"Sempre acreditei que nossas escolhas determinam o lugar onde estamos e a pessoa a qual nos tornamos. Em 2012, resolvi fazer minha escolha, me despedi dos meus familiares, amigos, do meu trabalho, da faculdade, e resolvi partir para um Intercâmbio na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em Portugal. Para ser intercambista é preciso inicialmente ter coragem de sair rumo ao desconhecido, ao incerto. Sair do aconchego e comodidade do lar, atravessar o oceano, chegar num lugar totalmente desconhecido.
Apesar da facilidade da língua portuguesa ter contribuído muito para que eu pudesse realizar este período de estudos em outro país, logo que cheguei a Portugal notei algumas diferenças gritantes, seja no sotaque ou mesmo em algumas palavras como autocarro (ônibus), comboio (trem), fixe (legal), rapariga (menina), giro (bonito). Contudo, os portugueses são muito receptivos e educados, conhecem e são muito influenciados por nossas músicas, gastronomia e é claro, por nossas novelas!
Nestes meses tive a oportunidade de realizar meu estágio na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto junto ao departamento de Tecnologia Farmacêutica na área de Dermocosmética, conheci muitos equipamentos novos usados no desenvolvimento e teste de novas formulações cosméticas. A Faculdade de Farmácia conta uma infraestrutura excelente, com profissionais muito qualificados, tive a oportunidade de conhecer doutores os quais são autores de livros que usei durante minha graduação, foi muito gratificante.
Gostaria de agradecer à minha família e amigos por todo o apoio para a concretização deste sonho, à professora Angélica Cristiane Moreira, a qual me incentivou na realização deste intercâmbio, ao gabinete de Relações Internacionais da Unijuí, através do qual tive a oportunidade de ser contemplada com uma bolsa do Programa Ciências sem Fronteiras.
Posso afirmar que foram seis meses de muito crescimento e superação, foi preciso começar tudo do zero. Mas valeu a pena cada momento. Um período longe de casa nos possibilita abrir novos horizontes, criar novas expectativas, perceber que tudo é possível, conhecer lugares incríveis, e ao mesmo tempo, aprender a valorizar nossas raízes, nossa cultura".
Carina Hermann realiza intercâmbio em Portugal, na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, pelo Programa Ciências sem Fronteiras, desde setembro de 2012 com retorno previsto para abril de 2013.
|