Aline Schneider, 9º semestre de Farmácia, está concorrendo no Programa Jovens Embaixadores Ambientais desenvolvido para reconhecer estudantes de 18 a 24 anos engajados em ações socioambientais. É um dos mais importantes projetos mundiais de responsabilidade socioambiental da Bayer em benefício da juventude e do meio ambiente e faz parte de uma parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). É realizado desde 1998 e já premiou cerca de 500 jovens de 18 países.
Os oito estudantes ganhadores receberão prêmios em dinheiro para investir em seus projetos, que variam de R$ 2.000,00 a R$ 15 mil, convertido em bolsa de estudos ou mercadorias para uso no projeto.
O PROJETO
O projeto da Aline consiste na utilização de preparações à base de Schinus terebinthifolius Raddi no Controle do Carrapato Bovino. A infestação de bovinos pelo carrapato Rhipicephallus (Boophilus) microplus é um dos principais entraves à pecuária no Brasil, cujas características climáticas favorecem o desenvolvimento desses parasitas na maioria do ano. Além disso, o elevado grau de estresse gerado pelo parasito nos animais reduz o desempenho do rebanho e eleva os custos de produção, além de transmitir agentes infecciosos, reduzindo a qualidade do couro animal, e prejudicando o ganho de peso e a produção de leite. O controle do pela utilização de carrapaticidas sintéticos, pode desenvolver resistência ao produto, bem como gerar resíduos no produto animal e meio ambiente. O uso de plantas é uma alternativa orgânica com menor custo e risco.
Confira o que ela tem a dizer sobre isso:
“Fiquei sabendo do concurso e resolvi inscrever esse trabalho, que já estava em desenvolvimento, juntamente com as professoras Christiane de Fatima Colet, coordenadora, e as professora Ilaine T. Gehrke e Luciana Viero, colaboradoras. A ideia era só arriscar mesmo, porque quem não corre riscos também não conquista nada, e o projeto foi selecionado para votação.
Este tema diz respeito ao cuidado ambiental. O controle de carrapatos bovinos com o uso de preparações a base de aroeira vermelha tem o objetivo de diminuir além dos custos de produção pecuária, os resíduos no produto animal, bem como no meio ambiente (solos e água), além de diminuir o desenvolvimento de resistência dos carrapatos aos produtos sintéticos e o risco de contaminação do aplicador.
Este trabalho é de abrangência interdisciplinar, pois engloba não só a área da Farmácia, como da Química, Medicina Veterinária, Biologia...
Este incentivo é devido a preocupação ambiental. O que cada profissional pode fazer por isso? Estamos tentando fazer a nossa parte!”.
Não vamos deixar de votar pessoal!
Para participar é simples. Clique em “como votar”, “participantes”, Aline Schneider e curtir: https://www.facebook.com/bayerjovensBR/app_266269763466782