|
FIES é estendido para cursos de Mestrado e Doutorado
Uma boa notícia para quem deseja continuar os estudos após a graduação: nesta terça-feira, dia 1° de julho, o ministro da Educação, Henrique Paim, anunciou a ampliação do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) para a pós-graduação. Para aderir ao financiamento as instituições precisam ter cursos bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). O sistema será aberto nesta semana para adesão das instituições privadas e, depois, para estudantes. A portaria que regulamenta a alteração foi publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira, dia 02.
Segundo o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, a iniciativa é uma demanda antiga das instituições não públicas: “É um passo importante para que os estudantes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado dessas instituições se candidatem ao financiamento. Este é mais um avanço na reconhecida pós-graduação brasileira”.
A iniciativa, de acordo com Guimarães, permitirá a ampliação e apresentação de propostas de pós-graduação stricto sensu dessas instituições à Capes. Outra constatação é em relação à expansão dos cursos de mestrado profissional. Os estudantes da modalidade serão contemplados igualmente como os matriculados em mestrados e doutorados acadêmicos.
A importância dos programas de incentivo aos acadêmicos pode ser medida em números. “Hoje, 40% dos estudantes matriculados em instituições de ensino superior privadas são apoiados por programas do Governo Federal – o Fies e o ProUni (Programa Universidade para Todos). Esses programas garantem a presença nas universidades de todos que querem estudar”. Ainda segundo o ministro da Educação, o Fies na graduação se consolidou e alcançou 1,6 milhões de contratos firmados.
De acordo com o MEC, a nova modalidade do Fies poderá atender 31.600 estudantes matriculados em mais de 600 programas de pós-graduação stricto sensu ofertados por cerca de 170 instituições privadas. Não serão contemplados cursos de especialização (lato sensu), de ensino a distância e alunos contemplados com bolsas da Capes pelo Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (Prosup).
Texto: Cristiane Grumicker - Estagiária de Jornalismo/Usina de Ideias - UNIJUÍ