Participar de uma grande reportagem, conhecer todas as etapas de elaboração: definição da pauta, quando as ideias são confrontadas, ao trabalho de campo, que é a parte que envolve a aventura e a emoção de conhecer lugares e pessoas, à escolha das fotografias, a redação e edição dos textos para o jornal impresso e online! Essa será a premiação para o jornalista que for selecionado no concurso “Primeira Pauta” de Zero Hora.
Mateus Andrighetto Tamiozzo, acadêmico do terceiro semestre de Jornalismo da UNIJUÍ, está entre os dez finalistas que aguardam ansiosos pelo resultado final do concurso (que será divulgado no dia 8 de agosto).
Além da observação da equipe em campo, o universitário vencedor do concurso, relatará suas experiências em forma de diário, publicado com a reportagem do jornal Zero Hora.
Conversamos com o Mateus e ele nos contou sobre esta experiência:
Como ficou sabendo deste programa?
É a segunda vez que participo do Primeira Pauta. Ano passado não fiquei sequer entre os 20 na segunda fase. Este ano classificaram-se apenas 10 para a segunda etapa. Fiquei sabendo do concurso pelo ClicRBS, sempre acesso o site.
Como ele funciona?
Na primeira etapa, os alunos tinham que enviar um texto sobre o tema "O que eu espero de um jornal". Então os editores de ZH selecionaram dez textos. Os classificados tiveram que acompanhar um dos jogos do Brasil na primeira fase e escrever um texto com foco na "galera". Tenho até o dia 30 pra enviar. Para a última fase ficam só cinco, que vão a Porto Alegre para a produção de uma matéria na redação e entrevista com os editores. Aí sai o vencedor.
Qual a sensação de chegar entre os finalistas?
O fato de estar entre os semifinalistas já é uma conquista e tanto. Em virtude da não classificação ano passado, fiquei surpreso com a escolha este ano. Vi o resultado pelo ClicRBS e comemorei como se fosse um gol do Inter, haha. A expectativa para esta etapa é a melhor possível, sempre dá aquele nervosismo. O resultado da nova etapa sai dia 18.
No meu texto da primeira fase, busquei citar exemplos de situações e reportagens de Zero Hora. Foquei na questão da ética jornalística e na dificuldade para um jornalista em ser imparcial (praticamente impossível). A agilidade e a apuração correta de fatos em situações que exigem uma produção rápida também foram apontamentos do meu texto.
O texto está disponível no Blog do Editor de ZH:
http://wp.clicrbs.com.br/editor/2010/06/23/em-busca-do-jornalismo-ideal/