Mas este retorno será um pouco diferente, com algumas mudanças, devido a tão comentada nova gripe. Atenta aos cuidados necessários para evitar a propagação da doença entre a comunidade acadêmica, a Reitoria adotou algumas medidas que estão sendo disseminadas entre alunos, colaboradores e docentes. A primeira delas foi a suspensão, por prazo indeterminado, da oferta institucional do chimarrão, podendo a bebida típica gaúcha ser consumida de forma individualizada, e trazida de casa. Outra medida adotada foi a interdição dos bebedouros.
Além disso, a Instituição está distribuindo folhetos e cartazes com orientações sobre as formas de prevenção. Dentre as orientações, está a higienização constante das mãos, com água e sabão e também com o álcool em gel, antisséptico. A orientação é de que cada aluno tenha seu produto para uso individual, já que muitos alunos, especialmente da graduação, se deslocam diariamente de ônibus até o Campus, vindos de outras cidades. A Instituição também está disponibilizando nos locais de maior circulação, como corredores e banheiros, o álcool em gel, que estará em saboneteiras. O antisséptico está sendo produzido na Farmácia-Escola da Universidade.
São cerca de 10 mil alunos que iniciam as aulas hoje. Quem apresentar os sintomas não deve vir à aula, e apresentar atestado junto à Secretaria. Bom retorno às aulas a todos, e, previnam-se!