Blog tá ligado Blog tá ligado
 
 

Uma homenagem do Blog Tá Ligado ao dia da literatura brasileira, celebrado no dia 1º de maio.

Escrito por: Eduardo de Vargas Padilha, estudante de Jornalismo da Unijuí

No domingo, 1º de maio, foi comemorado o dia da literatura brasileira, data em homenagem a toda a cultura literária brasileira e que foi definida em razão de ser o aniversário de José de Alencar, importante romancista brasileiro nascido em 1º de maio de 1829.  Em razão da data o blog Tá ligado! selecionou um TOP 5 dos clássicos da nossa literatura.

1º - Começamos com a nossa lista com um clássico do período pré-vestibular. “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo, é um romance de 1890 e conta a péssima situação de moradores das estalagens e cortiços cariocas no fim de do século XIX. O livro é narrado em terceira pessoa, com um narrador que se pode comparar a um deus, narrando acontecimentos de um mundo criado por ele próprio.

2º - Do considerado maior poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, o livro a “Rosa do Povo” apresenta certos temas comuns na lírica drummondiana, como o amor e o cotidiano apreendidos pelo humor. É uma grande obra em questão de quantidade também, tendo em si 55 poemas. É a obra de maior expressão do lirismo social e modernista. 

3º - A terceira dica não é apenas um livro, mas uma trilogia. De Erico Verissimo, a trilogia “O Tempo e o Vento” é uma das maiores obras gaúchas, já tendo sido adaptado para a televisão e o cinema. Dividido em O Continente, O Retrato e O Arquipélago. Foi considerado por muitos como “os livros que mostraram a literatura gaúcha para o resto do Brasil”. Conta com quase 3 mil páginas.

4º - “O Guarani” é uma obra de José de Alencar, que foi originalmente publicada em formato de folhetins durante três meses nas páginas do Diário do Rio de Janeiro. Narrado em terceira pessoa, o romance ambienta-se nas florestas do interior do Rio de Janeiro. Este ambiente é descrito na linguagem poética e detalhada que é peculiar ao estilo de Alencar. A figura central é a do índio Peri, da tribo dos goitacases, fiel amigo do fidalgo português D. Antônio de Mariz e protetor incansável de sua filha Cecília.

5º - A última dica é o romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. Foi o texto que inaugurou o padrão moderno nas letras nacionais. Um misto de romantismo e realismo escrito com independência e originalidade, Machado de Assis criou essa obra prima como a ponte que uniu o passado e o futuro da nossa literatura.  Também escrito em formato de folhetim no ano de 1880 e lançado em livro no ano seguinte, o livro fala sobre escravidão, classes sociais, o cientificismo e o positivismo. Foi um livro marcante e que na época foi recebido de forma estranha pelos críticos. Vale a leitura. 

E aí, gostaram? Então, mãos aos livros!








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...