Blog tá ligado Blog tá ligado

Perdeu a palestra de Bel Pesce na UNIJUÍ? Vídeo e texto contam como foram os momentos da empreendedora em Ijuí

 

Palestra da jovem empreendedora ocorreu na quarta-feira, dia 10, na Programação da TEC-E-INOVA e do Salão do Conhecimento 2014.

Veja o vídeo sobre a palestra de Bel Pesce na UNIJUÍ. Nascida em São Paulo, Isabel Pesce Mattos, mais conhecida como Bel Pesce, empreendedora e fundadora da FazInova, autora do livro “A Menina do Vale”, conheceu o Massachusetts Institute of Technology (MIT) aos 17 anos. Logo passou a sonhar em estudar na prestigiada instituição nos Estados Unidos e foi atrás deste sonho.

PERFIL: A Menina do Vale quer mudar o mundo

Ela poderia facilmente ser confundida com qualquer aluno da universidade. O riso fácil e o jeitão todo descolado demonstram que a mesma menina que sonhava em criar videogames aos oito anos de idade (mesmo sem ter a menor ideia de como se fazia isso) ainda existe. A guriazinha curiosa, que amava descobrir coisas novas e já sabia as ordens da numeração de seu álbum de figurinhas aos três anos, hoje tem 26.

Com o seu celular no bolso, fones de ouvido à mostra e um carisma capaz de curar qualquer crise de humor, Isabel Pesce de Mattos, ou Bel como é carinhosamente chamada, subiu ao palco da UNIJUÍ para ministrar uma palestra sobre sonhos em uma quarta-feira chuvosa de setembro. Ela entrou e olhou o público como se tomasse café todos os dias com cada um. Era como se estivéssemos a ponto de iniciar uma conversa com aquele amigo para o qual nos sentimos à vontade para falar sobre qualquer coisa.

O público parou tudo o que estava fazendo para ouvi-la falar. Seu jeito despojado e jovem a aproximou ainda mais do público. Sempre caminhando de um lado para o outro, Bel transparecia inquietação, a mesma que a levou a buscar o desconhecido e apostar nos seus sonhos mais loucos. É o que a motiva a inovar sempre, que a faz todos os dias acordar com motivação suficiente para mudar o mundo. Sem exageros.

Fazendo graça com tudo, ela estabeleceu uma comunicação leve e natural com o público. Na plateia: mais de mil pessoas, sem contar os que lotaram os quatro miniauditórios da câmpus Ijuí e os auditórios em Panambi, Três Passos e Santa Rosa, que receberam transmissão ao vivo da palestra.

Descobrir como funcionavam as coisas sempre foi algo que lhe causou muita inquietação. Das lições de história às equações de matemática, a curiosidade por aprender, entender e criar coisas novas fez com que ela chegasse tão longe. Uma empreendedora por vocação, Bel acredita que é só mais uma pessoa normal. “Não consegui nada que vocês também não possam conseguir, qualquer um pode.” A jovem foi considerada uma das 100 pessoas mais influente do mundo em 2012.

Quando não está criando soluções inovadoras, produzindo conteúdo para a sua escola (sim, ela tem uma), a Menina do Vale gosta de música. Gosta de fazer as próprias músicas, compor nas horas vagas. Além disso, conhecer pessoas é um de seus hobbies preferidos. Aprender tudo sobre tudo também, mas isso não surpreende mais ninguém, não é? Viajar e comer também são coisas que Bel adora fazer. Seu lugar preferido? O Vale do Silício, oras.

Bel diz que deve tudo à sua família, pois desde sempre eles lhe ensinaram valores fundamentais. “Nossa condição financeira não era das melhores, mas amor sempre teve de sobra.” Mesmo com seus pais sempre presentes, Bel resolveu apostar no seu sonho mais ousado, ainda que isso significasse ficar longe da família. Sem medo algum do desconhecido, ela foi atrás do que acreditava. E ainda corre atrás do que acredita todos os dias.

A menina independente e descolada tem um sonho bem tradicional: formar uma família. Mesmo com um histórico de tantas realizações profissionais, Bel ainda tem mais um grande sonho para realizar. Ela quer mudar os caminhos da educação no Brasil. Impossível? Não para ela. Afinal de contas, o não ela já tem.

“Desperdício é fazer o que você não ama”: essa foi uma das frases que mais marcaram durante a sua fala. Após a palestra, Bel surpreendeu mais uma vez e recebeu a todos com muita atenção e carinho, seja para tirar fotos, conversar ou dar autógrafos. Ela demonstrou real interesse pelos seus admiradores, o brilho nos olhos e o sorriso largo denunciavam a realização que Bel sente em estar em contato com o público.

Uma menina admirada por todos e disposta a fazer as coisas realmente acontecerem. Bel quer mudar o mundo. Aos poucos, ouso dizer que está conseguindo.

Texto: Natani Paz

Foto: Mariana Rick

Vídeo: Ana Louíse Diel, Larissa Dorneles e Vanessa Nöthen

Agência de Notícias do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da UNIJUÍ.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...