Gerente: Jéferson Maturana Dalla Rosa
Chefe do Núcleo de Controle Patrimonial, Manutenção, Ajardinamento e Marcenaria: Luciano A. Metztorf
Chefe do Núcleo de Suprimentos: Valmor A. Albrecht
Chefe do Núcleo de Serviços: Ines T. Ruppel Dambroz
Chefe do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança: João Lucas P. dos Santos
À Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços estão adscritos os Núcleos: Controle Patrimonial, Manutenção, Ajardinamento e Marcenaria, de Serviços, de Suprimentos, Engenharia, Projetos e Obras e de Gestão Ambiental e Biossegurança no Campus Ijuí e as atividades relativas à Coordenadoria Patrimonial e de Serviços dos Campi de Panambi, de Três Passos e de Santa Rosa. Também sob a gestão direta da Gerência estão os Serviços de Central de Cópias, os Serviços Postais e Importações.
A Coordenadoria Patrimonial e de Serviços, em março de 2017, passou por uma revisão em sua estrutura funcional, ocasião em que houve a substituição da Encarregada dos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha e Encarregado dos Serviços de Vigilância por um único encarregado acumulando as duas funções.
A Gerência é responsável pelo relacionamento interpessoal dos colaboradores e gestores de cada Núcleo, para o desenvolvimento das ações, almejando disponibilizar estruturas e serviços institucionais em nível de excelência. Os Serviços de Projetos, Engenharias e Obras estão sob coordenação direta da gerência.
Compete à Coordenadoria Patrimonial e de Serviços o controle dos espaços físicos para uso interno ou locação para terceiros.
A gestão da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços utiliza com principal ferramenta de gestão o Balanced Scorecard – BSC, através da execução dos planos de ações discutidos e estabelecidos pela Reitoria, tendo guiado seu desempenho por um conjunto de indicadores, mensurados pelo SA - Strategic Adviser.
O atendimento às demandas institucionais e atividades relacionadas à coordenadoria são prioridades da gerência, que prima pela gestão profissionalizada e descentralizada. Para que isso se efetive busca-se motivar os colaboradores, conceder autonomia e condições para as chefias e encarregados atuarem com vistas a metas operacionais pré-estabelecidas, qualificação constante dos processos, voltados para uma gestão eficaz.
No que tange aos Serviços de Cópias, continuou-se com a política de pontos de atendimento ao público terceirizados.
Quanto à administração das máquinas copiadoras distribuídas nas unidades administrativas e departamentos são locadas de dois fornecedores, com leitura feita pelo colaborador de cada unidade ou departamento e o lançamento das cópias no centro de custos pelos técnicos-administrativos e de apoio do Núcleo de Controle Patrimonial.
O Núcleo Patrimonial é constituído pelos Serviços de Controle Patrimonial, de Ajardinamento, de Marcenaria e de Manutenção.
O setor é responsável pela manutenção do cadastro de todos os bens móveis permanentes da Instituição, nos seus diversos campi e espaços locados, realizando baixas, movimentações e cadastro de novos bens, através da conferência da documentação para os devidos registros contábeis e patrimoniais. Atualmente, o cadastro mantém 46.206 bens do ativo imobilizado.
Em 2017 foram cadastrados 1.254 novos bens permanentes nas diversas contas contábeis, conforme quadro abaixo:
Descrição da Conta | Total de Bens |
---|---|
Aplicativos para informática – Software |
03 |
Audiovisuais e comunicações |
69 |
Bens recebidos em comodato |
32 |
Equipamentos agropecuários |
02 |
Hardware |
528 |
Instalação predial |
01 |
Instalação rede elétrica e lógica – Ijuí |
01 |
Instalação rede elétrica e lógica – Santa Rosa |
01 |
Instalações agropecuárias |
01 |
Laboratórios |
56 |
Máquinas e aparelhos para oficina |
04 |
Móveis, equipamentos e utensílios |
542 |
Prédios Campus Universitário |
01 |
Tratores e implementos agrícolas |
10 |
Veículos |
03 |
TOTAL |
1254 |
Foi dada sequência ao trabalho de localização dos bens através de inventário nas diversas contas patrimoniais em todos os setores da Instituição a partir do novo sistema criado pela Coordenadoria de Informática. Houve a manutenção da conciliação das contas contábeis e patrimoniais conforme registros.
Em trabalho conjunto com a Controladoria foi realizada revisão da vida útil e valor residual de cada bem patrimonial, tendo como referência o trabalho realizado em 2013. Também foi iniciado um trabalho de identificação e encaminhamentos de bens que estão totalmente depreciados (valores zerados), mas ainda em uso, para que se possa realocar valor ao patrimônio.
O Serviço de Controle Patrimonial responsabilizou-se pela qualidade dos mobiliários de salas de aula, sendo encaminhados reparos em 186 cadeiras estofadas.
Vários eventos foram realizados durante o ano de 2017 e o núcleo esteve envolvido no agendamento dos espaços institucionais, organização dos espaços, disponibilização da infraestrutura e controle de entrada de pessoas nos eventos realizados do Salão de Atos, através de pulseiras personalizadas, tanto para eventos internos, quanto para locação para terceiros.
Os Serviços de Manutenção e Obras executa grande diversidade de atividades diárias que se referem a instalações e reparos de redes elétricas, lógica, telefônica, hidráulica, cloacal e pluvial; pinturas, reparos em edificações, instalações de máquinas e equipamentos de uso geral.
É responsável por disponibilizar a estrutura necessária para a realização de eventos institucionais, tais como: Profissional do Futuro; ExpoIjuí/Fenadi; Vestibular; Volta às aulas; e eventos desenvolvidos pelos Departamentos, MADP e EFA.
As demandas encaminhadas por meio do sistema “Solicitação de Atendimento” (help desk patrimônio) chegaram a 3.437 chamados. Esse número representa um acréscimo de 7% nos atendimentos em relação ao ano de 2016.
O Serviço de Manutenção esteve à frente da política de manutenção preventiva e higienização dos climatizadores com mão de obra terceirizada.
Os projetos necessários para a sua execução foram desenvolvidos pela equipe do Núcleo Patrimonial, com apoio, fiscalização e o acompanhamento da obra pelo Serviço de Engenharia, ligada a Gerência da Coordenadoria Patrimonial e de Serviços:
O ajardinamento do Campus no ano de 2017 priorizou a manutenção e remodelação de alguns espaços existentes.
Foram realizadas algumas ações de ajardinamento na AFFI, visando à realização da Festa de Final de Ano da FIDENE e abertura da temporada.
Foi realizado trabalho de remoção e poda de árvores, tanto no campus como na sede, todas com a devida autorização das autoridades competentes, pois a maioria causava danos diretos a estruturas dos prédios.
A manutenção dos projetos implantados em anos anteriores contou com o corte de grama, recolhimento de folhas, podas, corte de galhos e árvores danificadas por temporais, reposição e substituição de plantas, irrigação, controle fitossanitário, etc.
O ajardinamento contou com a implantação de várias mudas de raiz nuas, produzidas no Campus ou retiradas de alguns espaços existentes.
O Serviço de Ajardinamento atua em consonância com o Núcleo de Gestão Ambiental, realizando limpezas e manutenções de áreas que auxiliam na manutenção do processo de licenciamento da FIDENE. Pode-se destacar os trabalhos com compostagem e manutenção das áreas de preservação que demandam trabalhos diários da equipe. No ano de 2017 foi adquirido pelo setor de gestão ambiental um triturador de galhos e folhas para o auxílio na compostagem.
As plantas utilizadas no ajardinamento geral encontram-se relacionadas no quadro a seguir:
Quadro demonstrativo do Ajardinamento no ano de 2017
Descrição | Procedência | Total |
---|---|---|
Forrações anuais |
Compra |
4.305 mudas |
Doação |
120 mudas |
|
Forrações permanentes |
Compra |
2.715 mudas |
Produção própria |
1.150 mudas |
|
Doação |
80 mudas |
|
Arbustos |
Compra |
278 mudas |
Produção própria |
58 mudas |
|
Árvores |
Compra |
122 mudas |
Grama |
Compra |
457m2 |
Limitador de jardim |
Compra |
100m |
Manta de jardim |
Compra |
52m |
Casca de pinos |
Compra |
46 sacos |
Pedrisco |
Compra |
45 sacos |
Vasos plásticos (resinados) |
Compra |
27 unidades |
Pratos para vasos |
Compra |
16 unidades |
Decks plásticos |
Compra |
05 unidades |
Os Serviços de Marcenaria no ano de 2017 continuaram com uma grande participação na realização de manutenções, por várias vezes, agregando os Serviços de Manutenção. Realizaram diversas outras atividades em conjunto com as demais equipes, com destaque na realização de eventos institucionais em que se faz necessária a montagem de palcos, divisórias e estruturas. Há também enfoque na manutenção dos móveis e utensílios existentes.
Com a realização de diversas alterações de layouts ou novos projetos, ocorreu a produção de móveis, montagem de estrutura na casa da UNIJUÍ no parque de exposições e os sanitários reformados na sede acadêmica, com a produção de portas e bancadas em fórmica para os laboratórios, com a produção de mobiliário e as transferências dos diversos setores que ocorreram durante o ano, nas quais os serviços de marcenaria se fizeram fundamentais para desmontagem e montagem de móveis e as necessárias adequações.
A seguir estão listados os móveis classificados como bens permanentes produzidos e serviços realizados pela Marcenaria no ano de 2017:
Quadro demonstrativo da produção da Marcenaria no ano de 2017
Especificação | Quantidade |
---|---|
Revitalização de Balcão em MDF |
06 |
Revitalização de Bancadas em MDF |
10 |
Revestimento de quadros existentes com fórmica |
10 |
Quadros com fórmica (lousa) para salas de aula |
5 |
Portas em madeira |
10 |
O Núcleo de Gestão Ambiental tem como norteador princípios administrativos usados para melhorar a performance da sustentabilidade empresarial. Isto ocorre a partir da gestão de recursos e atividades visando promover o menor impacto possível ao meio ambiente. É dessa maneira que a FIDENE/UNIJUÍ busca equilibrar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira harmoniosa com o uso dos recursos naturais existentes. A supervisão, o controle e o monitoramento são ferramentas intrínsecas à gestão e plenamente aplicáveis à gestão ambiental.
No ano de 2017 a instituição procurou consolidar aspectos ambientais destacados pela L.O. 7235/2015-DL no Campus Ijuí. Neste sentido, para evidenciar o atendimento de algumas condições e restrições foi contratada empresa de assessoria ambiental com a função de avaliar o estágio situacional de determinados itens apontados na licença. Assim, procedeu-se atividade de campo avaliando os itens 1.4, 1.5, 2.2, 2.4, 2.6, 2.7, 2.8, 2.9, 2.10.2, 2.10.6, 3.7, 3.8, 3.9, 3.10, 3.11, 3.12 e 3.13, os quais abordam as medidas ambientais compensatórias, o programa de gerenciamento das áreas de preservação permanente e laudo vegetal da área de compensação. Ao final, os trabalhos resultaram em relatório ambiental conclusivo destacando as áreas preservadas e também a regeneração de espécies nativas no interior do campus. Para além disso, também foram produzidos outros dois relatórios, sendo respectivamente para flora e fauna. Estes procuraram, através de diagnóstico técnico, apontar o momento atual da composição destes aspectos existentes na área de abrangência do campus.
A ocorrência de algumas intempéries climáticas no ano de 2017 trouxe alguns prejuízos ambientais para o Campus Universitário. Os vendavais ocorridos em 12 de março e 01 de outubro devastaram uma quantidade significativa de árvores localizadas nos bosques que ornamentam as áreas entre prédios, causando danos ao patrimônio institucional de grande monta. Devido a isso foram realizadas supressões de várias árvores no interior do campus, pois as mesmas proporcionavam riscos à integridade física das pessoas e também ao patrimônio. A grande maioria era das espécies Peltophorum dubium (Canafístula) e Ateleia glazioviana (Timbó).
Os processos de licenciamento dos demais campi estão em fases distintas. No Campus Santa Rosa a licença já foi obtida e cabe agora a manutenção da mesma. Os campi de Panambi e Três Passos passaram por adequações ao longo do ano de 2017, como a implantação da coleta seletiva de resíduos, antes de abrir o processo de licenciamento, fato que deverá acontecer ao longo do ano de 2018.
Em relação às Áreas de Preservação Permanente no ano de 2017 foram efetivadas as ações que resultaram na averbação de área ecológica equivalente proporcional às áreas degradadas de APP, sob a forma de Servidão Ambiental gravada na matrícula nº 28.191, o que irá garantir a preservação de uma área de 42.300 m2 de mata nativa. A cópia da matrícula constando o registro e sendo este o comprovante de atendimento dos itens 2.10.4 e 2.10.6 da L.O. 7235/2015-DL foi juntada ao processo, através de correspondência com aviso de recebimento, enviada no dia 27 de julho de 2017 à FEPAM. Ainda nas APPs foram revisadas as demarcações e sinalizações, a fim de manter o espaço descrito conforme previsto no Programa de Gerenciamento, promovendo a manutenção e regeneração da vegetação nativa de forma natural nestes espaços.
Os efluentes sanitários foram monitorados durante o ano de 2017 visando enquadrá-los dentro dos parâmetros estabelecidos. Como previsto foram realizadas medições e análises dos efluentes lançados como também realizadas análises e medições do próprio corpo hídrico receptor tanto a montante quanto a jusante, a fim de diagnosticar as condições ambientais do local. Dentre os parâmetros coliformes termo tolerantes e nitrogênio amoniacal apresentaram repetidos resultados não condizentes com o descrito na licença.
Para buscar a solução destas discrepâncias, em maio de 2017 foi protocolado junto à FEPAM projeto de novo sistema de tratamento. Neste sentido, providenciou-se a instalação de sistema de tratamento aerado para este efluente, a fim de reduzir o nitrogênio amoniacal e tratamento com solução de hipoclorito para eliminar os coliformes. A primeira avaliação do sistema realizada após decorridos 30 dias de sua instalação resultou na redução quase que na totalidade dos coliformes ficando enquadrado dentro dos limites previstos. Já a resultado da avaliação do nitrogênio amoniacal apresentou considerável baixa sendo que antes da instalação a média dos valores apresentados pelas análises estavam em torno de 150 mg N/L chegando a 79,89 mg N/L após a instalação. Contudo, essas medidas não foram suficientes para alcançar o valor estabelecido na licença. A partir destes resultados foram procuradas outras alternativas para melhorar o desempenho do sistema.
Os resíduos seguiram a processualidade instituída através da implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos procurando sempre a destinação adequada dos resíduos gerados. Em 2017 os resíduos gerados pela instituição foram destinados para as empresas relacionadas abaixo.
Empresa | Licença |
---|---|
Associação de Reciclagem da Linha 6 - ARL6 |
004/2014 SMMA |
Recicle Comércio de Vidros e Transporte Ltda |
CCA 27939/2015 |
Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos |
7525/2015-DL |
União Ambiental Ltda EPP |
19/2015 |
Servioeste Soluções Ambientais Ltda |
2498/2016 |
Amby Service Ltda ME |
4148/2016 |
Davidson Augusto Hirt EIRELLI |
LO Nº 24/2017 |
CETRIC - Central de Tratamento de Resíduos |
5311/2014 |
Também, neste ano, foi adquirido um triturador de galhos e folhas para melhorar o processo de decomposição e diminuição do volume destes resíduos armazenados no espaço destinado a abrigar os resíduos de podas.
Outra ação foi a destinação de material radioativo. Como destacado na licença, em seu item 1.1 – Equipamentos com fonte selada de material radioativo, os laboratórios ou outras instalações que tinham presença de fontes radioativas, não estariam amparados pelo documento licenciatório. Ocorre que o equipamento com fonte selada existente na instituição foi desativado por obsolescência. Dessa forma, durante todo o ano de 2017, manteve-se contato com a Comissão Nacional de Energia Nuclear para promover o descarte adequado desta fonte. Isso ocorreu no dia 11 de dezembro quando a mesma foi entregue aos responsáveis pelo escritório da CNEN em Porto Alegre, conforme formulário para transferência de rejeitos radioativos sólidos, para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN/CNEN.
O Núcleo de Suprimentos constitui-se do Setor de Compras e Almoxarifado. O setor de compras é responsável por realizar as compras institucionais e o encaminhamento do pagamento dos fornecedores, já o almoxarifado central desempenha as funções de recebimento, conferência, armazenamento e distribuição de materiais.
No ano de 2017, além da realização das compras institucionais, ocorreram diversos processos licitatórios (154 cartas convite e 343 na modalidade orçamento) e contratação de serviços de terceiros no âmbito da gestão de materiais e de serviços aprovados em Orçamento Programa e projetos específicos.
Responsável pelo recebimento, conferência, armazenamento, registro e distribuição dos materiais, conforme Orçamento Programa.
Material | Quantidade |
---|---|
Açúcar |
1.005 kg |
Alvejante (Q-Boa) |
2.095 litros |
Águas Minerais sem Gás de 500ml |
4.070 unidades |
Álcool |
1.308 litros |
Cabinho Flexível 2,5mm (Fio) |
28.900 metros |
Café Bom Jesus |
658 kg |
Canetas para Quadro Branco wbm-7 |
2.020 unidades |
Cartuchos para Impressoras HP |
593 unidades |
Chás (Diversos Sabores) |
1.206 unidades |
Cera Bravo Incolor |
1.890 litros |
Copos Descartáveis para água de 150ml |
410.600 unidades |
Desinfetante para Banheiro |
1.306 litros |
Detergente para Limpeza |
2.815 litros |
Envelopes Timbrados |
29.340 unidades |
Erva Mate |
918 kg |
Fitas Adesivas de PVC e Papel |
1.030 rolos |
Lâmpadas Fluorescentes de 40w e HO |
1.949 unidades |
Lâmpadas Eletrônicas PL de 15,20,25 e 45w |
1.473 unidades |
Papel A4 – pacote com 500 folhas |
3.582 pacotes |
Papel Almaço Pautado |
38.600 folhas |
Papel Higiênico Rolão com 300m |
6.398 rolos |
Papel Toalha Intercalado com 1.000 folhas |
4.293 rolos |
Papel Toalha Rolão com 200m |
3.050 rolos |
Sacos para Lixo de 20, 50 e 100 litros |
89.800 litros |
Tintas Acrílicas de 18 litros (várias cores) |
245 latas |
Descrição | R$ |
---|---|
Aplicativos para Informática – Software |
31.344,07 |
Audiovisuais e Comunicações |
150.258,94 |
Bens Recebidos em Comodato |
275.318,83 |
Equipamentos Agropecuários |
3.680,70 |
Hardware |
585.462,98 |
Infraestrutura Predial Ijuí |
18.500,00 |
Instalação de Rede Elétrica e Lógica Ijuí |
19.825,16 |
Instalação de Rede Elétrica e Lógica Santa Rosa |
8.489,08 |
Instalações Agropecuárias – IRDeR |
20.000,00 |
Instalação Predial Ijuí |
- |
Instalação Predial Panambi |
- |
Laboratórios |
920.043,29 |
Máquinas e Aparelhos de Reprográfico |
- |
Máquinas e Aparelhos para Oficina |
1.642,18 |
Móveis, Equipamentos e Utensílios |
555.047,41 |
Prédios Campus Universitário |
425.659,04 |
Tratores e Implementos Agrícolas |
719.957,50 |
Veículos |
113.975,40 |
TOTAL |
3.849.204,58 |
O Núcleo de Serviços é constituído pelos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha; Transportes, Vigilância, Multimeios e Serviços Postais.
A partir do mês de julho de 2017, os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha e Serviços de Vigilância passaram a ser coordenados por único Encarregado, até então cada área contava com um Encarregado.
O Encarregado dos Serviços de Transportes para além de suas atribuições passou a coordenar as atividades internas dos Serviços de Correio Interno.
Durante o ano foram realizadas reuniões para socializar informações e discutir a dinâmica do setor, bem como capacitações através do Núcleo de Administração de Recursos Humanos.
A Chefe deste Núcleo, representa a UNIJUÍ no Colegiado Pedagógico Administrativo da EFA, e na condição de suplente no Fórum Permanente da Agenda 21 Ijuí; enquanto Técnico-Administrativo indicado pela Reitoria, integra o Conselho Administrativo da Unicasa.
A seguir são apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelos Serviços que compõem o Núcleo:
Encarregada: Elizabeth Terezinha Echer – até 01/04/2017
Encarregado: Rafael Metztorf dos Santos – a partir de 01/07/2017
Os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha realizaram a limpeza e higienização dos espaços institucionais e atenderam a todas as unidades institucionais e aos eventos como: seminários, palestras, formaturas, matrículas, vestibular, ExpoIjuí. Também, acompanharam e prestaram serviços aos eventos promovidos por outras instituições, porém realizados nos espaços Institucionais.
A equipe dos Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha marcou forte presença nas capacitações oferecidas pela Instituição, e em reuniões realizadas no setor, buscando o aprimoramento de competências técnicas e comportamentais, com o intuito de qualificar o trabalho e também na perspectiva de sempre primar pela qualidade de vida no trabalho.
Os Serviços de Limpeza, Copa e Cozinha, com o apoio do Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança e dos Serviços de Jardinagem, operacionalizaram a coleta seletiva do lixo. Neste ano de 2017 a equipe continuou recebendo capacitações, promovidas pelo Núcleo de Desenvolvimento de Recursos Humanos e o Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança, considerando a necessidade do constante aperfeiçoamento deste processo.
Neste ano, iniciou-se uma experiência de trabalho em turno de 6 horas, em locais específicos, com o propósito de, no ano de 2018, dar continuidade a esta sistemática.
Foram realizadas reuniões para socializar informações e discutir a dinâmica do setor e capacitações pelo Núcleo de Administração de Recursos Humanos.
Encarregado: Airton Dallepiane Junior
Os Serviços de Transportes deram continuidade ao seu trabalho de atendimento das demandas Institucionais, realizando o transporte de pessoas e materiais, sempre considerando a dimensão de que os profissionais desta área conduzem muito mais do que veículos, conduzem vidas.
Por comunicado recebido do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER esta Instituição não necessita de autorização desta Autarquia para realizar o transporte de Professores e Funcionários. Por decisão desta Coordenadoria, manteve-se o mesmo padrão de qualidade e segurança como até então era exigência do DAER, quanto a manutenção e documentos do veículo e seguro de passageiros.
No ano de 2017 manteve a linha fixa, com veículos da frota Institucional entre os Campi Ijuí; Santa Rosa e Três Passos no turno da noite.
A Instituição manteve a terceirização para o atendimento da linha fixa a partir dos Campi Ijuí/Panambi, no turno da noite e Santa Rosa/Ijuí no turno da tarde, sempre que o número de professores for superior a lotação de um veículo de passeio.
As viagens com veículo de passeio da frota Institucional, sempre que demandadas, são realizadas com motorista deste Setor de Transportes, porém quando houver consenso, os condutores são os próprios demandantes professores e/ou funcionários de unidades institucionais.
Também, quando necessário, professores e funcionários realizaram deslocamentos com veículo próprio. A operacionalização deste procedimento se dá através da firmatura de contrato entre a FIDENE e o respectivo professor ou funcionário e o devido pagamento da quilometragem percorrida. Neste ano foram pagos 31.162km, denominado de quilometragem paga a terceiros. O valor pago por km rodado é de R$ 1,00 (um real).
Este setor manteve o controle da documentação dos veículos de passeio junto ao DETRAN, de acordo com a legislação vigente.
Manteve, também, atualizados, os cursos de Condutores de Veículos de Transporte Coletivo de Passageiros e Condutores de Veículos de Transporte Escolar aos motoristas que integram o quadro do Serviços de Transportes.
Para renovação da frota, neste ano a Instituição adquiriu dois veículos de passeio, um Space e um Voyage e foram vendidos três veículos gol e um caminhão que estava alocado ao IRDeR. Aponta-se para o ano de 2018 a necessidade de substituição destes veículos.
As informações abaixo, demonstram parte dos números que compõem o centro de custos dos serviços de transportes do período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2017. Constata-se um aumento de 15% no item “quilômetros rodados”, o que reflete no acréscimo dos valores associados a estes itens. Cabe registrar que mesmo havendo um acréscimo no número de km rodados o Setor primou pela otimização de viagens. Mantém-se um considerável custo dos serviços de manutenção de veículos, o que remete a necessidade de constante renovação/substituição da frota de veículos.
Descrição | Quantidade |
---|---|
Veículos de passeio |
20 unidades |
Micro-ônibus |
2 unidades |
Ônibus |
2 unidades |
Caminhões |
01 unidade |
Utilitários |
5 unidades |
Moto |
01 unidade |
Km rodados com veículos da frota |
647.945 km |
Km pagos a veículos de terceiros |
31.162 km |
Combustível litros |
64.656,25 litros |
Média de consumo carro de passeio e utilitários |
11,53 km/litro |
Média de consumo ônibus/caminhão |
5,65 km/litro |
Despesa com seguro |
R$ 36.695,75 |
Despesa com materiais e peças para manutenção |
R$ 120.447,67 |
Despesa com combustível |
R$ 249.119,73 |
Despesas com diversos e serviços de terceiros |
R$ 148.274,20 |
Despesa de viagens/alimentação/hotel/pedágios |
25.496,79 |
Sinistros com perda total de veículo |
0 |
Sinistro com pequenos e médios danos |
0 |
Fonte: Programa SIE (01 de janeiro a 31 de dezembro 2017).
Encarregado: Valdir Camargo Sozio até 01/04/17
Encarregado: Rafael Metzdorf dos Santos a partir de 01/07/17
Fiscais: Gelson Malaquias, José Carlos Trindade e Roges Sidnei Korb
A Vigilância Orgânica da FIDENE/UNIJUÍ busca atender ao compromisso específico de sua função, cumprindo o que determina a legislação vigente, associado a um trabalho de forma integrada com as demais unidades, no que tange a informações e orientações institucionais.
Esta Instituição conta com Alvará concedido pelo Departamento de Polícia Federal, de autorização de funcionamento de Serviço Orgânico de Segurança Privada, na atividade de Vigilância Patrimonial.
Neste ano a Instituição adquiriu 26 coletes a prova de bala, sendo distribuídos entre os Campi, conforme o número de Vigilantes de cada local. O Processo de compra havia sido encaminhado no ano de 2016 para análise e deliberação das Autoridades Competentes (Ministério do Exército e Polícia Federal).
Visando atender o que determina a legislação da Polícia Federal, os Vigilantes desta IES realizaram o Curso de Reciclagem ao Curso de Formação de Vigilantes. Os Cursos continuam sendo realizados neste Município, após a instalação da Escola Colmeia Formação de Vigilantes.
Neste ano deu-se continuidade às capacitações de Vigilantes para atuar enquanto Brigadistas em eventos da Instituição, em situações de emergência como, por exemplo, prevenção e combate de incêndios, primeiros socorros e evacuação de ambientes, controle de presença, limitando o número de pessoas conforme a capacidade do espaço, impedindo o uso de instrumentos sonoros e de pirotecnia. A Brigada de Incêndio é normatizada através da NBR 14.276 e acompanhada pelo Técnico em Segurança do Trabalho desta IES.
Principais Atividades Desenvolvidas:
Os Serviços de Multimeios deu continuidade ao seu trabalho de assessoria às atividades acadêmicas e aos eventos institucionais com a instalação de equipamentos de multimeios, sonorização, filmagem e transmissão de eventos através de videoconferência e teleconferência.
Neste ano a Instituição deu continuidade aos investimentos em equipamentos de multimídias que foram instalados em sala de aula na condição de equipamento fixo. Com esta qualificação dos espaços de sala de aula a Instituição deu continuidade à sistemática de entrega e devolução de chaves, através de sistema desenvolvido pela Coordenadoria de Informática.