Blog tá ligado Blog tá ligado

Bibliotecas que vão além dos livros

 Acervo é de mais de 350 mil obras
 

Bibliotecas da Unijuí são atrativos para amantes da leitura. Acervo bibliográfico é de mais de 350 mil obras. As bibliotecas da Unijuí deveriam estar entre os ambientes mais visitados pelo universitário. Amplas e espaçosas, elas abrigam em suas prateleiras 358.172 obras catalogadas. 

Quem quiser ficar apenas no papel de leitor pode ler os livros no local. Tem para todos os gostos: drama, suspense, romance, comédia, didáticos.

Os livros didáticos lideram o ranking de empréstimos. Ao todo, são oito bibliotecas que atendem aos câmpus da Unijuí nas cidades de Ijuí, Panambi, Santa Rosa, Três Passos e Tenente Portela.

Segundo a gerente da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, Eleda Passinato Sausen, no ano de 2013 o número de empréstimos de livros passou de 275 mil títulos. “Foram exatamente 275.902 obras retiradas”, enumera.

A universidade, em seu portal na internet, possibilita ao usuário a renovação online dos livros. Em 2013, os usuários realizaram 146.446 procedimentos de renovação pela internet. Já no balcão das bibliotecas e por telefone, foram 64.488. “Esses números revelam que os usuários preferem a renovação da internet, pela comodidade. O balcão acaba sendo para a primeira retirada e, em casos de atraso na devolução, o acerto da multa”, revela a gerente da biblioteca.

Os dados sobre empréstimos de livros e renovações são atualizados no final de cada ano.

O empréstimo tem validade de uma semana, e pode ser renovado. Em casos de atraso, é cobrada do usuário a multa de R$ 1,00 por dia em atraso, em cada livro. O usuário pode retirar até cinco materiais por vez.

Em 2013, 9.204 pessoas usaram os serviços das bibliotecas. O público são alunos, professores, servidores e comunidade externa. Todos devem efetuar um cadastro na biblioteca.

As bibliotecas da Unijuí possuem um quadro funcional de um gerente geral, três bibliotecários e 21 assistentes.

Reservas de livros, pesquisas e renovações podem ser feitas pela internet, no portal da biblioteca.

 

Biblioteca virtual

            Desde 2011, a Unijuí disponibiliza em sua página a biblioteca virtual, com revistas eletrônicas, monografias e livros. “Desde 2011, as monografias com nota superior a 8 são disponibilizadas na biblioteca virtual. Versão impressa só os trabalhos anteriores a este período”, explica a assistente Maiara Ruciele da Silva.

            Apaixonada pela leitura, a assistente confessa que há um ano, desde que foi contratada para trabalhar na biblioteca do câmpus Ijuí, está realizada ao ver tantas obras. “Às vezes, aproveito para colocar a leitura em dia até no intervalo. Atualmente, estou lendo três livros. Adoro romances”, conta a jovem de 23 anos.

 Biblioteca virtual aproxima leitor do acervo em um clique

Livros que fascinam

            A assistente da biblioteca, Rosani Amaral, 46 anos, encontra em cada prateleira recheada de livros um motivo a mais para não deixar de lado o gosto pela leitura. “Os livros motivam. Trabalho há cinco anos nesta biblioteca e acho que, mesmo quem não goste de leitura, acaba se sentindo atraído. Eu sempre fui apaixonada por livros, já cheguei a ler quatros livros por mês, é uma maravilha.” Seu gosto pela leitura faz com que ela sempre oriente indecisos. “A gente sempre dá dicas, muita gente pede sugestão do que ler. É muito bom estimular a leitura em alguém”, destaca Rosani.

            São os assistentes também que avaliam as obras para encaminhá-las ao setor de restauração. Livros que não estão mais em condições de restauração são descartados.

            O estudante de medicina veterinária, Gustavo Bedendo, 19 anos, ainda na infância descobriu na leitura uma forma de aprendizado e entretenimento. Acadêmico na Unijuí há um ano, faz três meses que teve a oportunidade trabalhar na biblioteca do câmpus Ijuí. “É muito bom, é um universo de conhecimentos, onde existem muitas oportunidades de aprender em cada livro, em cada história”.

 

De olhos nos leitores iniciantes

Salas infantis, com ambientes personalizados, nas bibliotecas são estratégias para atrair novos leitores. “No câmpus de Ijuí, onde trabalho, temos uma sala só para os pequenos leitores, é um máximo, desde a organização das prateleiras, sofás... tudo é pensado em quem está começando a ler”, explica Rosani.

 

Hábito de ler cai no Brasil

O brasileiro está lendo menos. É isso que revela a pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, feita pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Ibope Inteligência. Segundo o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores (aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam o estudo) caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011.

A redução da leitura foi medida até entre crianças e adolescentes, que leem por dever escolar. Em 2011, crianças com idades entre 5 e 10 anos leram 5,4 livros, ante 6,9 registrados no levantamento de 2007. O mesmo ocorreu entre os pré-adolescentes de 11 a 13 anos (6,9 ante 8,5) e entre adolescentes de 14 a 17 (5,9 ante 6,6 livros).

Para Gustavo Bedendo, a TV e a internet têm tomado o espaço dos livros e de outras leituras convencionais. “Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam priorizando o que é mais fácil de ser entendido, e assim ocupam o tempo com a televisão, a internet, ao invés de buscar o conhecimento nos livros, por exemplo”.

 

Origem do nome

No dia 29 de outubro do ano de 2003 as bibliotecas da Unijuí foram nomeadas como Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. O nome é uma homenagem ao professor Mario Osorio Marques, falecido em 14 de dezembro de 2002, que foi um dos fundadores da Fidene-Unijuí. Mario Osorio foi um leitor e grande entusiasta da pesquisa, incentivador da produção intelectual do âmbito acadêmico.

Até então as bibliotecas eram conhecidas só como Biblioteca Universitária.

Na data de 29 de outubro comemora-se o “Dia nacional do Livro”, data escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 1810.

 

Texto: Dieison Groff








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...