|
Confira as dicas e defenda seu Trabalho de Conclusão de Curso com qualidade \0/.
Fim de ano, fim de semestre. Está na hora de defender o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC. Se chegou esse momento, é porque você está quase se formando e tem a responsabilidade e o privilégio realizar uma produção acadêmica.
Para alguns, esse tão importante momento pode motivo de dor de cabeça e ansiedade. Mas, calma lá, a banca do TCC não é o fim do mundo. É o início de uma nova fase, a conclusão do curso. Por isso, o Tá Ligado buscou com a professora Cátia Nehring, Vice-Reitora de Graduação, algumas orientações para a defesa na banca.
Confira e boa sorte!
- Como funciona o processo de defesas dos TCC nos cursos de Graduação da Unijuí?
A maioria dos cursos de graduação da Unijuí, exceto os tecnólogos, considerando as diretrizes curriculares, apresentam TCC, como obrigatoriedade nos seus currículos. Para isso, a defesa do TCC é entendida como uma culminância do trabalho desenvolvido no transcorrer do curso. Iniciando por uma disciplina de introdução ao curso e área de conhecimento. Depois uma disciplina de Metodologia da pesquisa, que apresenta pesquisas na área e principalmente os grupos de pesquisa e as pesquisas realizadas pelos nossos docentes. A partir dessa disciplina os estudantes precisam organizar o projeto de pesquisa bem como definir o orientador.
Depois desse movimento é que há efetivamente a matricula na disciplina de TCC, no qual o estudante, juntamente com seu orientador, faz sua pesquisa e materializa na forma de artigo, monografia, relato de experiência.
- O que uma boa apresentação de TCC deve ter?
Na UNIJUÍ, a banca considera a apresentação do estudante oralmente e a qualidade do texto escrito. Sendo necessário o rigor acadêmico, considerando: clareza, objetividade, definição da problemática, objetivos, explicitação metodológica e rigor teórico.
- Quais cuidados o estudante precisa tomar?
Evitar jargões, fazer uma boa revisão bibliográfica. Conhecer o tema de sua pesquisa, ou seja, aquilo que já foi feito.