Idéias,idéias,idéias... na semana passada, comentei sobre como é importante ter BAGAGEM para poder gerar idéias. Sobre isso, trago para vocês o comentário que a Revista Veja fez, há alguns anos , sobre um estudo denominado The Rise of the Creative Class (A Ascensão da Classe Criativa), do professor americano Richard Florida, da Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgh.
A tese do professor Florida é que a era do conhecimento, testemunha o nascimento da "cultura criativa", em oposição à "cultura corporativa", ou seja, hoje o “fazer” corretamente não é mais a mercadoria que os empregados vendem aos empregadores. Isso seria a característica da cultura corporativa, com suas empresas altamente hierarquizadas. Na era criativa descrita por Florida, as pessoas vendem, acima de tudo, sua capacidade de pensar. Espera-se mais de um profissional hoje do que no passado.
Em sua pesquisa, Florida constatou que um profissional criativo estimula seu cérebro também nas horas de lazer. Ler bastante, freqüentar cinema e teatro, viajar para conhecer outras culturas, ter um hobby que exige atenção constante - como jogos de computador ou esportes radicais - constitui um padrão entre os que são bem-sucedidos. Nos Estados Unidos, a busca de estímulos faz com que essas pessoas se concentrem em cidades de vida cultural intensa e ambiente tolerante. Um caso clássico, citado em reportagem da revista Newsweek sobre o assunto, é o da cidade texana de Austin. No fim dos anos 70, surgiu lá um importante movimento de rock de garagem. Isso fez com que empresários se animassem a construir uma grande casa de espetáculos na cidade. Com todos esses atrativos, Austin se tornou uma meca da juventude no sul dos Estados Unidos. Na hora de escolher um lugar para instalar seu quartel-general, a empresa de informática Dell _ hoje uma das gigantes do ramo _ decidiu-se por Austin justamente por causa disso. O silogismo: jovens gostam de computadores, informática é um setor para pessoas criativas, e roqueiros em geral são jovens e criativos.
E aí, vai ficar deitado no sofá esperando as boas idéias surgirem como uma inspiração divina? Reza a lenda que Einstein dizia: 1% inspiração e 99% transpiração.
Uma semana cheia de boas idéias para você!!!
PS:e aí, qual foi sua última boa idéia? Boa idéia da semana: na verdade, queria comentar sobre algo que aconteceu na semana passada: a 1ª Feira de Comunicação, evento organizado pela Professora de Relações Públicas Marcia Formentini (uma formiguinha atômica cheia de idéias, diga-se de passagem). Neste evento, a gente pôde acompanhar as idéias das pessoas que fizeram ou ainda fazem o curso de Comunicação Social da Unijuí. Nossos jovens empreendedores contaram os desafios e as conquistas de seus negócios, mostrando que, felizmente, existe espaço para as BOAS idéias em comunicação brotarem aqui na nossa região. Que venha a próxima Feira!!!