|
Confira o balanço do intercâmbio na UNIJUÍ em 2014.
“UMCS - Uniwersytet Marii Curie-Skłodowskiej é bem grande, possui uma excelente estrutura e é super organizada, há muitos departamentos, e muitos funcionários qualificados, conta inclusive com os serviços de uma professora brasileira, a nossa querida amiga e mãe emprestada Natalia Klidzio”.
O depoimento é do estudante Letras - Inglês, da UNIJUÍ, Junior Kercher, que fez um intercâmbio este ano na Polônia. A UNIJUÍ possui uma série de programas e convênios que permitem aos alunos de graduação, pós-graduação e professores terem experiências acadêmicas em outros países.
Neste ano a Universidade mandou para o exterior cerca de 35 pessoas em diversas modalidades de intercâmbio, segundo o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da UNIJUÍ.
Alunos no exterior
- 8 alunos de graduação pelo programa Ciências sem Fronteiras. São alunos das seguintes áreas: engenharias (elétrica e civil), ciência da computação, química e física. Países de destino: Estados Unidos, Hungria, Canadá, Espanha, Austrália e Alemanha.
- 10 alunos da graduação pelos Convênios Bilaterais. São alunos das seguintes áreas: letras, jornalismo, psicologia, engenharias (elétrica, civil e mecânica). Países de destino: Portugal, Polônia e Alemanha (Alemanha foi para estágio prático).
- Grupo de 10 alunos das engenharias e administração para módulo de 60 horas na Argentina (Universidade Tecnológica de San Rafael), também pelos Convênios Bilaterais.
- 5 doutorandos em Educação nas Ciências pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES. Países de destino: Portugal e Espanha
- 02 mestrandas em Educação nas Ciências realizaram pesquisa no Chile (Convênio Bilateral).
-Além disso, tiveram grupos que foram para o exterior para a participação em eventos internacionais.
Da mesma forma, a UNIJUÍ também está de portas abertas para alunos de outras instituições mundo afora. Estiveram, em 2014, para intercâmbio na UNIJUÍ dois poloneses (Comunicação Social e Letras), duas colombianas (Mestrado em Educação), um alemão (Mestrado em Desenvolvimento) e dois americanos (Letras).
Quer fazer um intercâmbio em 2015? Fique ligado!
Para quem pretende participar de um programa de intercâmbio no exterior, é importante ter domínio de uma língua estrangeira e um bom desempenho acadêmico, além de se informar com antecedência sobre todos os requisitos necessários. O Escritório de Relações Internacionais auxilia os acadêmicos durante esse processo e também promove reuniões de orientação para os bolsistas do Ciências sem Fronteiras.
Mais informações na página www.unijui.edu.br/mundo ou pelo e-mail eri@unijui.edu.br.