Eis que na rotina de conferir e-mails, no dia 15 de abril, uma mensagem nordestina surgiu na Caixa de Entrada do Tá Ligado. Um e-mail pra lá de especial de um baiano “porreta”: Zéu! José Augusto de Pinho Barbosa, agora sociólogo, escreveu pro Tá Ligado sobre a passagem pelo Rio Grande do Sul de 25 baianos, dos quais 14 colaram grau em Sociologia pela Unijuí.
No dia 11 de março, a turma nordestina foi recebida por uma equipe de professores da Universidade, capitaneada pelo Prof. Dr. Enio Waldir da Silva.
No dia 13, aconteceu a solenidade de formatura do curso de Sociologia.
Dia 14, os novos Sociólogos foram a Canela e Gramado e no dia 15, a Porto Alegre, de onde retornaram à Bahia.
O Blog Tá Ligado ficou curioso e quis saber do nosso mais novo sociólogo baiano, como foi essa experiência de estudar em uma Universidade gaúcha, tão distante da terra natal com culturas bem diferentes?!
Confira o que ele diz:
“EaD é uma experiência fascinante; é ter perto de casa uma Instituição referência em Ensino Superior como a UNIJUÍ, que exige do aluno de EaD rendimento tal qual o do aluno de presença diária, pois a quantidade e a qualidade dos trabalhos científicos cobrados, tanto a um como a outro, acabam ocupando, pelo menos, quatro horas diárias do acadêmico.
Para tanto, o curso precisa contar com profissionais de alto gabarito, como são os que lecionaram pra nós. Somos, agora, pessoas completamente diferentes, sociologicamente falando; produtos do desenvolvimento do conteúdo programático da UNIJUÍ; e isso tem interferido positivamente em nossa vida como um todo.
O nosso maior sonho, desde o início do curso, era chegar à Formatura, fazer o juramento e receber o Título de Sociólogo. Foi uma pena não termos marcado presença em massa na solenidade de 13 de março. Mas, vamos fazer a nossa festa na Bahia com os outros 66 colegas que colaram grau por procuração.
A emoção da formatura é indescritível! Até agora a estou saboreando. A UNIJUÍ é de uma organização sem igual. Estamos muito felizes!”
José Augusto de Pinho Barbosa - Sociólogo
Parabéns “arretado” à este povo!