Rafaela, que é natural de Panambi, agora se prepara para um novo e grande desafio. Em janeiro seguirá rumo à Alemanha, na cidade de Freiburg, onde participará de um Intercâmbio promovido pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Ela é a única gaúcha selecionada para participar desta viagem, que tem todas as despesas custeadas pelo programa.
Confira como Rafaela conquistou esta vaga e veja o recado que ela deixa para todos que também possuem este sonho:
Como você ficou sabendo do intercâmbio?
Rafaela Heming - Em 2010 eu já estava informada sobre todos os pré-requisitos para participar da seleção da Daad (Deutscher Akademischer Austauschdienst ou Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico), mas tinha que esperar chegar ao sexto semestre do curso, o que só aconteceu neste ano. Aí não tive dúvidas, me inscrevi para a seleção.
Como foi a seleção para o intercâmbio?
Era uma prova de língua alemã avançada, no sistema OnDaf, tinha tempo determinado e o resultado era divulgado na hora. Meti a cara nos livros e estudei muito antes da prova, porque mesmo fazendo aulas de alemão há anos, é preciso estudar sozinha, procurar, e foi o que fiz e deu certo.
Porque você decidiu se candidatar para um intercâmbio?
Acredito que só se aprende uma língua integralmente vivendo no contexto da língua. Tem que se comunicar com a moça que corta o pão na padaria, com a família, pegar ônibus, usar do transporte coletivo, se locomover, isto é vivenciar uma língua em sua plenitude. Também quero amarrar nesta viagem parte da minha monografia e voltar pra Alemanha para uma pós-graduação. Este curso que farei é voltado para a pós-graduação, basicamente ele se refere a língua e a cultura alemã.
Quanto tempo você ficará na Alemanha?
O curso é de 9 de janeiro a 19 de fevereiro. Sairei do Brasil no dia 1º de janeiro e retorno no dia 26 de fevereiro. Vou uns dias antes para a ambientação e volto uns dias depois, pois quero visitar Bonn, para colher dados para a minha monografia.
Este intercâmbio terá custos para você?
Tive muita sorte porque esta bolsa de intercâmbio é com tudo pago, passagem, alimentação, estadia, não terá nenhum custo.
Deixe uma dica para quem quer fazer intercâmbio:
Corram atrás, não desistam nunca. Eu estudei em escola pública e muitas vezes a gente pensa ‘isso não é pra mim’, mas não é o que tu tens e sim a tua visão, os teus objetivos. Eu não tinha condições, mas tinha vontade, fui atrás, precisamos estar sempre buscando, não pensar que as coisas vão vir até você. Por maior que o teu sonho seja, vá em busca que tu vai conseguir.