Não é segredo para nenhum estudante a importância das anotações feitas em aula. Porém, para que elas se tornem um método de estudo efetivo é essencial que você saiba o que fazer com elas. Confira 4 maneiras de aproveitar melhor as anotações que você faz em aula e evite desperdício de tempo e conhecimento durante seu processo de aprendizagem:
1. Crie testes práticos
Digitalize as notas que você toma em sala de aula e faça uma seleção das melhores. A partir delas, crie um teste prático para que você estude nos dias que antecedem as provas. Lembre-se apenas de atualizar o conteúdo conforme você vai fazendo mais anotações durante as aulas.
2. Destaque palavras-chave
Destaque as palavras-chave do conteúdo por meio de cores e códigos para que você crie cartões de estudo específicos para cada tema agendado para a avaliação. Dessa maneira você organiza seu plano de estudos por meio de cores.
3. Fragmente o conteúdo
Após fazer as anotações durante a aula, releia tudo e fragmente o conteúdo. Divida-o de acordo com temas que se relacionam, ainda que todos os tópicos façam parte de um grande assunto. Isso vai ajudá-lo a entender melhor o que está sendo discutido, além de permitir que você estabeleça conexões sobre o assunto.
4. Faça indicações nas margens
Conforme você vai fazendo as anotações, aproveite as margens para fazer indicações dos assuntos mais importantes. Divida-os por cores ou símbolos, de maneira que, ao revisar o conteúdo anotado, você consiga identificar quais temas podem ser separados ou reagrupados e quais deles podem gerar novas questões para os seus estudos.
Fonte: Universia Brasil