2.1.3.9. Coordenadoria de Recursos Humanos – CRH

Download .doc Download .pdf
Voltar

Gerente: José Luís Bressam

Chefe do Núcleo de Administração de Recursos Humanos: Nelite Aimi Monteiro

Chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos: José Luís Bressam


A Coordenadoria de Recursos Humanos, como órgão administrativo da FIDENE, tem pautado sua atuação na construção das condições necessárias para a provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento de recursos humanos. A Coordenadoria está estruturada no Núcleo de Administração de Recursos Humanos, no Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e no SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Também está vinculado à Coordenadoria o SAS - Serviço de Atendimento em Saúde.

O Núcleo de Administração de Recursos Humanos - NARH foca suas ações no atendimento das questões trabalhistas legais e na gestão dos benefícios sociais estendidos a todos os funcionários da FIDENE. Neste sentido, no ano de 2017, reforçou o trabalho de interação com as unidades institucionais, visando o esclarecimento dos aspectos legais que precisam ser observados nas relações trabalhistas, capacitando os gestores da Instituição nestes aspectos e evitando problemas na esfera judicial no futuro, bem como fez vários encaminhamentos com vista a implantação do programa do governo federal denominado e-Social. Junto a este Núcleo tem funcionado o Gabinete Odontológico, onde profissionais têm atuado prestando serviços odontológicos aos técnicos-administrativos e seus familiares que aderiram ao Plano Odontológico Institucional.

O Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - NDRH atua no recrutamento, seleção, desenvolvimento e na capacitação profissional. Desenvolve ações na identificação de potencialidades, bem como na inserção ao universo FIDENE e suas mantidas, na integração de pessoas visando comprometê-las com o Projeto Institucional. O Processo de Formação Continuada dos Técnicos e Gestores foi desenvolvido com a perspectiva de contribuir para o desenvolvimento do quadro funcional da instituição sendo que com a implantação do Programa APRIMORA estas atividades aumentaram substantivamente em termos de horas de formação. Foi também implementada a sexta turma do programa de aprendizagem para jovens aprendizes.

Os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT têm atuado na promoção da saúde, da segurança e da qualidade de vida dos funcionários da Instituição. Constituído por uma equipe multidisciplinar de profissionais de diferentes áreas, que trabalham em conjunto, possibilitando desenvolver diversas ações de promoção, prevenção e proteção da saúde dos trabalhadores.

O SAS – Serviço de Atendimento em Saúde compreende a Sala de Vacina da instituição, juntamente com os serviços referentes ao atendimento de estudantes e demais membros da comunidade acadêmica nos aspectos relacionados a primeiros socorros, procedimentos ambulatoriais e pré-hospitalar no âmbito do campus Ijuí.

A Coordenadoria de Recursos Humanos interagiu permanentemente com as chefias, docentes e técnicos-administrativos e de apoio visando uma adequada gestão de pessoas.


GERÊNCIA DA COORDENADORIA


Principais atividades desenvolvidas:


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES (Seminários, Cursos, Treinamentos, Exposições, Feiras, etc.)

EVENTO/ATIVIDADE

TIPO

Nº DE

PARTICIPANTES

PROMOÇÃO/ LOCAL

CARGA HORÁRIA

Comunicação Não-Violenta

C

1

UNIJUÍ

8h

Reforma Trabalhista

O

1

SINDIMAN

12h

Fórum do P.O.D.E.

O

1

UNIJUÍ

10h

Fórum de Gerentes

O

1

UNIJUÍ

3h

TIPO: S – Seminário       C – Curso         T – Treinamento        O – Outros


NÚCLEO DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS


Principais atividades desenvolvidas:


Atualmente a FIDENE conta, em seu quadro profissional, com pessoas distribuídas nas categorias docente, técnico-administrativo e de apoio, jovem aprendiz e estagiários remunerados.


Quadro – Professores por titulação nas Mantidas UNIJUÍ e EFA

Titulação

Mantida

PHD

Doutor

Mestre

Especialista

Graduado

Total

%

UNIJUÍ

3

128

239

28

0

398

94,19%

EFA

0

0

9

19

9

37

8,51%

TOTAL

FIDENE

3

128

248

47

9

435

100%

O Quadro acima apresenta o número de professores por titulação, alocados nas Mantidas UNIJUÍ e EFA. Comparativamente ao ano de 2016 a UNIJUÍ teve uma redução no número de professores em 6,03%.


Quadro - Situação funcional dos Professores por Regime de Trabalho da UNIJUÍ

Regime de Trabalho Ativos Afastados TOTAL

TI 40 Horas

159

04

163

TP 36 Horas

2

0

02

TP 32 Horas

33

01

34

TP 30 Horas

08

03

11

TP 28 Horas

02

0

2

TP 24 Horas

14

0

14

TP 20 Horas

27

02

29

TP 16 Horas

01

0

01

TP 10 Horas

37

0

37

Hora Aula

102

03

105

TOTAL

385

13

398

O Quadro acima demonstra a situação funcional dos professores da Mantida UNIJUÍ tendo como comparativo o regime de trabalho dos professores. Já os professores da Mantida EFA estão distribuídos da seguinte forma, tendo por base o regime de trabalho:


Quadro - Situação funcional dos Professores por Regime de Trabalho da EFA

Regime de Trabalho Ativos Afastados TOTAL

TP Parcial

11

1

12

Hora Aula

25

0

25

TOTAL

36

1

37


Quadro – Técnicos-Administrativos e de Apoio por Mantida

Mantida Ativos Afastados TOTAL

FIDENE

03

0

03

UNIJUÍ

614

19

633

MUSEU

10

01

11

EFA

08

0

08

RTVE

12

0

12

TOTAL

647

26

667

No ano de 2017 o quadro dos Técnicos-Administrativos e de Apoio reduziu em 7,50% em relação ao ano de 2016.


Quadro - Admissões e Demissões no ano 2017

Mês TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS PROFESSORES
Admissões Demissões Admissões Demissões

Janeiro

0

5

0

1

Fevereiro

5

10

5

10

Março

4

9

5

2

Abril

9

31

0

0

Maio

5

11

1

2

Junho

9

5

3

0

Julho

7

10

3

27

Agosto

5

5

5

3

Setembro

9

31

1

1

Outubro

4

12

4

1

Novembro

28

0

0

2

Dezembro

2

8

0

4

TOTAL

87

137

27

53

Este quadro demonstra, por categoria funcional, o nível de Turnover (fluxo de entradas e saídas de pessoal) registrado no ano de 2017.

Quadro - Banco de horas dos Técnicos-Administrativos e de Apoio

Semestre

Horas Extras

50%

Horas Extras

100%

Totais

1º/2017

837,41

1.335,28

2.172,69

2º/2017

813,11

728,86

1.541,97

TOTAIS

1.650,52

2.064,14

3.714,66


O quadro acima demonstra o número de horas extras registradas no decorrer do ano a cada fechamento semestral. O banco de horas é um regime de compensações de horário mediante sistema de créditos e débitos de horas trabalhadas, instituído pela Instituição para o controle de horas trabalhadas pelo pessoal técnico-administrativo e de apoio da FIDENE, estabelecido no dissídio coletivo da categoria funcional. Destaca-se, ainda, que o período de cada semestre vai de 15/10/2016 a 15/04/2017 (1º semestre) e 16/04/2017 a 30/09/2017 (2º semestre).


Quadro – Funcionários/Estagiários por Categoria Funcional e Gênero

QUADRO FUNCIONAL - HOMENS E MULHERES

Professores Homens

198

Professores Mulheres

237

Subtotal

435

Administrativos Homens

260

Administrativos Mulheres

407

Subtotal

667

Estagiários Homens

12

Estagiárias Mulheres

42

Subtotal

555

TOTAL

1.156

O quadro acima apresenta a distribuição dos colaboradores por categoria funcional e por gênero.


Quadro - Demonstrativo total dos gastos com pessoal da FIDENE

Mês Gasto Bruto com Encargos

Janeiro

R$ 8.402898,49

Fevereiro

R$ 6.265.137,73

Março

R$ 6.230.178,10

Abril

R$ 6.142.173,18

Maio

R$ 6.084.688,51

Junho

R$ 6.402.715,46

Julho

R$ 6.336.659,39

Agosto

R$ 6.387.832,46

Setembro

R$ 6.195.032,92

Outubro

R$ 6.224.650,73

Novembro

R$ 6.216.901,98

Dezembro

R$ 6.189.188,90

O quadro acima traz a evolução financeira com gastos de pessoal praticados pela Instituição no ano de 2017, considerado o percentual de 20,00% com encargos sociais.

Quadro - Número de funcionários por tempo de serviço

Tempo de Serviço

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

Até 3 anos

261

362

464

383

309

286

291

306

275

192

190

De 3 a 7 anos

300

228

135

202

189

157

138

150

189

227

359

De 8 a 11 anos

89

111

76

89

103

123

149

147

181

215

223

De 12 a 21 anos

223

265

280

287

298

320

316

328

326

343

364

De 22 a 31 anos

175

161

173

136

132

134

118

109

102

94

70

Mais de 32 anos

51

51

49

45

40

40

39

36

31

30

16

TOTAL

1.102

1.178

1.177

1.142

1.071

1.060

1.051

1.076

1.104

1.101

1.222

O quadro acima apresenta o tempo de serviço dos funcionários na instituição ao longo dos anos.


Quadro - Atendimentos Odontológicos mensais

Mês Nº de Consultas

Janeiro

17

Fevereiro

91

Março

76

Abril

88

Maio

172

Junho

157

Julho

165

Agosto

155

Setembro

126

Outubro

150

Novembro

172

Dezembro

157

TOTAL

1.526

Este quadro demonstra o número mensal de atendimentos efetuados pelo gabinete odontológico. Salienta-se que este serviço integra o rol de benefícios sociais oferecidos aos colaboradores da FIDENE e é regido por um Plano Odontológico Próprio, mediante contribuição mensal.

Atualmente o plano tem a adesão de 366 técnicos-administrativos e de apoio denominados titulares e 143 dependentes.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES (Seminários, Cursos, Treinamentos, Exposições, Feiras, etc.)

EVENTO/ATIVIDADE

TIPO

NÚMERO DE

PARTICIPANTES

PROMOÇÃO/ LOCAL

CARGA HORÁRIA

Curso "e-Social e a Diferença dos Critérios de Avaliação dos Agentes Nocivos do MET e INSS" - 13/10

C

2

DCEEng

4 horas

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e BRIGADISTAS

C

2

17ª Coordenadoria Regional de Saúde

60 horas

TIPO: S – Seminário     C – Curso    T – Treinamento    O – Outros    P – Palestras


NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Neste ano foi realizado o fechamento do segundo ciclo do Programa APRIMORA, o qual visa integrar as diferentes práticas de Recursos Humanos, especialmente em cinco dimensões: a) avaliação de desempenho; b) participação em momentos de formação e autodesenvolvimento; c) assiduidade ao trabalho; d) participação em eventos institucionais; e) atingimento de metas institucionais elencadas no planejamento estratégico. O técnico-administrativo ao se envolver nestas cinco dimensões recebe pontos, os quais resultam em premiação ao final de cada ciclo do programa, ao final de um ano.

Esta pontuação consiste em:

Avaliação de Desempenho – Resultado final nível Em Acompanhamento 1, 2 e 3 recebe 0 pontos. Resultado final Nível Desempenhando 1 recebe 6 pontos; Nível Desempenhando 2 recebe 7 pontos; Nível Desempenhando 3 recebe 8 pontos. Resultado final Nível Aperfeiçoando recebe 9 pontos; e Resultado final Nível Empreendendo recebe 10 pontos.

Participação em Momentos de Formação/Autodesenvolvimento: consiste em 1 ponto por hora. Neste item é necessário somar um total de 20 pontos, ou seja, 20 horas de formação.

Assiduidade: Banco de Horas Zerado (3 pontos). Banco de Horas Positivo autorizado pela Chefia (3 Pontos). Banco de Horas Negativo autorizado pela Chefia (3 pontos). E em caso de não autorização da Chefia nestas últimas situações, não recebe pontuação.

Participação em Campanhas/Eventos Institucionais: é atribuído 3 pontos por Evento, independente da carga horária do mesmo. Ser Agente Sinergia e Agente Ambiental gera 4 pontos.

Atingimento de Metas Setoriais: Serão 10 pontos ao todo divididos nas quantidades de metas que cada setor individualmente elencar. Estas metas variam de setor para setor.

Soma-se a pontuação de todos os itens de cada técnico, gerando a porcentagem do bônus: até 31 pontos (0%); de 32 a 38 pontos (12%); de 39 a 45 pontos (14%); acima de 46 pontos (17%).

O fechamento do Programa apresentou os seguintes resultados: 621 técnicos participaram do ciclo de julho 2016 a junho 2017. Destes, 204 atingiram menos de 31 pontos, ou seja, 32,85% dos avaliados; 129 atingiram entre 32 a 38 pontos; ou seja, 20,77%; 96 atingiram 39 a 45 pontos, ou seja, 15,45%; e 192 atingiram acima de 45 pontos, o que representa 30,91% dos técnicos envolvidos no projeto.

Com a introdução do Programa Aprimora, pôde-se apurar o aumento significativo nas horas/atividade de formação/autodesenvolvimento, ou seja, passou-se de 2.185h em 2015 para 4.653 h em 2016 e em 2017 atingiu-se a soma de 6.039,5 horas. Destas, um número considerável de atividades, denominam-se de autodesenvolvimento, ou seja, quando o técnico-administrativo realiza sua formação em atividade que não foi ofertada diretamente pela instituição, apresentando o certificado de participação e validando a pontuação para o Programa Aprimora. Para que este certificado seja validado, é necessário estar dentro do período do ciclo e ser assunto relacionado à área de atuação do técnico dentro da Instituição ou sobre competências comportamentais de modo geral (atendimento, ética, sustentabilidade.).

Nas ações de formação, capacitação e desenvolvimento de pessoas, destaca-se o foco nas questões técnicas e comportamentais no que se refere à preparação para o trabalho, aquisição de novos conhecimentos, habilidades e atitudes para a permanência na função atual, bem como para a apropriação de novas atividades, funções e papéis fomentando sempre o profissionalismo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe e a qualificação para o atendimento ao público.

Obteve-se, também, positiva participação e envolvimento de grande parte dos técnicos nas ações e eventos institucionais. Aumento significativo de participações como ouvintes, bem como, na organização destes eventos.

Neste sentido, destacam-se o trabalho de preparação e constituição de equipes institucionais como fiscais e atendentes nas matrículas, assim como, fiscais de outras provas institucionais, e também para a prestação de serviço como fiscais em concursos externos. 

Destaca-se que o NDRH, através de alguns de seus integrantes, teve participação no conselho do programa SINERGIA e, por consequência, atuação nas diferentes atividades realizadas pelo programa, tais como: Dia do Amigo, Momento Campeiro, Outubro Rosa e a festa de final de ano da instituição.

Dentre outros trabalhos realizados pelo NDRH, no ano de 2017, pode se destacar a sexta turma do Programa Jovem Aprendiz, oportunizando a 27 jovens sua primeira experiência no mercado de trabalho, sendo que os jovens iniciaram em novembro a capacitação teórica que irá totalizar 480 horas ministradas pelo SENAC, o qual é parceiro no processo de qualificação dos aprendizes. A parte prática totalizará 620 horas de atividades em diferentes setores da instituição. Neste ano, o programa acontece da seguinte forma: aulas teóricas e atividades práticas na instituição em períodos intercalados. Salienta-se que os jovens iniciaram em novembro de 2017 e terminarão o programa em dezembro de 2018. Neste processo foram capacitados vinte e três aprendizes no campus Ijuí, três no campus Santa Rosa e um no campus Três Passos. O programa tem propiciado a inclusão social destes jovens no ambiente empresarial, proporcionando a eles crescimento técnico e comportamental. Tem-se adotado como política institucional a contratação de jovens aprendizes ao final do programa como forma de valorizar o programa, bem como utilizar o potencial desenvolvido pelos aprendizes.

A avaliação de desempenho realizada no contexto do Aprimora obteve os seguintes resultados:

RESULTADO

NÚMERO DE TÉCNICOS

PERCENTUAL

Em Acompanhamento (1)

0

0%

Em Acompanhamento (2)

0

0%

Em Acompanhamento (3)

13

2,30%

Desempenhando (1)

78

13,80%

Desempenhando (2)

184

32,57%

Desempenhando (3)

230

40,70%

Aperfeiçoando

55

9,74%

Empreendendo

5

0,89%

Total de Avaliados

565

100%

Segue abaixo, para visualização, (Tabela 1) das capacitações realizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos em conjunto com outras unidades institucionais, com a respectiva carga horária e número de participantes e (Tabela 2) referente aos Eventos Institucionais:


Tabela 1: Formações

CURSOS COM APOIO INSTITUCIONAL

CH

PARTICIPANTES

HORAS POR

INSCRITO

IV Fórum de Gestão e Inovação - COMUNG

16

3

48

PGDay Ijuí - Informática

6

1

6

PGDay Ijuí - Informática

6

1

6

PGDay Ijuí - Informática

6

2

12

ESGN - Liderança Estratégica para Gestão de Resultados - Líder Coach

20

3

60

Curso de Secretariado

35

1

35

Capacitação para Secretárias de Curso - ENADE 2016

1

7

7

Startup Open - 1º Espaço OpenTech ExpoIjuí/Fenadi - Organização e Participação

16

2

32

Estimulação Precoce - Terapia Ocupacional

120

1

120

Palestras na Feira de Economia Solidária, Agroecologia e Cooperativismo

8

1

8

Capacitação sobre Atas e Documentos Oficiais

3

50

150

Capacitação para a Primeira Avaliação 2017 - Novos Santa Rosa

2

10

20

Sistema de Arquivo FIDENE - CRIATEC

4

4

16

Curso de Extensão Introdução ao Linkedin

4

14

56

Acolhendo Talentos - Recepção de Novos Funcionários 03/05

2

10

20

Sistema de Arquivo FIDENE - Mestrado em Educação nas Ciências

4

3

12

Excel Básico na UNIJUÍ

12

9

108

SIPAT 2017 Santa Rosa - Conversando sobre o "Ser Mulher"

2

30

60

SIPAT 2017 Santa Rosa - "A atividade física pode melhorar o desempenho no trabalho"

1,5

32

48

SIPAT 2017 Santa Rosa "Primeiros Socorros"

3

30

90

SIPAT 2017 Santa Rosa "Prevenção e Combate a Princípio de Incêndio"

3,5

23

80,5

SIPAT 2017 Santa Rosa "Novembro Azul"

1,5

27

40,5

ESGN - Mediação de Conflitos

20

1

20

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

34

1

34

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

88

1

88

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

18

1

18

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

65

1

65

Voxy - Inlgês EaD UNIJUÍ

10

1

10

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

11

1

11

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

13

2

26

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

17

2

34

Voxy - Inglês EaD UNIJUÍ

15

1

15

FESTICOM 2016 - Comunicação Social

20

2

40

Treinamento Primeiros Socorros - IRDeR

4

17

68

Pós-Graduação MBA em Marketing EaD

12

1

12

A Reforma Previdenciária e Trabalhista

- A Reforma Trabalhista

6

1

6

Desafios do Profissionalismo - UNIR/UNIJUÍ

2

10

20

Qualidade no Atendimento e Postura Profissional

10

1

10

Aula Magna 60 anos de Ensino Superior

3

16

48

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário

12

2

24

ERAD/RS 2017 - Palestras Diversas e Minicursos - Informática

32

4

128

Maratona de Programação - Organização do Evento

3

1

3

Capacitação 2017 Santa Rosa - Equipe CAA/Núcleo Acadêmico/Secretaria Acadêmica

4

8

32

Capacitação 2017 Santa Rosa - Equipe CAA/Núcleo Acadêmico/Secretaria Acadêmica

4

6

24

Capacitação 2017 Santa Rosa - Equipe CAA/Núcleo Acadêmico/Secretaria Acadêmica

4

6

24

Capacitação 2017 Santa Rosa - Equipe CAA/Núcleo Acadêmico/Secretaria Acadêmica

2

8

16

Oficina de Elaboração de Resumos e Artigos Científicos

3

1

3

Workshop sobre Ética na Pesquisa e Planejamento de Educação Continuada

3

1

3

Capacitação Coletas de Dados em Atividades de Pesquisa e Extensão

2

1

2

Pós-Graduação MBA em Finanças e Mercado de Capitais

12

1

12

Capacitação Organização de Eventos - SESMT/CIPA

3

6

18

Curso Excel Básico

8

8

64

Patrimônio e Cultura Imaterial dos grupos humanos envolvidos com a Erva Mate (Palestra e Exibição do Filme Carijo)

4

10

40

XV CIDEAD - Ciclo de Debates de ADM - Empreendedorismo e Startups "Leite de Pedra: Empreender é para todos"

4

2

8

MBA do COMUNG

12

3

36

Treinamento Teórico e Prático da NR 35 - Trabalho em Altura

8

15

120

ESGN - Preenchimento de Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - (Laboratório de Economia)

4

1

4

4º Congresso Internacional em Saúde: Inovação em Saúde - Perspectivas, Tendências e Desafios

48

8

384

Coleta Seletiva: Parâmetros de Avaliação e Monitoramento - Campus Três Passos

1,5

10

15

Coleta Seletiva: Parâmetros de Avaliação e Monitoramento - Campus Três Passos

1,5

8

12

Palestra: Nutrição Clínica, Hill's Prescription Diet

2

3

6

Pós-Graduação em Controladoria e Gestão Empresarial

12

1

12

Missão à Colombia - Visando Estabelecer Ações de Cooperação/Conhecimento do Modelo de Educação Superior nas Universidades Colombianas

20

1

20

Momento Empreendedor 2017 - Semana Acadêmica ADM

12

4

48

XIX ENESCON - Encontro de Estudos Contábeis e III Seminário da Produção Técnica e Científica

16

1

16

XIX ENESCON - Encontro de Estudos Contábeis e III Seminário da Produção Técnica e Científica

4

2

8

XIX ENESCON - Encontro de Estudos Contábeis e III Seminário da Produção Técnica e Científica

8

3

24

XIX ENESCON - Encontro de Estudos Contábeis e III Seminário da Produção Técnica e Científica

12

1

12

Retenções de Impostos - Controladoria/UNIJUÍ

1,5

12

18

Capacitação: Imigração e Colonização em Ijuí - MADP

3

10

30

Formação para Professores sobre Modalidade a Distância - CEaD

12

7

84

Palestra "Povos Indígenas - Identidade, Diversidade e Direitos"5

1,5

5

7,5

Palestra "Povos Indígenas - Identidade, Diversidade e Direitos"

1,5

6

9

II Oficina Teórico-Metodológica do Planejamento Estratégico Regional - COREDE

12

2

24

III Oficina Teórico-Metodológica do Planejamento Estratégico Regional - COREDE

12

2

24

Módulo Acadêmico SIE - Relatórios e Aplicativos utilizados para Análise e Gerenciamento de Oferta de Disciplinas

4

5

20

Fórum de Brigada de Incêndio UNIJUÍ 2017

4

15

60

Fórum do P.O.D.E.

3

25

75

Fórum do P.O.D.E.

3

19

57

Formação - Fórum do P.O.D.E.

2

17

34

Capacitação Fiscais Vestibular de Inverno 2017

2

15

30

Semana Acadêmica das Licenciaturas - Educação na Atualidade: Desafios e Perspectivas

30

2

60

Formação sobre a Feira Regional de Matemática - DCEEng/UNIJUÍ

8

1

8

Semana Acadêmica do Curso de Letras

20

1

20

Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão 2016 - A Pesquisa, a Iniciação Científica e a Iniciação Tecnológica na Formação do Estudante

4

1

4

XVII Semana Acadêmica do Curso de Agronomia - Palestras

12

1

12

I Simpósio Internacional de Governança Corporativa, Cooperativa e Territorial

3

1

3

Consultoria sobre Tratamento Arquivístico de Acervos Documentais do Museu Antropológico Diretor Pestana

5

11

55

Consultoria e Diagnóstico sobre a Organização de Acervos do Museu Antropológico Diretor Pestana

7

4

28

Treinamento de Formação da Brigada de Incêndio 2017

8

12

96

Treinamento de Formação da Brigada de Incêndio 2017

8

0

0

Qualificação: Tema e-Social - CRIATEC

3

5

15

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 1ª aula

8

5

40

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 2ª aula

8

5

40

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 3ª aula

8

5

40

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 4ª aula

8

3

24

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 5ª aula

8

5

40

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 6ª aula

8

4

32

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 7ª aula

8

4

32

Curso de Qualificação em Urgência e Emergência - Pré Hospitalar e Intra Hospitalar - Equipe SESMT e Brigadistas - 8ª aula

4

5

20

Acolhendo Talentos - Recepção de Novos Funcionários 23/08

2

12

24

Curso de Leitura em Língua Estrangeira - Espanhol

20

32

640

Fórum de Secretárias Executivas

2

8

16

Ações Sustentáveis: Debatendo o Meio Ambiente - Palestra: Pagamento por Serviços Ambientais na Gestão Ambiental

2

19

38

Reunião de Avaliação Programa APRIMORA

3

34

102

Curso de Fonoaudiologia Hospitalar

20

1

20

SINERGIA - Momento de Formação: Apresentação dos Setores - Agosto 2017

0,5

22

11

SINERGIA - Momento de Formação: Apresentação dos Setores - Outubro 2017

1

19

19

SINERGIA - Momento de Formação: Apresentação dos Setores - Novembro 2017

1

26

26

Como manter a Saúde do seu Coração!

2

187

374

Instruções sobre Operação e Segurança no uso do Biotriturador LIPPEL mod. 90G

2

8

16

ESGN - Análise Estatística Utilizando o Excel

8

1

8

Fórum de Gerentes

2,5

40

100

Seminário Ecossocioeconomia Territorial

3

1

3

Pós-Graduação Lato Sensu em Direito do Trabalho - 2º Sem/2017

12

1

12

Capacitação para Guias do Profissional do Futuro 2017

2

69

138

Treinamento NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Manhã e Tarde

8

20

160

Treinamento NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Manhã e Tarde

8

20

160

Treinamento NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Manhã

4

20

80

Treinamento NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Manhã e Tarde

8

20

160

Treinamento NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Manhã

4

18

72

Treinamento NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade - Manhã e Tarde

8

20

160

Palestra: Quilombos Rurais do RS - MADP

4

9

36

e-Social e Reforma Trabalhista - Controladoria

1,5

8

12

Coaching e Mentoring (mês considerado julho)

24

1

24

Mestrado em Desenvolvimento UNIJUÍ

12

1

12

Formação de Gestores Acadêmicos UNIJUÍ - Manhã

3

3

9

Formação de Gestores Acadêmicos UNIJUÍ - Tarde

4

2

8

Formação de Gestores Acadêmicos UNIJUÍ - Manhã

3

3

9

Formação de Gestores Acadêmicos UNIJUÍ - Tarde

3

3

9

Formação de Gestores Acadêmicos UNIJUÍ - Manhã

3

20

60

Formação de Gestores Acadêmicos UNIJUÍ - Tarde

3

8

24

Mestrado em Desenvolvimento

12

1

12

Palestra "Os desafios da Gestão de Pessoas no Século XXI"

3

5

15

Palestra sobre a História da Fotografia no MADP

3

9

27

PGDay Ijuí - Informática

5

2

10

"Exercícios de Fortalecimento da Musculatura do Assoalho Pélvico" - 14 horas

1,5

21

31,5

"Exercícios de Fortalecimento da Musculatura do Assoalho Pélvico" - 15h15min

1,5

17

25,5

Palestra e-Social UNIJUÍ

2

47

94

II Encontro de Psicologia e Processos Educacionais - A Inclusão Educacional em Construção

8

1

8

II Encontro de Psicologia e Processos Educacionais - A Inclusão Educacional em Construção

4

1

4

Socialização para os(as) Secretários(as) de Pós-Graduação UNIJUÍ - II Encontro Nacional de Secretários(as) dos Programas de Pós-Graduação em Educação

2

5

10

PLAYCOM - Evento de Comunicação - UNIJUÍ

16

1

16

Fórum de Gerentes

8

23

184

Formação Acadêmica UNIJUÍ

4

42

168

Palestra: Algo maior que a Motivação - UNIJUÍ

2

14

28

Curso de Extensão: Estudos do Novo Código de Processo Civil

30

1

30

Acolhendo Talentos - Recepção de Novos Funcionários 23/11

2

5

10

Capacitação do Programa Bizagi

2

7

14

e-Social e a Diferença dos Critérios de Avaliação dos Agentes Nocivos do MTE e INSS

3

5

15

Word - Revisão Editora UNIJUÍ

3

3

9

ESGN: Excel Avançado

12

3

36

Semana do Economista - 2017 UNIJUÍ

16

1

16

Evento CONECTA - Inovação e Empreendedorismo

8

1

8

Encontro Agentes Ambientais - Campus Panambi

2

4

8

Encontro Agentes Ambientais - Campus Três Passos

2

5

10

Encontro Agentes Ambientais - Campus Santa Rosa

2

14

28

Encontro Agentes Ambientais - Campus Ijuí 05/12

2

30

60

Encontro Agentes Ambientais - Campus Ijuí 06/12

2

37

74

Prevenção do Câncer de Pele e Medidas de Fotoproteção

2

146

292

Formação para Gestores - Comunicação Não Violenta

8

39

312

ESGN - Gestão de Vendas

40

1

40

IV Encontro de Ouvidores das Universidades Gaúchas

8

1

8

Informações e-Social - CRH/UNIJUÍ

1

12

12

Capacitação Fiscais - Vestibular de Verão 2018 28/11 e 01/12

1

58

58

Instrução de Salvamento no Lago UNIJUÍ

2

11

22

Formação Cipeiros 2017/2018 - 27/12/2017

8

18

144

Formação Cipeiros 2017/2018 - 28/12/2017

8

18

144

Formação Cipeiros 2017/2018 - 29/12/2017

4

21

84

Curso: Resgate e Socorro - 12ª aula

8

5

40

Curso Resgate e Socorro - 13ª aula

4

5

20

Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo - Elaboração de Laudo - EaD (com supervisão)

15

1

15

Avaliação Psicológica para Porte de Arma de Fogo - Elaboração de Laudo - EaD (com supervisão)

15

1

15

Seminário Temático: O Controle Social do Desenvolvimento Regional

9

1

9

Oficina da Biodiversidade: coleta de sementes e produção de mudas de espécies florestais nativas

21

1

21

Programa de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ/2016

40

1

40

Programa de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ/2016

12

3

36

Programa de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ/2016

32

1

32

Programa de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ/2016

16

1

16

Programa de Formação Continuada de Docentes da UNIJUÍ/2016

4

1

4

A utilização de Produtos Químicos pela FIDENE e seu controle pela Polícia Federal (PF) - Direitos, Responsabilidades e Metodologia.

3

26

78

Acolhendo Talentos - Recepção de Novos Funcionários 07/03

2

4

8

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 1ª aula

2

4

8

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 2ª aula

2

8

16

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 4ª aula

2

7

14

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 5ª aula

2

5

10

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 6ª aula

2

6

12

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 7ª aula

2

6

12

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 8ª aula

2

6

12

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 9ª aula

2

4

8

LIBRAS - Conversação – Técnicos-Administrativos e de Apoio - 10ª aula

2

6

12

Acolhendo Docentes - Efetivo TI/TP 2017

7

5

35

Curso de Supervisor de Trabalho em Altura (NR35)

40

2

80

Curso de Supervisor em Espaços Confinados (NR33)

40

2

80

Imersão Programa Sinergia (Formação e Planejamento 2017) - Agentes Sinergia

4

31

124

Extensão Universitária - Finanças e Mercado de Capitais

70

1

70

Palestra: "Empreendedorismo e Oportunidade: Case Rola Moça" - I Encontro Multicampi Alusivo ao Dia do Administrador

3

2

6

Palestra: "Empreendedorismo e Oportunidade: Case Rola Moça" - I Encontro Multicampi Alusivo ao Dia do Administrador

8

1

8

Palestra: "Empreendedorismo e Oportunidade: Case Rola Moça" - I Encontro Multicampi Alusivo ao Dia do Administrador

3

1

3

Capacitação "Introdução à EaD"

90

1

90

Curso de Libras - Módulo Básico/Intermediário/Conversação - Primeira Turma 2017

12

21

252

Capacitação Equipe de Higienização - Uso de Produtos de Limpeza

3

22

66

Fórum Mais Milho - Políticas, Tecnologia e Mercado para a Cultura

4

6

24

Pós-Graduação em Lato Sensu em Psicologia Clínica: Práticas Clínicas nas Instituições

12

1

12

Capacitação para a Primeira Avaliação 2017 - Novos 27/03

2

39

78

Capacitação para a Primeira Avaliação 2017 - Novos 30/03

2

33

66

Capacitação para a Primeira Avaliação 2017 - Novos 04/04

2

27

54

Semana do Empreendedorismo - UNIJUÍ/AGIT/CRIATEC

24

1

24

Ciclo de Formação para a Pesquisa e Extensão - 2016

2

1

2

Semana Científica do Curso de Educação Física

4

1

4

Semana Acadêmica do Curso de Educação Física

12

1

12

Oratória Jurídica - DCJS/UNIJUÍ

8

1

8

Seminário Técnico: Doenças da Reprodução em Bovinos de Leite

6

1

6

Formação - Observatório Social - FIDENE/Controladoria

1

10

10



CURSOS COM APOIO EXTERNO

CH

PARTICIPANTES

HORAS POR

INSCRITO

Noções de Gestão do Tempo - SEST SENAT

4

0

0

Grupo de Estudos em Neuropsicologia

36

1

36

Curso de Redação Oficial

40

1

40

Oficina Mapeando Ideias de Negócios - Canvas

4

1

4

Oficina como Criar uma Página Empresarial no Facebook - Internet na Medida

1

1

1

Oficina como Criar um site de sucesso - Internet na Medida

3

1

3

Oficina como Construir sua Loja Virtual - Internet na Medida

3

1

3

Postura e Imagem Profissional - Fundação Bradesco

10

2

20

Motivação nas Organizações - FGV Online

5

6

30

Desperte seu Potencial - SEBRAE EaD

6

1

6

Desperte seu Potencial - SEBRAE EaD

6

1

6

Curso de Excel 2010 Básico

35

1

35

Como Vender Mais e Melhor

15

1

15

Programa Varejo Fácil - Atendimento ao Cliente

15

1

15

Programa Varejo Fácil - Gestão de Pessoas

15

1

15

Pós-Graduação Lato Sensu em Redes de Computadores

12

1

12

Ética Empresarial - FGV Online

5

1

5

Ética Empresarial - FGV Online

5

1

5

Contratação de Trabalhador - FGV Online

5

1

5

Recursos Humanos - FGV Online

15

5

75

Administração de Materiais SEST/SENAT

30

1

30

Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão - SEST/SENAT

12

1

12

Congresso de Estratégia Criativa

9

2

18

Novo Acordo Ortográfico - EaD

12

1

12

Atendimento ao Público - Fundação Bradesco

10

3

30

Atendimento ao Público - Fundação Bradesco

10

1

10

IX Congresso Estadual de Educação de Surdos - Educação Escolar bilíngue para surdos: o que estamos produzindo?

10

1

10

Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa

12

1

12

Introdução a Orientação a Objetos - Informática

36

2

72

1º Seminário Regional de Assistência Farmacêutica para o SUS

8

1

8

Curso Front-End Criar Layout Dashboard com HTML5 - Informática

8

2

16

Curso Front-End Criar Layout para Site Responsivo com Bootstrap

26

1

26

Curso de Vagrant - Informática

4

2

8

Redação Administrativa - SESI/SENAI

10

1

10

Redação Administrativa - SESI

10

1

10

Workshop de Nivelamento - Curso de Implantação do Cerne 1

16

1

16

Finanças Pessoais - EaD

14

1

14

Curso de Secretariado

35

1

35

Desenvolvimento de Equipes

10

1

10

Planejamento Estratétigo - EaD

24

1

24

Big Data 101 - Informática

6

1

6

A Importância do Brincar e da Participação Familiar para o Desenvolvimento Infantil

15

1

15

Reflexos do Projeto de Reforma Trabalhista no Direito Sindical - Escola Superior de Advocacia

3

1

3

Imposto de Renda para Advogados - Escola Superior de Advocacia

3

1

3

Gestão de Pneus - SEST/SENAT

20

1

20

Curso Métodos Pedagógicos com o Computador - EaD

20

1

20

Pós-Graduação Lato Sensu em Design Instrucional

12

1

12

Curso de Acordo com o Novo Acordo - Fundação Bradesco EaD

10

1

10

Curso Técnico em Informática

12

1

12

Curso Equipe Motivada - SEBRAE EaD

6

1

6

Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico

20

1

20

Desafio no Processo de Ensino e Aprendizagem

12

1

12

Receitas para um hemograma bem feito

1,5

1

1,5

Técnicas aplicadas ao Meio Ambiente

20

1

20

Big Data Fundamentos - Informática

4

1

4

IV Seminário "Práticas de Gestão de TI em IES"

12

1

12

ECD - Escrituração Contábil Digital - ECF - Escrituração Contábil Fiscal

8

1

8

Postura e Imagem Profissional - Fundação Bradesco

10

2

20

IX Congresso do Mercossul - Direito da Família

20

1

20

VI Fórum Internacional de Gestão Ambiental

16

1

16

Atendimento ao Cliente - Prime Cursos

30

1

30

III ENPI - Encontro Nacional de Propriedade Intelectual

20

2

40

Conali2017 - Conferência Nacional de Libras

30

1

30

Secretariado Executivo - Ênfase em Administração

60

1

60

Noções de Primeiros Socorros/Meio Ambiente e Convívio Social/Relacionamento Interpessoal - SEST/SENAT

20

1

20

Seminário: Financiamento Universitário Privado - Desafios e Estratégias

8

1

8

Bases da Pesquisa na Saúde

1,5

1

1,5

Enterobacterias Panresistentes

0,5

1

0,5

Pós-Graduação Docência no Ensino Técnico e Profissional

12

1

12

Palestra: Estratégias de Constituição de um Ambiente Turístico Sustentável

2

4

8

Atendimento ao Cliente - SEBRAE Varejo Fácil - EaD

15

1

15

Noções de Meio Ambiente - SEST SENAT

12

1

12

Administração de Materiais - SEST SENAT

30

1

30

Curso Front-End Criar Layout para Site Responsivo com Bootstrap

26

1

26

Curso Front-End Criar Layout Dashboard com HTML5

8

1

8

Atualização em Animais Silvestres - Online

40

1

40

Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos em Répteis, Aves e Mamíferos Selvagens

68

1

68

Curso "Novos Cenários Educacionais e a Necessidade de Conviver com as Diferenças"

40

1

40

III Congresso Gaúcho de Direito da Família

16

2

32

Aprender a Empreeder - SEBRAE EaD

16

1

16

Reciclagem para Vigilantes - 1ª parte

25

22

550

Reciclagem para Vigilantes - 2ª parte

25

22

550

Aspectos Gerais da Arbitragem - FGV Online

5

1

5

Fluxo de Caixa -  SEBRAE EaD

6

1

6

Micro Empreendedor Individual: Como se Formalizar - SEBRAE EaD

6

1

6

Disfagia, Desnutrição e Sarcopenia: Qual impacto na hospitalização e recuperação?

1

2

2

Curso: "Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa - Módulo I"

55

1

55

Palestra: Inovação no Ensino Superior - Seminário Institucional da Univates

8

1

8

Curso Técnico em Multimeios Didáticos (Português/Inglês/Redação Técnica/Comunicação/Inclusão/LIBRAS)

12

2

24

Administração de Conflitos - SENAC EaD

20

1

20

Sustentabilidade no Dia-a-Dia: Orientações para o Cidadão - FGV Online

12

1

12

Curso de Vagrant - Informática

4

1

4

Princípios Básicos para a Qualidade no Transporte Urbano de Passageiros - SEST SENAT

30

1

30

Oficina da Biodiversidade: coleta de sementes e produção de mudas de espécies florestais nativas

21

1

21

Elaboração de Planos Plurianuais - COREDE

30

1

30

JOVAED - Jornada Virtual de Educação à Distância

12

1

12

Curso Técnico em Eletrotécnica

12

1

12

Curso de Inglês para Iniciantes

60

1

60

Curso Gestão de Projetos II

60

1

60

68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

12

1

12

Capacitação Cerne: Workshop Etapa de Nivelamento - Implantação Cerne I e Cerne II

28

2

56

Prescrição Farmacêutica no Manejo de Problemas de Saúde Autolimitados

40

1

40

Administração de Conflitos EaD - SENAC

20

1

20

XXV Curso de Editoração Científica

24

1

24

Treinamento sobre a Utilização do Serviço Central de Proteção ao Crédito

3

1

3

Relacionamento Interpessoal e Ética no Trabalho - SEST/SENAT - Santa Rosa

4

7

28

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - CONGRESSISTA

30

1

30

Curso de Extensão 3ª Jornada sobre Autismo: Compartilhando Saberes

8

1

8

Noções de Gestão do Tempo - SEST SENAT Santa Rosa

4

1

4

Desperte seu Potencial - SEBRAE EaD

6

1

6

I Simpósio Internacional de Comunicação

24

1

24

Encontro de Biomédicos: Momento de Formação com Grupo de Estudantes da Biomedicina (CNEC-IESA)

2

1

2

Curso sobre o cultivo da nogueira-pecã pelo Sistema Divinut de Produção

6

1

6

Prerrogativas da Advocacia ESA - OAB/RS

38

1

38

Curso de JAVA - Online

40

1

40

Perspectivas do Direito Sindical Pós-Reforma - ESA (Escola Superior de Advocacia) - EaD

3

1

3

Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural - 2º Semestre/2017

12

1

12

Curso Xtreme 21

5

1

5

CONAFONO - 2º Congresso Nacional Online de Fonoaudiologia

10

1

10

Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: da teoria à prática

1

1

1

Redação Técnica - EaD

60

1

60

Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico - EaD

20

1

20

Organização Pessoal - EaD

10

1

10

Curso Básico de Espanhol  - Módulo I - SEAD UNIVASF

30

1

30

Cenário Atual da Tese da Multa dos 10% do FGTS - EaD

2

1

2

Android Dev Conference 2017 - Palestras e Workshops

16

1

16

Aleitamento materno-infantil: atenção primária e orientação a mães e familiares - Online

1

1

1

Marketing nas Redes Sociais - SENAC EaD

20

1

20

Wokshop: Atitudes para Alta Performance + 1

1,5

1

1,5

V Fórum de Gestão e Inovação - COMUNG

15

3

45

SENATED - Seminário Nacional de Tecnologias na Educação

10

1

10

1º Encontro Estadual de Balcões do Consumidor

5

1

5

XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista e XVI Convenção de Contabilidade do RS

22

4

88

Curso de Extensão: Formação Docente em EaD - Módulo II - Planejamento de Curso a distância

40

1

40

Siconv para Convenentes 4 - Execução - Controladoria

30

1

30

Aprender a Aprender - Sebrae EaD

16

1

16

Iniciando um Pequeno Grande Negócio - Visão Empreendedora - Sebrae EaD

30

1

30

Suicídio: de Tabu a Problema de Saúde Pública - Roda de Conversa sobre Suicídio - CEFEI Ijuí

4

1

4

I Seminário de Reabilitação Física do RS: Tecendo Redes e VII Jornada Gaúcha de Medicina Física e Reabilitação

8

2

16

Palestra "Empreendedorismo é Coisa de Mulher" - ACI

2

1

2

Palestra "Desenvolvendo Talentos" - ACI

2

1

2

Palestra "O novo consumidor e a Experiência que Encanta" - ACI

2

1

2

Transtornos de Aprendizagem da Leitura e da Escrita: da Identificação à Estimulação

8

1

8

Palestra "Superando a Crise" ACI

2

1

2

Responsabilidade Técnica do Administrador - Online

10

1

10

Curso Arrumação no Transporte de Cargas - SEST/SENAT

10

1

10

Reforma Trabalhista - LEFISC Legislação Fiscal

8

1

8

1º Simpósio Brasileiro de Canola - EMBRAPA

11,5

1

11,5

6º Fórum do Agronegócio - Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais de Ijuí

8

1

8

Desenvolvimento de Equipes - Instituto Legislativo Brasileiro

10

1

10

Equipe Motivada - SEBRAE EaD

6

1

6

IV Encontro Estadual dos Estudantes de Ciências Contábeis - Controladoria UNIJUÍ

6

1

6

II Encontro Nacional dos Secretários(as) de Pós-Graduação em Educação

30

1

30

3º Simpósio Avaliação da Educação Superior - AVALIES 2017

16

1

16

XVI Encontro da Rede Prosa - COMUNG

4,5

1

4,5

Reciclagem do Curso de Formação de Vigilante - 1ª Parte

25

8

200

Reciclagem do Curso de Formação de Vigilante - 2ª Parte

25

8

200

Reforma Trabalhista - Um Novo Direito de Trabalho? - ESA

20

1

20

Utilização do Serviço Central de Proteção ao Crédito - ACI

3

1

3

FORMAÇÃO - Programa Varejo Fácil Controles Financeiros - SEBRAE EaD

15

1

15

A Interdisciplinaridade no Cuidado ao Paciente com DRC

30

1

30

Manejo das Complicações Gastrointestinais da Nutrição Enteral

1

1

1

Indicadores de Qualidade em Terapia Nutricional: da teoria à prática

1

1

1

FORMAÇÃO - Abordagem Nutricional ao Paciente com DRC

30

1

30

Qualidade no Atendimento ao Cliente - SEBRAE EaD

6

2

12

Desafios encontrados na Administração de Recursos Humanos - ABED/EaD

5

1

5

Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem

4

1

4

Workshop Intensivo de Marketing Digital

6

1

6

27ª Conferência ANPROTEC 2017

20

2

40

Conscientização do Uso dos EPIs - SEST/SENAT

4

3

12

Didática na Educação a Distância - Design Universal, Mídia Integrada e Design Instrucional

4

1

4

Qualidade em Serviços - FGV Online

15

3

45

Seminário Cultura e Cidadania - Desenvolvimento Regional e Incentivo Fiscal Federal

8

5

40

2º Encontro PróAudi Educação: Transtornos do Desenvolvimento da Audição e Linguagem na Infância

16

1

16

Atendimento ao Cliente - SEBRAE EaD

15

3

45

AOVET Course - Principles in Small Animal Fracture Management

30

1

30

Curso de Negociação - EaD SEBRAE

6

1

6

Reforma Trabalhista - ACI

12

1

12

Workshop: Como escrever um Laudo Neuropsicológico?

8

1

8

Minicurso: Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve Infantil Neupsilin - Inf.

3

1

3

Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância

75

1

75

Curso Geral de Propriedade Intelectual à Distância

75

3

225

Formação em Reabilitação Neurofuncional

110

1

110

Curso Cadastro Ambiental Rural

20

1

20

IrrigaWeb - Capacitação em Uso e Manejo de Irrigação

200

1

200

Atualização em Instrumentação Cirúrgica

80

1

80

II Webinar Pearson: 20% ou 100% - Como se posicionar diante da expansão da EaD no Brasil?

1

1

1

Curso de Gestão de Projetos

20

1

20

Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural - 1º Sem/2017

12

2

24

Curso de Inglês - Hey Peppers!

80

1

80

Curso de Inglês - Hey Peppers!

40

1

40

5ª edição do Evento de Alinhamento para Aplicação de Exames e Avaliação do Inep

20

4

80

Ciclo de Debates: A Preservação Digital na Visão da Arquivologia

1

1

1

Curso de Impactos Ambientais

40

1

40

Ação Global Nacional - Qualidade de Vida - Voluntária

3

2

6

Curso de Atualização CPA-10

30

1

30

Seminário de Assuntos Contábeis de Ijuí

8

1

8

Pós-Graduação Mídias na Educação EaD

12

1

12

Curso Básico de Mediação Judicial Cível

40

1

40

Gestão de Processos - Programa de Capacitação Empresarial a Distância Faça & Aconteça

15

1

15

Arquitetura da Informação para Biblioteca Digital Personalizável

18

1

18

Atendimento ao Cliente - SEBRAE

15

1

15

2º Fórum Internacional Conecta PPGA (Programa de Pós-Graduação em Administração)

30

1

30

Feira de Equipamentos, Serviços e Inovação - 3º Fórum Estadual do Leite e 5º Congresso e Feira Brasil Sul

8

2

16

Curso Mikrotik - Informática

40

1

40

Curso Gerência de Projetos

40

1

40

Excelência no Atendimento - Instituto Legislativo Brasileiro

20

2

40

Desenvolvimento de Equipes - Instituto Legislativo Brasileiro

10

1

10

4º Fórum Mulheres Movidas por Desafios

4

1

4

Curso Auto instrucional: Recursos Humanos

15

1

15

Gestão de Projetos - SEST/SENAT

30

1

30

Oficina: Como usar um Blog para sua Empresa - Internet na Medida

3

1

3

Evento Extreme Delphi Chapecó

8

1

8

TOTAL

6039,5

2604

16007,5


Tabela 2: Eventos Institucionais

EVENTO INSTITUCIONAL CH INSCRITOS PRESENTES HORAS POR INSCRITO

SIPAT 2016 Santa Rosa

3

23

23

69

Trabalho de Monitoria na Marcenaria - Curso de Design da UNIJUÍ

3

1

1

3

15º Vida no Campus - Monitoria de Atividades

3

1

1

3

XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - Expositor

3

1

1

3

SIPAT 2017 Ijuí - Relações Interpessoais

3

140

127

381

SIPAT 2017 Ijuí - Teatro da Fábula ao Real Seja Racional

3

171

154

462

SIPAT 2017 Ijuí - Cuidados posturais nas diferentes atividades cotidianas

3

197

179

537

SIPAT 2017 Ijuí - A Inclusão na Universidade: Experiências e Práticas

3

160

132

396

Campanha de Vestibular de Verão UNIJUÍ 2018

3

337

337

1.011

Dia do Profissional da Educação

3

271

271

813

Monitoria na Marcenaria da UNIJUÍ para o curso de Design

3

1

1

3

Avaliador da Banca de Seleção para a CRIATEC - Incubadora de Empresas da UNIJUÍ

3

1

1

3

Avaliador de Banca de Seleção de Projetos do Desafio Inovador - Saúde - CRIATEC

3

1

1

3

Membro do Corpo de Parecerista - Avaliação de Artigo para Revista Contexto & Educação

3

1

1

3

Avaliador de Plano de Negócios para Incubadora

3

1

1

3

Comissão Organizadora de Evento - II Encontro Nacional dos Secretários(as) de Pós-Graduação em Educação

3

1

1

3

Divulgação do Vestibular Verão 2018 - Adesivação dos Carros

1

50

50

50

Divulgação do Vestibular Verão 2018 - Equipe de Apoio - CRS

1

11

11

11

"Da Luta eu não Fujo - a força das mulheres na sociedade"

3

319

279

837

Volta às Aulas 2017 - 60 anos em 60 minutos

3

419

419

1.257

Cerimônia alusiva aos 60 anos de Ensino Superior

3

307

305

915

Palestra: "Empreendedorismo e Oportunidade: Case Rola Moça" - I Encontro Multicampi Alusivo ao Dia do Administrador - Equipe Organizadora

3

1

1

3

Mulher - Um ser em constante construção/evolução

3

147

127

381

15ª Vida no Campus - Monitoria - Laboral

3

1

1

3

Organização de Evento: Desafio Inovador - Saúde

3

1

1

3

Mesa Redonda "Abordagens e Métodos de Língua Inglesa x Mercado de Trabalho: Experiências de Editoras e Cursos de Idiomas"

3

1

1

3

 

74

2.565

2.427

7.159


Quanto ao processo de recrutamento e seleção, destacam-se os seguintes dados:

Processos Seletivos 2017: Quadro de Professores Efetivos (tempo integral e parcial) - UNIJUÍ

Campus Número de Processos Seletivos Vagas

Ijuí

02

04

Panambi

-

-

Três Passos

-

-

Santa Rosa

-

-

Total

02

04


Processos Seletivos 2017: Quadro de Professores Efetivos (horistas) – UNIJUÍ, EFA

Campus Número de Processos Seletivos Vagas

Ijuí

28

31

Panambi

-

-

Santa Rosa

04

04

Três Passos

-

-

Total

32

35


Processos Seletivos 2017: Técnicos-Administrativos e de Apoio

Campus Número de Processos Seletivos Vagas

Ijuí

26

53

Panambi

01

01

Três Passos

01

01

Santa Rosa

02

04

Total

30

59


Processos Seletivos 2017: Estagiários

Campus Número de Processos Seletivos Vagas

Ijuí

31

40

Panambi

-

-

Três Passos

01

02

Santa Rosa

03

03

Total

35

45


Número de Inscritos nos Processos Seletivos

Tipo de Processo Vagas Ofertadas Número de Inscritos

Docente Efetivo (Tempo Integral, Parcial)

04

20

Docente Efetivo (Horista)

35

413

Técnico-Administrativo e de Apoio

59

1.313

Estagiário

45

458

Total

143

2.204

O número de inscritos nos processos seletivos tem superado consideravelmente o número de vagas, o que demonstra que a forma utilizada para a atração de recursos humanos tem se mostrado adequada, ou seja, o portal da instituição tem sido visitado com frequência pelos candidatos às vagas abertas pela instituição.


Resumo das Principais Atividades Desenvolvidas


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS (Seminários, Cursos, Treinamentos, etc.)

Título do Evento Tipo Número de participantes Promoção/Local Carga Horária

Comunicação Não-Violenta, Renata Bidone

C

3

UNIJUÍ

8h

TIPO: S – Seminário       C – Curso         T – Treinamento        O – Outros


SESMT – SERVIÇOS ESPECIALIZADOS EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA E EM MEDICINA DO TRABALHO

Área Técnica - Enfermagem e Medicina

A equipe do SESMT presta os primeiros socorros e toma providências rápidas e necessárias para evitar que outros acidentes possam acontecer, bem como procura evitar o agravamento do estado de saúde da vítima. Após este primeiro atendimento faz o encaminhamento para rede de saúde, se necessário.

Principais Atividades Desenvolvidas:


O Serviço de Atendimento em Saúde – SAS compreende a Sala de Vacina e o Ambulatório de atendimento à comunidade acadêmica, esta equipe atua integrada com a equipe de saúde do SESMT, desenvolvendo consultas de enfermagem como: verificação de sinais vitais, teste de glicemia, curativos, aplicação de injetáveis com receita médica, aplicação de vacinas, entre outros.

A Sala de vacina administrou os seguintes imunobiológicos:

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e as condições de saúde no ambiente de trabalho, o projeto de ginástica laboral tem sido desenvolvido em vários setores da instituição. O mesmo atende em torno de 40 setores administrativos e departamentos da instituição do campus Ijuí, e tem uma adesão de cerca de 240 participantes. Trabalhando com uma periodicidade entre uma e duas vezes por semana, o projeto conta com uma metodologia que divide as sessões/aulas em três momentos: preparatória, compensatória e de relaxamento, com uma duração média de 15 minutos. O projeto tem como principal objetivo a prevenção de possíveis lesões causadas pela função exercida por cada técnico-administrativo e a manutenção da qualidade de vida no trabalho.


Atividades da Medicina do Trabalho e Enfermagem do Trabalho


Participação em Reuniões e Eventos

- Reuniões da equipe do SESMT e Coordenadoria de Recursos Humanos, para planejar e discutir as ações para o ano;


REALIZAÇÃO DE EVENTOS E OUTRAS ATIVIDADES (Seminários, Cursos, Treinamentos, Exposições, Feiras, etc.)

Evento/Atividade Local Carga Horária Número de Participantes

Curso para integrantes das CIPAs 2016/2017 Ijuí, Santa Rosa e Designados

Ijuí

20h

26

Treinamento Brigada de Incêndio - Primeiros Socorros

Ijuí

8h

15

Treinamento Primeiros Socorros - IRDeR

IRDeR/Ijuí

4h

17

Treinamento NR 10 – Primeiros Socorros

Ijuí

8h

20

Palestra “Como manter a Saúde do seu Coração! ” - Dr. Leonardo Gheller Zanatta (Cardiologista Instituto do Coração – Ijuí)

Ijuí

2h

187

Palestra “Prevenção do Câncer de Pele e Medidas de Fotoproteção! ”– Drª Cristiane Lüdke Heuser (Médica Dermatologista – Ijuí)

Ijuí

2h

146

Encontro Educativo/Palestra “Exercícios de Fortalecimento da Musculatura do Assoalho Pélvico” (Juliedy Kupske – Educadora Física – Santa Rosa)

Ijuí

4h

38

Palestra Saúde da Mulher “Mulher – Um ser em constante construção/evolução” (Profª Arlete Roman – DCVida)

Ijuí

3h

127


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS (Seminários, Cursos, Treinamentos, etc.)

Título do Evento Tipo Número de Participantes Promoção/Local Carga Horária

Dia do Profissional da Educação

O

3

UNIJUÍ

4h

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2017

S

2

CIPA/UNIJUÍ

20h

Sessenta Anos de Ensino Superior

O

3

UNIJUÍ

2h

Semana Acadêmica da Enfermagem

J

1

DCVida/UNIJUÍ

24h

Organização de Eventos

O

1

Marketing/UNIJUÍ

2h

4º Congresso Internacional em Saúde

C

2

DCVida/UNIJUÍ

48h

Palestra e-Social

O

2

UNIJUÍ

2hs

TIPO: S – Seminário; C – Congresso; J – Jornada; T – Treinamento; O – Outros.


Área Técnica - Engenharia de Segurança do Trabalho

Principais Atividades Desenvolvidas:

Total de Extintores Instalados 483

Quadro – Comunicação de Acidentes de Trabalho

Ano Número CAT’s

2005

05

2006

10

2007

08

2008

12

2009

13

2010

05

2011

04

2012

18

2013

25

2014

15

2015

20

2016

15

2017

12

Participação em Reuniões


REALIZAÇÃO DE EVENTOS/ATIVIDADES

Evento/Atividade Local Carga Horária Número de Participantes

Curso para integrantes das CIPA’s Ijuí, Santa Rosa e Designados.

Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos

20h

26

Treinamento Brigada de Incêndio

Ijuí e Santa Rosa

12h

15

NR-10

Ijuí

40h

20

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2017

Ijuí

20h

626


PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

Título do Evento Tipo Número de Participantes Promoção/Local Carga Horária

Dia do Profissional da Educação

O

1

UNIJUÍ

4h

Campanha de Vestibular de Verão UNIJUÍ 2018

O

1

UNIJUÍ

4h

Brigada de Incêndio

T

1

UNIJUÍ

8h

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2017

S

2

CIPA UNIJUÍ

20h

e-Social e a Diferença dos Critérios de Avaliação dos Agentes Nocivos do MTE e INSS

T

3

ARES

4h

Prevenção do Câncer de Pele e Medidas de Fotoproteção!

T

1

UNIJUÍ

2h

Curso atendimento pré e intrahospitalar

C

5

COMUPA

60h

Encontro Agentes Ambientais

T

1

UNIJUÍ

2h

e-Social (Comung)

S

2

PUCRS

4h

Como manter a Saúde do seu Coração!

O

1

UNIJUÍ

2h

Palestra e-Social UNIJUÍ

O

1

UNIJUÍ

2h

Informações e-Social - CRH/UNIJUÍ

O

1

UNIJUÍ

1h

Seminário PREVENSUL

S

1

Revista Proteção

16

Curso de Higiene Ocupacional (EaD)

C

1

POLI-USP

226

TIPO: S - Seminário C – Curso T – Treinamento - O – Outros