Tem acadêmico da UNIJUÍ fazendo muita arte por aí, mas calma, não é nenhuma bronca! O acadêmico de Direito, Celso Rodrigues Junior, combina criatividade e tradição natalina na confecção artesanal de guirlandas de natal. Detalhe: as guirlandas são feitas de balas e bombons.
Celso aprendeu a técnica com a avó e se transformou em uma forma de aumentar a renda. No início, confeccionava as guirlandas somente para presentear amigos e familiares, mas com o tempo acabaram chegando as encomendas. “Hoje, além de ser uma terapia, as guirlandas de balas, ajudam a incrementar a renda, sendo que cada uma é vendida a R$ 35”, diz o jovem.
Segundo ele, o trabalho é simples, mas requer alguns cuidados, como a escolha da bala, a utilização de um fio de arame resistente e muita atenção na colocação de aproximadamente 300 balas. “Não existe uma regra para compor as guirlandas, a técnica é apostar sempre na criatividade e no bom gosto, que o enfeite estará pronto”, explica o acadêmico.
O jovem lembra que tudo começou na casa da avô, que fazia as guirlandas e deixava na porta para receber os netos, segundo ele, no lado sempre ficava uma tesourinha para a retirada das balas.
Ele informa que os interessados em confeccionar a sua própria guirlanda de balas, irão precisar de arame, alicate de bico, tesoura, cola quente, fio de nylon, 300 balas da sua preferência e muita criatividade.
Mão na massa pessoal, ou melhor, nos doces! E que venha o Natal.
Obs: A matéria na íntegra, você encontra no Jornal Hora H, edição de 11.12.09.