Blog tá ligado Blog tá ligado
 

Hoje, o Blog da Galera mostra o relato da  aluna de Jornalismo, da UNIJUÍ,  Ethiene Kepler Neves, que está em Intercâmbio na cidade de Porto em Portugal. A acadêmica contou para o Blog, suas vivencias, desafios e curiosidades  na nova Universidade. Acompanhe!

Ter o privilégio de viver um sonho é uma sensação indescritível. Todos os dias, ao sair de casa, aprecio uma realidade completamente distinta da minha. Os meus olhos brilham. Sempre. Às vezes, parece não ser verdade. Há um tempo, tudo não passava de um plano futuro. Hoje, é literalmente o meu presente.

Lembro como se fosse ontem, quando eu decidi ir atrás da burocracia necessária para realizar a viagem (eis a parte desagradável do processo). Mas, quando eu recebi o visto, parecia estar com o mundo em minhas mãos. E, num piscar de olhos, metade da minha trajetória em solo lusitano passou. Ou melhor: voou.  

 

Uma simples caminhada se torna um passeio. Todos os lugares inspiram. O caminho pode ser o mesmo, mas os meus olhos sempre enxergam algo novo. As pessoas, cultura, arquitetura, idioma... É tudo tão semelhante e diferente ao mesmo tempo. Viver em Portugal é um misto de sensações. É “se sentir em casa”, mas carregar a todo instante a saudade no peito.

O choque cultural é inevitável. A educação está impregnada no povo. Um fato marcante foi relacionado ao metrô. Não há fiscalização severa dos tickets. Eu compro; eu valido; eu uso o transporte. Mas, vale lembrar: quem tentar burlar o sistema recebe multa no valor superior a € 100.

A responsabilidade de integrar o time de alunos da Universidade do Porto é enorme. Recentemente, a instituição entrou para a lista das 200 melhores universidades do mundo. O método de ensino justifica o mérito. A UP prepara os seus alunos para o mercado global. A exigência é alta.  

No primeiro semestre deste ano, 1200 estudantes de 91 países estão em regime de mobilidade na instituição.  Destes, 350 são brasileiros. A possibilidade de contato com pessoas dos quatro cantos do mundo existe, mas, cá entre nós, é inevitável se aproximar dos conterrâneos.

 Outro fator imprescindível para os intercambistas é viajar. Desbravar a Europa nunca foi tão fácil (e acessível). As ofertas de voos low cost (baixo custo) são nossas melhores amigas na hora de planejar viagens. Entendeu agora por que aquele seu amigo intercambista possui álbuns de todos os cantos da Europa?

Estudar é o foco principal, mas, nunca ouvi tanto o verbo “aproveitar”. E de fato, o maior e melhor conselho para dar a quem se interessa por uma experiência como esta é: aproveite! Cada segundo aqui é um aprendizado. Voltarei ao Brasil com excesso de bagagem. Bagagem esta impossível de ser extraviada ou roubada. A bagagem mais importante da vida: conhecimento.








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...