|
Josiane Baiotto, aluna do curso de Fisioterapia da UNIJUÍ e atriz do Grupo de Teatro vive, neste domingo, novamente a personagem Marian, personagem principal do espetáculo “As Bruxas”, neste domingo, às 20h, no Sesc em Ijuí.
ENTREVISTA – Josiane Baiotto, interprete de Marian em “As Bruxas”.
Como é para interpretar a Marian?
Josiane Baiotto– Interpretar essa mulher tem uma grande importância. A gente fica pensando nas mulheres da atualidade e se coloca em questão: como era essa mulher no século 15? Todas as lutas que a gente tem hoje em dia enquanto mulher. A Marian é submissa ao marido, ao clero, a uma sociedade em geral. Ela começa a notar isso e busca o que é proibido.
De que forma você se preparou para atuar nesse papel?
Josiane – Nosso diretor indicou livros e filmes, trazendo todo esse contexto medieval. Ela inicia de uma forma, e acaba se descobrindo em atividades que poderia desenvolver para o bem de uma sociedade, mas que era proibida. Mesmo assim vai em busca, não fica calada. É dessa forma que a história se desenvolve.
O que define essa personagem?
Josiane – Uma mulher muito atual. Mesmo sendo submissa, ela não parou, não ficou no seu tempo. Foi a frente disso e arcou com as consequências. É uma mulher que lotou pelos seus direitos
O que o público pode esperar do espetáculo?
Josiane – O espetáculo traz uma reflexão história e traz a questão para os dias de hoje. Para a gente colocar no lugar da Marian. E alguns outros elementos, para que a gente reflitas sobre o nosso cotidiano, nossa vida e a sociedade, para quais caminhos a gente pode seguir que não prejudiquem o direito do outro, a escolha do outro, enfim.
Confira um trecho da peça
O espetáculo
Século XV: Idade Média. A Santa Inquisição é fundada para caçar, julgar e punir os hereges, principalmente as mulheres que exerciam funções na época exclusivas aos homens: a medicina, a literatura, as artes e as ciências em geral. Mulheres que, por sua inteligência, eram consideradas bruxas, feiticeiras, filhas do demônio. O elenco é formado por 55 pessoas: 12 atores do Grupo de Teatro, três ginastas e quatro dançarinas da Cia. Cadagy, além de 36 integrantes do Coral.
A trilha sonora do espetáculo é um elemento importante no jogo de cena. Composta por Ricardo Sensever, ela é baseada nos modos litúrgicos, utilizados na Idade Média. E é cantada ao vivo pelo Coral da Unijuí. Além disso, estarão em cena também, os integrantes da Cia Cadagy, com danças e artes circenses.
Na estreia do espetáculo, realizada no dia 15 de março de 2015, o público lotou o Salão de Atos da UNIJUÍ e aplaudiu em pé ao final.
Serviço
O que: Espetáculo As Bruxas
Quando: domingo, dia 29
Horário: 20h
Onde: Auditório do Sesc, em Ijuí
Ingressos:R$ 10,00*
*estudantes, egressos e idosos pagam meia entrada (estudantes e egressos mediante apresentação do cartão de estudante), além de comerciários.
** Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos