Blog tá ligado Blog tá ligado
 
 

Uma entrevista com o estudante Mateus Oling Antunes, que realizou intercâmbio na Polônia.

No retorno do intercâmbio, é hora de avaliar a experiência fora do país. Recentemente, o estudante Mateus Oling Antunes, que estuda Direito na Unijuí, retornou da Polônia. Ele realizou intercâmbio na cidade de Lublin, na Universidade Marie-Curie Sklodowska, através de convênio entre as duas universidades. O Tá Ligado conversou com o estudante para contar um pouco do que ele fez por lá. Confira: 

Tá Ligado: Como foi a experiência na Polônia? 

Mateus: Fantástica. A universidade Marie-Curie Sklodowska é muito organizada, possui uma estrutura grande, com vários cursos, é acostumada a receber estudantes de outros países. Todos os professores e coordenadores do meu curso ficaram muito felizes de receber um brasileiro no curso de Direito, o primeiro até então. As aulas são muito diferentes das realizadas no Brasil, tendo uma interação maior entre aluno-professor, não focado em provas e testes como aqui, mas sim no diálogo sobre determinado assunto.

No que se refere à vivência em Lublin, foi fantástico. É uma cidade com 300 mil habitantes, muito organizada, jovem, pois é um polo estudantil com várias outras universidades, e a cidade possui tudo que um jovem estudante procura. Fiz vários amigos de outros países da Europa, estudantes do programa Erasmus, e essa vivência com estrangeiros foi muito enriquecedora. Pude conhecer costumes, hábitos e até mesmo a comida de outros países através desses amigos. Você cria uma família em terra estrangeira, pois a amizade que fica é muito forte.  

Tá Ligado – Como o intercâmbio enriqueceu tua experiência Universitária? 

Mateus: O intercâmbio contribuiu muito para o meu desenvolvimento, não só acadêmico, mas pessoal. No desenvolvimento acadêmico eu pude ver um outro sistema de aulas, diferente do Brasil, que gostei muito. Aprendi um pouco de polonês (curso gratuito para estudantes da UNIJUÍ) junto com outros estrangeiros da universidade Marie-Curie, cursos sobre a história da Polônia (também oferecidos gratuitamente), treinei diariamente meu inglês, e conheci uma nova cultura. No pessoal, foi ainda mais enriquecedor, pois em um semestre eu cresci muito como pessoa. Minha visão de mundo aumentou, meu conhecimento sobre outras culturas e o modo como eles vivem também, e fiz muitas amizades, que transcenderão o intercâmbio. 

Quer fazer um intercâmbio? Saiba mais sobre as possibilidades que a Unijuí oferece no site do Escritório de Relações Internacionais da Universidade.

 








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...