Blog tá ligado Blog tá ligado

E a criatividade?

Segundo semestre chegando, hora de retomar as atividades e projetos! Opa, deu branco? Nem imagina como pode desenvolver estes projetos? Você está com dificuldade para ser criativo? Sair do óbvio? Criar algo novo? Mudar? Veja essa matéria do Yahoo, que aborda como podemos estimular a nossa criatividade:

Beethoven despejava água gelada sobre a cabeça na hora de criar. Já Honoré de Balzac não abria mão de boas xícaras de café para escrever suas histórias. Atributo de liderança mais desejado por profissionais na atualidade, a criatividade até parece dom concedido a um grupo restrito. Mas especialistas garantem que todos nascemos com tal competência, que deve ser estimulada constantemente.

 

 

Segundo pesquisa da americana Creative Education Foundation, até os 3 anos de idade costumamos usar 98% de nossa capacidade criativa, número que cai para 2% após os 30 anos. “É uma habilidade inerente a qualquer ser humano, mas à medida que a gente cresce e vai criando nossos hábitos mentais e rotinas, vamos acessando cada vez menos a criatividade”, justifica Solange Mata Machado, coordenadora do curso de Pós-MBA de Inovação na HSM Educação.

Sérgio Navega, diretor da Intelliwise Research, empresa de pesquisa teórica de inteligência artificial, aponta a alta conectividade social como outro fator que limita nosso potencial de criar. “Com Facebook e Twitter, as pessoas são incentivadas a uma postura de extrema interatividade e isso reduz severamente a possibilidade de reflexão. A consequência é que as possibilidades criativas que dependem de longas viagens mentais subjetivas ficam muito limitadas.”

Para ajudá-lo a sair da rotina e estimular a criatidade, consultamos pessoas que lidam com com ela no seu cotidiano. Veja:

Desligar-se do mundo

“O tempo no processo criativo é crucial. Todo mundo precisa de um período a sós, com suas próprias ideias. Se possível, longe do barulho e daquelas conversas paralelas, às vezes inevitáveis, com um colega ou familiar. Como meu estúdio é casa, criei uma placa que fica pendurada na porta. De um lado vem escrito livre e do outro ocupado. De início pareceu meio hostil, mas todos nos acostumamos a ela e tem funcionado perfeitamente”, aconselha o cartunista Alpino, que trabalha diariamente na confecção das charges do Yahoo! Brasil e ilustrações da “Folha de S.Paulo”, além de fazer cartuns mensais para “Playboy”.

Para Vinicius Maldonado, diretor de arte da Educa Comunicação Educacional, música é o segredo para manter o foco.  “Me eleva o pensamento pra longe, desligo do que tem em volta e a cabeça fica leve. Sem música não dá”, reforça ele, que atua em campanhas publicitárias no mercado educacional.

Persistir e inovar diante das dificuldades
“Muitas vezes o motor do progresso reside exatamente diante de um obstáculo aparentemente intransponível. E é exatamente a necessidade, ou o desafio diante deste obstáculo, que estimula em nós soluções criativas”, observa o diretor de Marketing da TRIP Linhas Aéreas, Emerson Luccas.

“Desenhe seus desafios, dessa forma você  vai começar a olhar para eles de forma diferente. E nunca queira resolver tudo de uma vez, vá separando por partes e adotando ferramentas diferentes para cada uma delas, como desehar, conversar com pessoas, se inspirar em outras áreas”, orienta Solange Machado.

“Uma sugestão é praticar a ideia do ‘revolucionário mental’. Isso está associado à criação consciente, dentro de nossa mente, de um personagem novo. Internamente podemos questionar tudo o que está sendo feito e proposto em nossa vida pessoal e empresarial, não apenas por nós mesmos, mas por todos à nossa volta. É um exercício subjetivo, interno, ninguém precisa saber que estamos fazendo isso. Pensamos: ‘será que não tem outra forma de fazer isso?’, indica Sérgio Navega.

Ser confiante
“Sem confiança suficiente, qualquer um trava e não sairá do ponto inicial. Desenvolvi um truque bem simples e ele tem me ajudado bastante ao criar uma charge, ilustração ou cartum inéditos. Pego a primeira ideia que vem à cabeça e a ponho no papel, como um esboço. Essas primeiras idéias sempre são idiotas e insípidas, mas saber que já tenho um plano B à mão, caso não consiga atingir meu objetivo, ajuda bastante”, conta Alpino.

FONTE: Yahoo








 
Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Coordenadoria de Marketing

Rua do Comércio, 3000
Bairro Universitário
Ijuí - RS
98.700-000
(55) 3332 0692
(55) 3332 0555

Aguarde...
Carregando...