Blog tá ligado Blog tá ligado
 
 

Os alunos desempenharam as funções de juiz, promotor, assistente de acusação, advogados, réu, testemunhas, jurados e oficiais de justiça.

Alunos do curso de direito da UNIJUÍ Câmpus Santa Rosa realizaram na terça-feira (10), um júri simulado no Salão do Júri no Fórum da Comarca de Santa Rosa. A atividade faz parte da disciplina de Prática Jurídica Penal, ministradas pelas professoras Patrícia Borges Moura e Francieli Formentini.

De acordo com as professoras responsáveis a atividade tem o objetivo de desenvolver a oratória e aproximar os acadêmicos das atividades desempenhadas pelos profissionais do direito junto ao Tribunal do Júri. Os alunos desempenharam as funções de juiz, promotor, assistente de acusação, advogados, réu, testemunhas, jurados e oficiais de justiça.

A atividade contou com o apoio do Poder Judiciário, que cedeu as instalações do Tribunal do Júri para a realização da atividade.

 

Depoimentos dos Acadêmicos:

"Em relação à experiência vivida na noite do dia 10 de junho de 2014, durante a realização do Tribunal do Júri Simulado, acredito que, de todas as situações práticas até então vivenciadas na academia, esta foi, de longe, a de maior aprendizado. Inobstante o fato de todo o cenário ter sido preparado, houve, na verdade, uma experiência muito próxima ao que, de fato, é uma sessão de julgamento real.
Quando aceitei a incumbência de interpretar o Juiz Presidente, tive a sensação de que, dentre as 3 principais funções (Juiz, acusação e defesa), esta seria, com certeza, a mais tranquila de todas. Ledo engano. Talvez não seja a função mais difícil, tendo em vista que não lida diretamente com a defesa ou a acusação do réu. Entretanto, não tenho dúvidas que é a que mais carrega responsabilidades. Isso porque a condução de uma sessão de julgamento pode até parecer uma atividade mecânica, tendo em vista que está basicamente regulamentada, na íntegra, pelo Código de Processo Penal. A prática, por outro lado, mostra-se completamente diversa. As atividades mecânicas, se não compreendidas em seu contexto, podem ser facilmente esquecidas pelo julgador. Todavia, um simples esquecimento pode ensejar, em uma situação verídica, a nulidade completa de diversas horas de oitivas, debates, e questionamentos. Ou seja, os erros que na simulação parecem singelos, em uma situação verídica podem representar um verdadeiro fracasso. Digo que, se eu já tinha admiração pelos profissionais que atuam nos Tribunais do Júri, pela coragem e segurança demonstradas diante de um momento que define os próximos anos de um determinado sujeito, tal experiência elevou o meu respeito e admiração a um patamar muito maior. Ademais, tenho muito a agradecer aos colegas que fizeram parte e contribuíram para a realização de tal sessão de julgamento simulado, tendo em vista que em todos os momentos houve respeito e atenção por parte de todos. Tenho, também, agradecimentos especiais aos colegas Rogério e Ângela, que, em razão de suas largas experiências como serventuários da Justiça, auxiliaram-me com maestria, especialmente na condução da votação dos quesitos. Sem eles, a atividade seria muito mais complicada. Agradeço também aos colegas que, mesmo morando em outras cidades, compareceram para prestigiar a atividade realizada, sempre conscientes de que todos ali estavam em um momento de aprendizado e passível de erros, bem como às professoras Francieli e Patrícia, que tornaram tudo isso possível.
Em uma escala de 1 a 10, posso afirmar que a minha satisfação com a atividade é de11."

Acadêmico: Tiago Werlang


"Participar do Júri Simulado, organizado pelos colegas, com sua coordenação foi uma das melhores experiências que tive durante minha vida acadêmica.
Atividades desta qualidade nos proporcionam acréscimo de conhecimentos e nos qualificam para uma futura carreira jurídica.Talvez uma das maiores dificuldades que os acadêmicos sentem, é no momento em que, sobrevém a necessidade de se expressar em público. Com esse tipo de atividade, o aluno quebra esse tabu. Adquire experiência, principalmente na questão da oratória. Quero dizer que foi com muita satisfação que participei dessa atividade."

Acadêmico: Marco Antônio Kuhn


"Quando surgiu a oportunidade de participar do júri simulado, mesmo abarrotado de funções (trabalho, exame de ordem, provas, etc.), de imediato candidatei-me a uma vaga, preferencialmente a de Promotor de Justiça, atividade a qual admiro muito, sobretudo em razão da forma de agir do Promotor, sempre vinculada aos ideais de justiça. A preparação e execução da atividade superaram as expectativas, especialmente pela competência das professoras na organização e a capacidade e preparação dos colegas que também atuaram no Júri. Ademais, foi uma oportunidade de aprendizado em diversas áreas, principalmente em oratória, Direito Penal e Processo Penal, razão pela qual agradeço muito as professoras Francieli e Patrícia e a UNIJUÍ pela chance de participar da atividade."

Acadêmico: Cássio Ledur Kuhn


"Inicialmente agradeço a oportunidade de ter contribuído para a realização deste trabalho. No dia em que a professora nos informou sobre a atividade do Júri Simulado fiquei um pouco apreensivo, pois nunca havia participado de tal atividade e também havia presenciado apenas um Júri real, o qual foi utilizado para nosso caderno de Audiências. Mas encarei como um desafio. (...) Encarei esta defesa como deveria ser, como seriedade, afinco e de certo modo profissionalismo. Cheguei a uma conclusão que no caso em tela seria melhor traçar uma estratégia de humanização, pois os indícios de autoria e materialidade eram concretos, então me detive única e exclusivamente na técnica de humanizar os jurados, puxando a tese da Legitima Defesa, era o que restava. E assim foi. Foram horas e horas de ensaios, para de certo modo decorar alguns termos, encaixar o discurso no tempo disponibilizado. No fim creio que saiu a contento.
Quanto ao trabalho apresentado na noite do Júri Simulado. Tenho a dizer que gostei. Iniciei muito nervoso, mãos suadas, mas com o passar das palavras as coisas foram amenizando e fui entrando no clima do debate. No final fiz uma breve auto avaliação e me deparei comigo pensando em como me senti bem ali num Júri, aquela adrenalina sendo consumida, foi muito empolgante. Por fim, agradeço a professora e aos colegas que nos deram  oportunidade de passar por esta experiência tão satisfatória."

Acadêmico: Jonathan Bettio

 

“Participar do Júri Simulado foi uma experiência extremamente positiva, tanto para a vida acadêmica, quanto para o futuro profissional. O júri simulado exigiu uma preparação muito semelhante àquela empregada pelos operadores do Direito que atuam em plenário, o que oportunizou grande conhecimento jurídico, como também a responsabilidade de atuar perante um Tribunal do Júri, momento no qual os argumentos expressados interferem diretamente na decisão do Conselho de Sentença e, consequentemente, na vida dos indivíduos envolvidos com fato e na sociedade.
Aconselho a prática do júri simulado àqueles estudantes que são despertados pelo interesse na área criminal ou que nela pretendem se dedicar profissionalmente, e também para os que veem na prática uma forma de superar um desafio e de lutar pelo convencimento dos seus argumentos”.

Acadêmica: Ana Paula Miranda do Rosário

 
 







 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...