, onde resido, como Guimarães e Aveiro, e outras mais distantes como Lisboa, Madri, Barcelona, Santiago de Compostela, e claro, já comprei outras passagens para as próximas datas, como minha tão esperada viagem ao Marrocos, Londres e Gran Canária.
O mais interessante em fazer intercambio é poder conhecer o novo, o desconhecido, e fazer dele um diferencial na minha vida. E é justamente isso que estou vivendo a cada dia. Experimentando o desconhecido. O novo padrão de ensino ao qual estou submetida, o novo grupo de colegas e meus futuros amigos, as experiências peculiares de cada lugar que já conheci e conhecerei, enfim, isso tudo ficará incutido em mim, na minha vida pessoal e profissional, transformando-me como ser humano.
Para mim, é muito mais que um simples intercâmbio. Muito mais que apenas conhecer outro país, outra cultura. Está sendo, antes de tudo, a evolução da minha visão acerca do mundo.
Agradeço muito essa oportunidade à Unijuí, universidade berço do meu aprendizado, e, principalmente a meus pais, que estão me proporcionando essa viagem tão esperada, um momento único. Momento esse de obter conhecimento de todas as formas, e de evoluir, e assim, permanecer sempre aberta para o mundo.