Já se imaginou em outro país, tendo contato com pessoas diferentes? Que tal Portugal? Essa experiência a acadêmica de Fisioterapia da UNIJUÍ, Fernanda Mohr, está experimentando no Instituto Jean Piaget!
Confira o relato que ela faz da experiência:
Olá Brasil! Estou aqui novamente para contar mais um pouquinho sobre a experiência do intercâmbio, agora sob um ponto de vista já um pouco diferente, mais "maduro" por assim dizer. Pouco mais de três meses se passaram desde que chegamos em Portugal, três meses que foram intensos e marcantes não só a mim, como aos meus outros colegas da Unijuí que embarcaram comigo nesta "aventura".
É claro que agora já não nos sentimos mais como na primeira semana, quando ainda estávamos um pouco assustados e com medo. Nos encontramos agora mais seguros, porém cada dia com um pouquinho mais de saudade...
Na faculdade sempre tive grande apoio por parte dos professores e, principalmente, dos colegas (sentirei a falta deles!), encontrei lá dentro pessoas maravilhosas e diferentes modos de estudar, ver e entender a Fisioterapia. Para além da faculdade, fiz algumas viagens que, ao meu ver, proporcionam ainda mais conhecimento do que o estudo em si!
É inexplicável o que se pode aprender no intercâmbio! Longe de casa, da família e do seu país as dificuldades são muitas e é preciso encará-las de frente. Começa a dar aquela saudade da comodidade do lar, principalmente no Natal e em outras datas festivas, porém, não há dificuldade que se compare com as experiências vividas, o conhecimento adquirido, as amizades conquistadas, entre muitas outras coisas.
Aos próximos intercambistas, desejo que essa experiência seja tão boa quanto está sendo a minha, ou até melhor. Aproveitem tudo o que for possível!
E um Feliz Ano Novo a Todos!
*Na foto, Fernanda com o pai, José Carlos Mohr, que foi visitá-la no mês de dezembro.