Blog tá ligado Blog tá ligado


Marcos Antonio Ribeiro, 36 anos, formando de Nutrição. Até então, tudo normal, não fosse a história de superação e persistência.

Marcos é de Tenente Portela, índio Kaingang da Terra Indígena Guarita. Desde cedo demonstrou interesse pelos estudos. Aos 18 anos concluiu o magistério, logo em seguida completou um curso de auxiliar de enfermagem. Trabalhou 12 anos com ONGs e com a Funasa. E foi em um desses trabalhos, que encontrou sua vocação: a nutrição.

Depois de desistir várias vezes, retornar, largar tudo e vir para Ijuí com toda a família, trabalhar de empacotador de supermercado para continuar com os estudos e sustentar a família, Marcos, enfim, VENCEU. Hoje, após 9 anos de vida universitária, concluiu o curso de Nutrição na Unijuí.

Ele é o primeiro acadêmico indígena formado pelo curso de Nutrição da Universidade. “Para mim, concluir a graduação é muito importante. É um sonho. Apesar das dificuldades, desafios, obstáculos, preconceito, eu consegui. Mudou a minha vida”, afirmou Marcos, que segundo pesquisa realizada por ele, é o único indígena formado em Nutrição no país.

Mas, essa vitória não era suficiente para ele. O Kaingang foi aprovado ainda para o programa de Mestrado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. No trabalho de conclusão da graduação, Marcos pesquisou sobre a história dos hábitos alimentares Kaingang, especificamente da Terra Indígena do Guarita. A pesquisa, que é um resgate da cultura alimentar do seu povo, serviu de inspiração para o projeto de mestrado.

“O objetivo de qualquer índio que estuda é voltar para a comunidade. É o mínimo que posso fazer, não tenho outro pensamento”, destacou ele.

Alguém ainda duvida da sua força de vontade?









 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...