|
Estudantes da Universidade da Letônia estiveram na Unijuí e na ExpoIjuí.
Outra cultura, outros costumes e uma temperatura bem diferente do habitual. Dois intercambistas letos trocaram os 5 ºC da Letônia pelo clima tropical do Brasil: Kristiana Meldere e Karlis Lacis participaram de atividades culturais junto à Etnia Leta, durante a ExpoIjuí.
Os dois são alunos da renomada Universidade da Letônia, única instituição de ensino superior do país no seleto grupo das 5% melhores do mundo. Ela é graduada em Estudos Asiáticos, tradutora de mandarim, e mestranda em Estudos Orientais e ele é acadêmico do Curso de Ciência da Computação.
A visita durou apenas uma semana, mas eles tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade e se encantar com a receptividade dos brasileiros. Participaram de uma troca cultural com os visitantes e integrantes da Feira, e ainda, conheceram o Campus da Unijuí, em Ijuí.
Kristiana e Karlis relataram algumas diferenças. Na Letônia, segundo eles, a metodologia dos cursos e o tempo de cada um deles varia. O curso de Kristiana, por exemplo, é de 3 anos enquanto o curso de Karlis tem duração de 4 anos.
Quem também conheceu a Universidade foi a Doutora Baiba Broka, chefe de gabinete da reitoria da Universidade da Letônia. Ela foi recebida pelo Reitor da Unijuí, professor Martinho Luís Kelm, e puderam colocar em discussão ações com o objetivo de estreitar as relações entre as duas universidades. A Unijuí tem convênio de cooperação com a Universidade da Letônia.
Sendo uma das melhores universidades de seu país, lá, diversos programas são ofertados em língua inglesa, tanto em nível de graduação, quanto em nível de mestrado e doutorado. A universidade também dispõe de instalações para estudantes estrangeiros bem como diversas opções de atividades extracurriculares relacionadas ao esporte e lazer.