Vinicius Pagnussat, acadêmico de Administração da UNIJUÍ, realizou um intercâmbio de seis meses na Universidad Autónoma de Madrid.
Quer saber o que ele conta de lá? Confira:
“Fazer uma viagem de intercâmbio sempre esteve nos meus planos, morar em Madrid foi a realização de um sonho e conhecer grande parte da Europa foi um “regalo de Dios”!
Tomar a decisão de dar um tempo na vida profissional e encarar o desafio de morar fora do Brasil, não foi uma tarefa fácil. Quando estava prestes a embarcar para Madrid, mil coisas passavam pela minha cabeça... “Será que vai dar certo? E se não der? Será que vou fazer amigos?” Bom, um mês depois de ter chegado a única coisa que eu pensava era o quanto eu queria renovar meu visto para mais seis meses.
Uma cidade extremamente turística, Madrid alia glamour e beleza à praticidade e segurança. Não é exagero falar que é uma cidade perfeita. Embora não tenha praia, é extremamente viva, harmônica, acolhedora, verde e alegre... Nunca fiz tantos amigos em tão pouco tempo, sem falar que Madrid tem o pescado mais fresco, as melhores corridas de touros (as famosas touradas!), as melhores festas, o melhor transporte, etc..
Madrid tem as suas temperaturas sempre aos extremos, no inverno faz muito frio, no verão é extremamente calor. Assim, no inverno a gente aproveitava a neve e no verão desfrutava das praias de Barcelona - e o que é melhor: com um custo muito baixo (o que é parâmetro, aliás, para qualquer país europeu! Turismo na Europa e uma barbada!).
A experiência foi incrível e inesquecível. Seis meses foi pouco, mas suficiente para despertar o desejo de voltar e continuar exatamente de onde parei. Aprendi e amadureci muito, fiz verdadeiros amigos e criei vínculos. Fazer parte da cidadania europeia e conhecer de perto os principais eixos da economia, política e infraestrutura de um país de primeiro mundo, NÃO TEM PREÇO!
A Universidad Autónoma de Madrid é uma Universidade extremamente organizada: proporciona a seus alunos tranquilidade com relação à adaptação, idioma e, fundamentalmente, às aulas. Com uma dinâmica parecida com a UNIJUI, a UAM também trabalha com sistema de avaliações individualmente pré-estabelecidas em cada disciplina, porém, agrega aos exames questões extremamente práticas e resolução de casos.
É importante dominar o Espanhol e, para isso, a UAM oferece cursos gratuitos que, além de reforçar o conhecimento da língua, ajudam na inserção entre os demais colegas estrangeiros. É importante não perder a data da prova de nível (em que são avaliados os conhecimentos que cada estudante possui do idioma), pois as vagas são limitadas e os atrasados não conseguem participar do curso.
Antes mesmo da chegada a Madrid, a UAM oferece um tutor para auxiliar em tudo que você precisar, tanto no âmbito da Universidade quanto em passeios turísticos. Esse tutor provavelmente será o primeiro amigo dentre muitos que você fará ao longo do intercâmbio.
Para nós, que caminhamos em busca do conhecimento, o intercâmbio é uma ferramenta que traz possibilidades de abrir e expandir os nossos horizontes em busca de evoluir pessoal e profissionalmente, criando formas individuais de pensar e pôr em prática a busca dos nossos ideais.
Agradeço à Deus, à minha família, amigos e à Unijuí pela oportunidade”.