Nos últimos anos – e especialmente em 2019 – o Brasil tem se deparado com cenas cotidianas de violência. Para debater e jogar luz sobre o tema, a Unijuí FM dedicou um espaço no Rizoma, na última quinta-feira, dia 21 de março. A conversa, intitulada "A sociedade da violência - desvalorização da vida e apologia à morte", levou aos estúdios da Rádio as professoras Ester Hauser e Janaína Machado Sturza, do curso de Direito; e a professora Íris Campos, do curso de Psicologia.
O que há de errado? Talvez essa pergunta seja dura demais, mas como entender o que está acontecendo? Com uma frequência cada vez maior, de maneira pública e sem restrições, a apologia a violência e até a morte, com massacres ocorrendo em várias partes do mundo. Uma guerra sem fronteiras travada em diversas partes do mundo, sem aviso, com o suposto “inimigo” morando ao lado, na porta da frente, na classe ao lado, na rua seguinte. Por que simplesmente não sabemos. Em março de 2019 massacres chamaram a atenção do mundo. Mas eles não são fato isolado, ao contrário, são consequência de sintomas anunciados abertamente em redes sociais, em grupos cada vez maiores e destilando mais ódio. Para falar sobre isso, a partir de ataques como a escola em Suzano, São Paulo, a uma mesquita na Nova Zelândia...e outros fatos tristes que nos chocam estão aqui:
Confira no vídeo a seguir o debate na íntegra:
Rizoma
O tema da semana vai ao ar sempre às quintas-feiras, no Rizoma, às 10h. Na próxima semana o programa traz como tema: A vaidade masculina em ascensão – a expansão do mercado para homens.