Para quem nunca teve uma experiência no exterior, imaginar a vida fora do Brasil parece coisa de outro mundo. A acadêmica de Nutrição, Carolina Zanetti, passou por essa experiência e garante: “tive uma rotina normal”.
“Minha estadia no Porto foi tranquila e levava uma rotina normal: faculdade, estudos, metrô, ônibus, compras de supermercado, pagamento de contas. O povo, porém, nem de longe é tão acolhedor quanto o nosso, mas consegui me acostumar ao “jeito portuga” de ser e de tratar os desconhecidos. O período no exterior me possibilitou, ainda, conhecer muitos lugares, desde cidades portuguesas, até outros países da Europa e uma parte da África. Viajei para a Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha, França, Marrocos e o deserto do Saara. Vivenciar culturas das mais diversas permitiu expandir a minha visão de mundo e das pessoas”.
Voltar para casa, depois de um intercâmbio, é uma fase de adaptação. Carolina também nos relata este momento: “Hoje, quase um mês de volta ao Brasil, tento realizar um balanço geral e penso que tudo foi válido. A fase de adaptação, as viagens, as pessoas que eu conheci e convivi, a diversidade de culturas e línguas, os momentos bons, os ruins, os acertos e até os erros. E percebo o quão longe podemos chegar, basta querer e vencer os nossos próprios medos”.
Para você que busca ir mais longe, que quer conhecimento, novas vivências e desafios, o intercâmbio é a opção certa. A UNIJUÍ está com inscrições abertas para novos editais de intercâmbio no exterior, relativos ao segundo semestre de 2011. São oferecidas vagas nas diversas áreas, para período de estudos em universidades da Argentina, Portugal, Espanha e Polônia. O prazo para candidaturas se estende até o dia 15 de abril, com divulgação dos resultados no dia 27 de abril.