Blog tá ligado Blog tá ligado
 
 

O primeiro semestre de 2016 já avança e imaginamos que os calouros já tiveram tempo para se conhecerem. Neste post, apresentamos um pouco do perfil dos calouros da Unijuí: conheça uma história de cada câmpus.

Panambi - Formação de pai para filho: Engenharia Mecânica na Unijuí

Destoando um pouco da maioria dos calouros, que entram para a faculdade, no geral, logo após concluírem os estudos no Ensino Médio, Guilherme Simon (de verde, na foto abaixo) já tinha tido ao menos duas experiências de estudos após a formação básica: curso técnico em Mecânica e também cursos na área da aviação. A Universidade veio para agregar essa formação inicial: “Sempre tive curiosidade para saber como as coisas funcionam e como são feitas. E tenho o interesse em solucionar problemas e construir coisas novas. Acho importante para o desenvolvimento um curso superior, por isso estou cursando na Unijuí”, salienta.

Engenharia Mecânica é uma formação de pai e filho. Isso porque nos no 2000 seu pai se formou pelo mesmo curso que ele iniciou neste primeiro semestre de 2016. “Essa conquista fez ele crescer pessoalmente e profissionalmente. Isso foi um grande incentivo pra mim. A minha expectativa é poder ampliar minha visão e conhecimento de mecânica e engenharia. Com isso promover meu crescimento pessoal e intelectual”.

Neste primeiro semestre os primeiros desafios na academia já estão traçados e serão quatro: as disciplinas de Desenho Básico, Pré-cálculo, Química para a Engenharia e Introdução a Engenharia Mecânica. 

 Santa Rosa - Existe idade certa para ingressar na Universidade?

A escolha de um curso superior na adolescência muitas vezes gera muita ansiedade e incerteza. Decidir o futuro profissional aos 17 anos torna-se uma decisão super angustiante. Mas, invertendo um pouco a lógica: e se você teria que escolher uma graduação após os 60 anos, qual seria?

O calouro da Unijuí Milton Baumgartner, 67 anos, decidiu experimentar e optou pelo curso superior de Gestão de Cooperativas, ministrado no Campus Santa Rosa. Ansioso no primeiro dia de aula, o universitário, como se denominou no início da entrevista, relata que estão sendo momentos de descobertas e realização de um sonho.

“Nunca é tarde para começar a estudar, se fosse tarde não estaria aqui. Quando mais jovem, não tive essa oportunidade de estudar e agora a UNIJUÍ em parceria com o Sescoop* me proporcionou um universo de possibilidades”. 

Milton também relata a sensação que está enfrentando os últimos anos em relação a qualificação profissional. “A minha sensação é que precisava buscar novos conhecimentos, pois estava perdendo o meu espaço para outras pessoas mais qualificadas. Por isso decidi voltar para a sala de aula, encarrar cinco disciplinas por semana e muitas horas de estudo”. 

O universitário muito orgulhoso de sua conquista destacou o apoio da família, a vibração da filha e a alegria da esposa e do filho. “Quando contei para a minha filha que estaria cursando uma faculdade ela ficou muito emocionada e vibrou muito com a minha conquista. Meu filho também me apoiou e me parabenizou pelo desafio. Falei para a minha esposa que agora ela tinha um universitário em casa”, sorrindo afirmou Milton.

O calouro também destacou a importância do curso. “O curso vai me auxiliar muito no meu dia-a-dia, trabalho há mais de 40 anos em uma cooperativa, interajo com pessoas todos os dias, pois minha função é auditoria. Quero levar todo esse conhecimento que estou buscando para a empresa e colocar em prática juntamente com os meus colegas”, finaliza Baumgartner. 

* Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS)

Ijuí - Longe de casa para estudar

 Henrique Luís Fontana está a mais de 1,8 mil quilômetros de casa. Natural de Primavera do Leste, Mato Grosso, atualmente reside em Ijuí para cursar Engenharia Civil. Toda essa distância dos amigos e família tem um nobre motivo de ser: graduar-se no ensino superior. "Escolhi a Unijuí por ser uma das universidades de referência no estado, e também por indicação de amigos que estudam na Unijuí. Eu conhecia a faculdade somente de passagem, mas tenho alguns parentes que se formaram nela anos atrás", observa.

Os laços com a Universidade, como ele bem disse, vem de família: teve um tio que se formou em Direito na Unijuí há cerca de 20 anos arás. Família que é natural do Sul, mas que emigrou para as bandas do Mato Grosso antes mesmo de ele nascer.

 

Segundo Henrique, a experiência de estudar na Unijuí tem superado a distância de casa. "Está sendo uma experiência ótima estudar aqui, por mais que a distância seja grande eu acho que cursar essa universidade vai valer a pena o esforço. Ainda estou me adequando quanto à saudade, mas felizmente já tenho alguns amigos aqui que estão me ajudando na adaptação. Minha família encara isso como uma oportunidade para meu crescimento pessoal, já que vou aprender muito nesse período longe de casa, além de poder conhecer novas pessoas, lugares e culturas", complementa.

E os planos vão além de simplesmente cursar a graduação: "eu pretendo encontrar um estágio, fazer novas amizades e me dedicar ao máximo para me tornar o melhor profissional que eu consiga ser", finaliza.

Três Passos - Uma das mais novas calouras da Universidade 

É do campus Três Passos uma das mais novas calouras da Universidade: Morgana Patrícia Webers Bonfanti, com 16 anos, estudante de Direito. "Entrei tão cedo na Universidade pois iniciei o ensino fundamental com apenas 5, por isso tenho um ano de antecedência perante os outros acadêmicos", relata.

 

Determinada, ela tem na ponta da língua os motivos que a trouxeram até a academia. "Eu não escolhi apenas cursar a faculdade de Direito, “Eu escolhi fazer o que amo e acredito”, escolhi esse curso também com o objetivo principal de valorizar mais a minha escrita e a minha leitura, coisas que amo fazer, escolhi esse curso para futuramente atuar em uma área que ajuda e facilita a vida das pessoas com seu trabalho, e por fim, escolhi esse curso pois desde pequenina meus pais me ensinaram o que é certo e o que é errado, o legal e o ilegal, e sei que nada se compara a aprofundar nossos conhecimentos", observa.

Para conquistar tudo que sonhou desde pequena, escolheu a Unijuí. "Tudo de novo que começo em minha vida, levo como um desafio, e agora não seria diferente: entro na Unijuí todos os dias querendo ser melhor que fui ontem, pois uma universidade tão bem conceituada, merece isso de seus acadêmicos", finaliza.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...