CHEFE: ROSITA DA SILVA SANTOS
Chefe Substituto: -
Mandato: 06 de julho de 2017 a 05 de julho de 2020.
COORDENADORES DOS CURSOS:
Educação Física – Bacharelado - Campus Ijuí - Robson Machado Borges
Educação Física – Bacharelado - Campus Santa Rosa - Robson Machado Borges
Educação Física - Licenciatura - Campus Ijuí - Robson Machado Borges
Educação Física - Licenciatura - Campus Santa Rosa - Robson Machado Borges
Educação Física - Bacharelado - Polo EaD - Robson Machado Borges
Educação Física - Licenciatura - Polo EaD - Robson Machado Borges
História – Licenciatura – Polo EaD – Fabiana Diniz Kurtz da Silva
História – Licenciatura – Campus Ijuí – Fabiana Diniz Kurtz da Silva
Letras: Português e Inglês – Licenciatura – Campus Ijuí – Fabiana Diniz Kurtz da Silva
Letras: Português e Inglês – Licenciatura – Polo EaD – Fabiana Diniz Kurtz da Silva
Pedagogia – Licenciatura – Campus Ijuí - Fabiana Diniz Kurtz da Silva
Pedagogia – Licenciatura – Campus Santa Rosa - Robson Machado Borges
Pedagogia – Licenciatura – Polo EaD - Fabiana Diniz Kurtz da Silva
Psicologia – Bacharelado – Campus Ijuí – Elisiane Felzke Schonardie Costantin
Psicologia – Bacharelado – Campus Santa Rosa – Simoni Antunes Fernandes
Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências – Eva Teresinha de Oliveira Boff
Coordenador do Núcleo de Pesquisa do DHE - Eva Teresinha de Oliveira Boff
Coordenador do Núcleo de Extensão e Cultura do DHE – Julieta Ida Dallepiane
RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2019
Durante o ano de 2019 foram criados no Departamento de Humanidades e Educação - DHE, novos cursos na modalidade a distância: Letras – Português, História, Pedagogia, Educação Física – Licenciatura e Bacharelado. O percurso formativo dos cursos e suas práticas pedagógicas estão organizados de forma articulada e foram concebidos a partir de eixos formativos, constituídos por núcleos. É integrado, ainda, pelas disciplinas que compõem a formação específica de cada curso, disciplinas optativas e eletivas e os projetos integradores, na modalidade a distância. O desafio foi o de se repensar novas propostas, a fim de adequá-las às exigências institucionais e aos novos tempos em que tem crescido a oferta de cursos nesta modalidade no país.
Houve, em 2019, continuação da turma ofertada em 2018 do curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Clínica e lançada a oferta na área de Alfabetização no curso de Pedagogia e percebe-se que é preciso avançar. O desafio, para 2020, é o de propor novos cursos: leitura e escrita, Gestão Escolar e de qualificação para profissionais que atuam nos cursos técnicos, com a necessidade de se repensar novas ofertas, de forma mais integrada e abrangente, com um núcleo comum entre as ofertas.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências é considerado referência e busca proporcionar ao estudante aprofundamento do saber que lhe permita alcançar elevado padrão de competência científica ou técnico-profissional. A pós-graduação é mais um passo em um processo de educação que, mais do que nunca, tem que ser contínuo, permanente. Os saberes de cada um estão em proporção direta com o que se pode esperar de sua atuação profissional, social, política.
O PPGEC, ao longo do ano de 2019, obteve vários resultados positivos, com o ingresso de 27 estudantes em Balsas/Maranhão (nove no doutorado e dezoito no mestrado), sem gerar aumento de custo à Instituição e com um número de pagantes superior aos demais PPGSS, o que justifica um olhar mais atento a esta meta.
Houve também a continuidade de oferta do Curso de Mestrado Profissional em Rede – em Educação Física – PROEF - junto com a UNESP-SP (Coordenadora Geral).
Destaque, também, para o ingresso de novos professores pesquisadores, através da seleção de estágio de Pós-Doutorado para atuação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências, bem como o ingresso, no curso de Doutorado em Educação nas Ciências, de dois intercambistas, Juan Gabriel Perilla Jimenez e Jacqueline Ramirez, via convênio Internacional com a UPN - Universidade Pedagógica Nacional, de Bogotá/Colômbia, o que é uma forma de potencializar as relações de internacionalização. Como fragilidade, considera-se que houve uma redução no número de bolsas, pois um maior número de bolsas implica em maior qualidade de pesquisas, contribuindo para a evolução da nota do PPGEC, de acordo com critérios de avaliação da CAPES. Além disso, é necessário repensar a linha três, tendo em vista a necessidade de contratação de novos professores para orientar nesta área.
No quesito pós-graduação, em 2019, o DHE ofertou a pós-graduação em "Alfabetização", 1ª edição, modalidade a distância. O curso é coordenado pelas docentes Iselda Teresinha Sausen Feil e Lídia Inês Allebrandt. Foram ofertadas 60 vagas, sendo 35 o número mínimo de alunos necessários, conforme projeção orçamentária. Foram onze trancamentos, num total de 34 (trinta e quatro) alunos matriculados. Atualmente, são 23 (vinte e três) alunos com matrícula ativa. A pós-graduação teve início em setembro de 2019 e tem duração máxima de dois anos. O curso visa atender demandas de formação continuada de profissionais com diploma de Curso Superior, preferencialmente em Pedagogia ou outras licenciaturas; pesquisadores e interessados no campo da alfabetização.
Em relação à qualificação profissional, foram efetivadas uma turma de "Prática Supervisionada em Psicologia Clínica", com um aluno; três turmas da "Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: Língua Inglesa", com quinze, vinte e quatro e vinte e um alunos cada uma; uma turma da "Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: Língua Espanhola", com vinte e um alunos; duas turmas Celpe Bras – "Certificado de proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros", com dezenove e dez alunos; uma turma de "Criação de Coreografias em Danças: teoria e prática", com trinta e quatro alunos; e uma turma de "Seminário Temático em Educação: tecnologia, interculturalidade, internacionalização e avaliação e teste de língua inglesa", com seis alunos, ofertado em conjunto com uma disciplina do mestrado.
Com relação à pesquisa, houve o desenvolvimento de dois projetos, com horas institucionais, além de pesquisas desenvolvidas por professores que estão no papdocência. No tocante à extensão, houve um projeto aprovado pelo departamento – o projeto “Traças Digitais” – mas há também outros projetos desenvolvidos por professores do DHE: dois professores no projeto “AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, dois professores no projeto “Cidadania para Todos”, um professor no projeto “Prematuros” e outro no projeto intitulado “Energia Amiga”. Ao longo de 2019, o curso de Psicologia optou pela parceria na construção de Projetos de Extensão com as áreas da saúde e do direito. Neste sentido, foi realizado um trabalho em conjunto com o DCVida, na construção do Projeto de Extensão “Prematuros”, numa interdisciplinaridade entre os cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Psicologia, recebendo aprovação institucional e acolhimento da proposta de trabalho pela Secretaria de Saúde do Município, tendo em vista que as intervenções serão realizadas junto às UBS (Unidades Básicas de Saúde). Por outro lado, foi intensificada a participação, junto ao DCJS, no Projeto de Extensão “Cidadania Para Todos”, numa interdisciplinaridade entre os cursos de Direito, Pedagogia e Psicologia. Portanto, com relação à pesquisa e à extensão houve um incremento bastante positivo no departamento, com intensa participação dos professores e técnicos-administrativos na condução das atividades e no seu resultado.
Em 2019, foi submetido novo projeto ETA (English Teaching Assistant) em parceria com a CAPES e FULBRIGHT, possibilitando que dois professores norte-americanos ficassem vinculados à universidade e ao departamento, para atividades junto aos estudantes e professores da Instituição, com vistas a qualificar conhecimentos e trocas culturais ligadas ao idioma e cultura de língua inglesa. O projeto foi aprovado para os próximos três anos, sem necessidade de nova submissão. Houve, também, a efetivação do Projeto Residência Pedagógica e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) através dos editais CAPES. O objetivo dos programas é o de selecionar Instituições de Ensino Superior (IES) para implementação de projetos inovadores que estimulem articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica. Foram formadas turmas tanto da Residência Pedagógica quanto do PIBID, em Ijuí e Santa Rosa, com participação de estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia, Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas.
No que tange à infraestrutura, os espaços estão sendo revitalizados, de forma a permitir uma melhor utilização dos ambientes, com destaque para os laboratórios de atividades físicas, tanto em Ijuí quanto em Santa Rosa. No tocante à capacitação de gestores e de técnicos-administrativos, houve a reorganização das atividades no departamento, com o quadro de funcionários alterado, em virtude da saída de quatro técnicos-administrativos (três no final de 2018 e um em 2019), havendo a necessidade de qualificar a equipe de funcionários no sentido de atualizar conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento de suas atividades, buscando a melhoria dos processos.
De forma geral, considera-se a atuação da gestão do departamento satisfatória no encaminhamento das atividades e resultados departamentais, com efetiva participação de todos os gestores na tomada de decisões.
Além disso, cabe destacar ações mais específicas efetivadas no departamento neste exercício:
CURSOS DE GRADUAÇÃO (por CAMPUS) |
2019 | |||||
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ESTUDANTES 1° Semestre |
ESTUDANTES 2° Semestre |
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Total | Participaram da Avaliação | Total | Participaram da Avaliação | |||
Modalidade Presencial | ||||||
Campus IJUÍ | ||||||
Educação Física – Bacharelado | 94 | 31 | 75 | 25 | ||
Educação Física - Licenciatura | 60 | 24 | 49 | 19 | ||
História – Licenciatura | 5 | 3 | 0 | 0 | ||
Letras:Português e Inglês – Licenciatura | 59 | 33 | 55 | 21 | ||
Pedagogia – Licenciatura | 69 | 22 | 65 | 22 | ||
Psicologia | 241 | 113 | 223 | 90 | ||
Modalidade Presencial | ||||||
Campus SANTA ROSA | ||||||
Educação Física – Bacharelado | 89 | 35 | 75 | 31 | ||
Educação Física - Licenciatura | 50 | 15 | 52 | 30 | ||
Pedagogia – Licenciatura | 45 | 25 | 35 | 23 | ||
Psicologia | 130 | 46 | 129 | 36 | ||
Modalidade EaD | ||||||
Campus IJUÍ | ||||||
Educação Física - Licenciatura | 8 | 1 | 6 | 2 | ||
História – Licenciatura | 26 | 6 | 18 | 8 | ||
Total | 876 | 354 | 782 | 307 |
FONTE: SIE – 08.05.99.10.03.
COORDENADOR: ROBSON MACHADO BORGES
Foram realizados eventos em parceria com instituições locais em diversas atividades e parcerias, tais como atividades de ação social, com o Rotary, SESI, SESC e escolas.
Um grupo de professores está trabalhando na confecção de materiais didáticos para os novos cursos de Educação Física.
Ocorreu um processo colaborativo de reestruturação das disciplinas para compor os novos PPCs dos cursos de Educação Física. Desse modo, o grupo de professores se envolveu na constituição do material via google drive e, posteriormente, ocorreu um evento culminante de debates e críticas sobre a estrutura curricular.
COORDENADOR: ROBSON MACHADO BORGES
Foram realizados eventos em parceria com instituições locais, tais como o “Dia do bem”, atividades de ação social, com a Prefeitura local, com o Rotary, SESI, SESC e escolas.
Três grupos de estudos estiveram ativos envolvendo muitos estudantes em 2019: o Grupo de Estudos sobre Constituição e Alteração de Saberes na Educação Física (CASEF), coordenado pelo professor Robson Machado Borges, Grupo de Estudos Interdisciplinar em Saúde e Atividade Física, coordenado pelas professoras Simoni Fernandes e Moane Marchesan e o Grupo As práticas pedagógicas do brincar e a ludoteca como espaço de formação das licenciaturas, coordenado pelas professoras Cleia Dorneles e Claudia Seger.
Implementação da Cia. Cadagy em Santa Rosa.- Foram realizados eventos em parceria com instituições locais em diversos eventos, tais como o “Dia do bem”, atividades de ação social, com a Prefeitura local, com o Rotary, SESI, SESC e escolas.
COORDENADOR: ROBSON MACHADO BORGES
Foram criados novos cursos/PPCs para Licenciatura e Bacharelado no formato EaD e envolvimento para captação de estudantes e efetivação de matrículas no curso.
COORDENADORA: FABIANA DINIZ KURTZ DA SILVA
As ações realizadas em 2019 para a implantação do curso foram:
COORDENADORA: FABIANA DINIZ KURTZ DA SILVA
As ações realizadas em 2019 para a implantação do curso foram:
COORDENADORA: FABIANA DINIZ KURTZ DA SILVA
a) Participação no Evento Jornadas de Investigación y Desarrollo Tecnológico Extensión, Vinculación, y Muestra de La Produción 2019, na UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México), com a apresentação e publicação do trabalho Projeto de Extensão Energia Amiga.
b) II Jornada sobre Ensino de Linguagem em Contexto Escolar e II Encontro Nacional de Grupos de Pesquisa sobre Gêneros Orais, de 25 a 27 de Setembro de 2019, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a apresentação e publicação do trabalho O Projeto Energia Amiga e o Papel da Língua Portuguesa nas Áreas das Engenharias.
COORDENADORA: FABIANA DINIZ KURTZ DA SILVA
O PPC foi elaborado em 2019 e a modalidade (hibridização do ensino, etc.) tomada como tema fundamental para ações futuras do curso, com envolvimento para captação de estudantes e efetivação de matrículas no curso, visando integrar ensino, pesquisa e extensão, tanto no curso presencial (dupla habilitação) como no recém criado a distância (Português).
COORDENADORA: FABIANA DINIZ KURTZ DA SILVA
Residência Pedagógica Ijuí/Santa Rosa
Pedagogia Santa Rosa
O grupo de estudos “As Práticas Pedagógicas do Brincar e a Ludoteca como Espaço de Formação das Licenciaturas” tem por objetivos contribuir no processo de formação dos estudantes dos cursos de Educação Física e Pedagogia da UNIJUÍ, principalmente no que se refere aos fundamentos e metodologias do ensino, cuja centralidade é construir, aprofundar e sistematizar conhecimento sobre o brincar/lúdico, bem como, a construção de um referencial teórico-prático interdisciplinar.
COORDENADORA:
FABIANA DINIZ KURTZ DA SILVA
O PPC foi elaborado em 2019 e a modalidade tomada como tema fundamental para ações futuras do curso, com envolvimento para captação de estudantes e efetivação de matrículas no curso, visando integrar ensino, pesquisa e extensão.
COORDENADOR: ROBSON MACHADO BORGES
COORDENADORA: ELISIANE FELZKE SCHONARDIE COSTANTIN
COORDENADORA: SIMONI ANTUNES FERNANDES
COORDENADORAS: Iselda Teresinha Sausen Feil e Lídia Inês Allebrandt
Local de oferta: Campus Ijuí - EaD
Carga horária: 360h
Público-alvo: O curso visa atender demandas de formação continuada de profissionais com diploma de Curso Superior, preferencialmente em Pedagogia ou outras licenciaturas; pesquisadores e interessados no campo da alfabetização
Início e término do Curso: 27/09/2019 a 26/09/2021
Total de estudantes no Curso | 23 |
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Benefícios: | Nº de estudantes |
Pagante Integral | 04 |
Bolsa Acordo Sindical (50%) | 03 |
Egressos (15%) | 12 |
Conveniadas (10%) | 04 |
Práticas Supervisionada em Psicologia Clínica | |||
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Período: fevereiro | |||
Local de oferta: Santa Rosa | |||
Carga horária: 04 horas | |||
Total de Participantes: 01 | Pagante integral (100%): 01 | Estudantes/Egressos (10%): - |
Celpe Bras - Certificado de Proficiência em língua Portuguesa para Estrangeiros | |||
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Período: Maio | |||
Local de oferta: Ijuí | |||
Carga horária: 08 horas | |||
Total de Participantes: 19 | Pagante integral (100%): 19 | Estudantes/Egressos (10%): - |
Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: Língua Inglesa - 21ª Edição | |||
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Período: Maio | |||
Local de oferta: Ijuí | |||
Carga horária: 04 horas | |||
Total de Participantes: 15 | Pagante integral (100%): 02 | Estudantes/Egressos (10%): 13 |
Criação de Coreografias em Danças: teoria e prática | |||
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Período: Junho | |||
Local de oferta: Santa Rosa | |||
Carga horária: 08 horas | |||
Total de Participantes: 34 | Pagante integral (100%): 22 | Estudantes/Egressos (10%): 12 |
Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: Língua Inglesa - 22ª Edição | |||
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Período: Julho | |||
Local de oferta: Ijuí | |||
Carga horária: 04 horas | |||
Total de Participantes: 24 | Pagante integral (100%): 02 | Estudantes/Egressos (10%): 22 |
Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: Língua Espanhola - 20ª Edição | |||
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Período: Setembro | |||
Local de oferta: Ijuí | |||
Carga horária: 04 horas | |||
Total de Participantes: 21 | Pagante integral (100%): 01 | Estudantes/Egressos (10%): 20 |
Celpe Bras - Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros | |||
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Período: Outubro | |||
Local de oferta: Ijuí | |||
Carga horária: 08 horas | |||
Total de Participantes: 10 | Pagante integral (100%): 10 | Estudantes/Egressos (10%): |
Prova de Proficiência em Língua Estrangeira: Língua Inglesa - 23ª Edição | |||
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Período: Outubro | |||
Local de oferta: Ijuí | |||
Carga horária: 04 horas | |||
Total de Participantes: 21 | Pagante integral (100%): 03 | Estudantes/Egressos (10%): 18 |
Seminário Temático em Educação: tecnologia, interculturalidade, internacionalização e avaliação e teste de língua inglesa - ofertado com o Mestrado | |||
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Período: Outubro | |||
Local de oferta: Ijuí | |||
Carga horária: 30 horas | |||
Total de Participantes: 06 | Pagante integral (100%): 06 | Estudantes/Egressos (10%): - |
COORDENADORA: EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF
Destaca-se algumas atividades realizadas pelo PPGEC:
COORDENADORA: EVA TERESINHA DE OLIVEIRA BOFF
O DHE vem aprofundando sua inserção na pesquisa institucional através dos diferentes projetos desenvolvidos pelos seus professores. Destaca-se a ampla inserção do corpo professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências na realização de projetos vinculados às suas linhas de pesquisa, com a participação de bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos.
Pela coordenação da pesquisa do departamento são avaliados e aprovados os pedidos de bolsas de iniciação científica, bem como avaliados e aprovados os relatórios dos bolsistas. As pesquisas são todas articuladas com temas da formação desses graduandos, conferindo maior qualidade às suas carreiras acadêmicas, observada tanto pela presença destacada desses estudantes em suas turmas, como pela busca de formação em nível de pós-graduação após a conclusão de suas graduações.
Já as pesquisas de mestrandos e de doutorandos se articulam com o amplo leque de estudos vinculados à formação humana em geral e/ou à educação escolar e acadêmica especificamente. Boa parte dessas pesquisas se vincula à formação básica, nos níveis da educação infantil, fundamental e média. Muitos desses pós-graduandos já possuem vínculo formal de trabalho com esses níveis de formação, com o que suas pesquisas ganham maior aderência para com os contextos de sua inserção.
Todos os professores pesquisadores têm vínculos com pesquisadores de sua respectiva área, seja através da articulação com grupos interinstitucionais, seja através da participação em sociedades ou organizações científicas.
O DHE tem obtido êxito no pleito de recursos externos para a realização de parte de suas pesquisas junto a órgãos de fomento, como a FAPERGS, como é o caso do projeto de pesquisa aprovado pela linha de pesquisa “Teorias Pedagógicas e Dimensões Éticas e Políticas da Educação”, intitulado “A especificidade da educação escolar nas sociedades republicanas e democráticas”. Esse projeto se realizará ao longo de três anos junto a uma escola da rede estadual de ensino de Ijuí.
Sob a coordenação da professora Drª Helena Copetti Callai vem sendo realizado o projeto “A cidade e a criança, um caminho para a educação geográfica e formação cidadã”, com o financiamento do CNPq através de concessão de bolsa de Produtividade em Pesquisa.
Sob a coordenação das professoras doutoras Marli Frison e Lenir Basso Zanon teve a continuidade do projeto MoEduCiTec, que se propõe a criar e manter um amplo espaço de interação e formação de estudantes e professores - da educação básica e superior, vinculados a todos os níveis e modalidades de ensino, em todas as áreas de conhecimento - para socialização dos aprendizados e produções em Educação Científica e Tecnológica decorrentes do ensino vivenciado em salas de aula. Tal projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento de processos de construção de conhecimentos como forma de sistematização e publicização das produções estudantis aliados às múltiplas capacidades humanas, contribuindo para a autonomia intelectual dos educandos e dos educadores, pelo incentivo à circulação de conhecimentos sobre a Educação Científica e Tecnológica, mobilizadores e fortalecedores das interações entre professores, estudantes, pesquisadores e visitantes da MoEduCiTec.
Sob a coordenação da professora Drª Eva Boff, está sendo implementado o Projeto Interinstitucional intitulado “Processo interativo de formação do professor: uma rede de pesquisa para a produção de um currículo emancipatório”, envolvendo quatro instituições nacionais (UNIJUÍ, UFRGS, UFG, UESC/BA) e uma internacional (Uminho/Braga/Portugal), professores de Educação Básica e estudantes de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), coordenado pela professora Drª Eva Teresinha de Oliveira Boff. O objetivo central da pesquisa é constituir um processo interativo de formação professor, para compartilhar, refletir e investigar os obstáculos, tensões e desafios vivenciados por professores de Educação Básica e Superior, para desenvolver a proposta de inovação curricular denominada Situação de Estudo (SE). Esse projeto está financiado pela FAPERGS pelo Edital PqG 2/ 2017 (vigência 2018-2020).
Sob a coordenação da professora Drª Eva Boff e no Âmbito do Edital FAPERGS/CAPES 03/2018 - PRÓ-EQUIPAMENTOS está sendo implementado o projeto “Aquisição de equipamentos para sala de videoconferência dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIJUÍ”. O objetivo do projeto é constituir um ambiente de interlocução virtual visando ampliar as interações interinstitucionais a distância, com boa qualidade de comunicação, bem como possibilitar o desenvolvimento de pesquisas e seminários internacionais. O recurso obtido foi no valor de R$ 49.635,00.
Título: A CRIANÇA E A CIDADE: CONHECENDO, INTERPRETANDO E PRESERVANDO O PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO
Coordenadora: HELENA COPETTI CALLAI
Período de realização da pesquisa: 01/02/2019 - 01/02/2022
Apresentação: O projeto de pesquisa agora apresentado é um desdobramento das pesquisas que são realizadas no contexto do Grupo de pesquisa? Ensino e metodologias em geografia e ciências sociais? que congrega professores da UNIJUÍ, mais precisamente envolvidos no PPGEC. Doutorandos, mestrandos, bolsistas de iniciação científica, pós-doutorandos e egressos se agrupam por meio das discussões que têm como referência as questões da cidade e da cidadania, cada um desenvolvendo seu projeto de pesquisa. Sustentam essa articulação neste momento as pesquisas sob minha coordenação que dizem do meu trabalho como pesquisadora do CNPq - bolsista de produtividade em pesquisa A cidade e a criança, um caminho para a educação geográfica e formação cidadã que terá início em março de 2019 e do atual que está se encaminhando para o encerramento em fevereiro de 2019. Escala de análise como ferramenta intelectual para educação cidadã: O estudo da cidade como o lócus de vida da população e com o projeto Pesquisador Gaúcho/FAPERGS. A educação geográfica: Escala de análise como ferramenta intelectual para educação cidadã que está em andamento.
O projeto está adscrito ao DHE - Departamento de Humanidades e Educação em parceria com o DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias e alocado para o seu desenvolvimento junto ao PPGEC - Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, por força do Grupo de pesquisa.
Público-alvo: Professores da Educação Básica.
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Resultados:
Título: ENTRE MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: A DESCONSIDERAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS DITADURAS MILITARES
Coordenador: IVO DOS SANTOS CANABARRO
Período de realização da pesquisa: 21/03/2012 - 31/08/2019
Apresentação: O presente projeto de pesquisa analisa a desconsideração dos direitos humanos nos períodos autoritários no Brasil. Com ênfase maior para a ditadura militar de (1964 a 1985), pois neste período foram constatados muitos casos de desconsideração dos direitos humanos e direitos fundamentais. Procura-se o entendimento dos direitos de transição, ou seja, a recuperação da cidadania das pessoas atingidas pelas torturas, prisões e mesmo as famílias dos desaparecidos e mortos pelo regime militar.
Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes, Estudantes (intercâmbio).
Resultados:
No ano de 2019 continuamos com as atividades efetivas no projeto, pesquisando os relatórios da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Os relatórios em número de 3 totalizam mais de 3 mil páginas. Conseguimos no decorrer do ano pesquisar casos de pessoas torturadas e/ou desaparecidas durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985). Os casos analisados foram realizados pelo pesquisador com o auxílio de uma bolsista de iniciação científica (Pibic/CNPq). Fizemos uma catalogação dos casos estudados tabelando pelas distintas tipologias de análise. Todos os casos pesquisados vão fazer parte de um banco de dados que futuramente será montado e colocado à disposição dos pesquisadores. Participamos de eventos divulgando a pesquisa, bem como realizamos publicações sobre o tema do projeto.
Título: A HISTÓRIA PELA FOTOGRAFIA - FASE II
Coordenador: IVO DOS SANTOS CANABARRO
Período de realização da pesquisa: 21/09/2010 - 31/07/2020
Apresentação: O presente projeto de pesquisa investiga dimensões da cultura visual no Estado do Rio Grande do Sul, com um enfoque mais direcionado para o Noroeste do Estado. As investigações acontecem no Museu Antropológico Diretor Pestana, principalmente nas coleções Família Beck e Eduardo Jaunsem, que são coleções fotográficas que comportam partes significativas da História do século XX no RS. Nesta fase da pesquisa o centro de investigações é a Coleção Família Beck, que comporta fotografias, negativos de vidro.
Público-alvo: Comunidade científica, Estudantes, Estudantes (intercâmbio).
Resultados:
No decorrer do ano de 2019 desenvolvemos várias atividades no projeto de pesquisa. As atividades contemplaram a pesquisa de campo no Museu Antropológico Diretor Pestana com o auxílio do bolsista de iniciação científica (Pibic/Fapergs). As atividades de pesquisa de campo contemplam os acervos de imagens no referido arquivo do museu. Todo o trabalho de pesquisa requer uma série de cuidados e métodos que vão desde a coleta de dados, a classificação e a posterior análise. Os dados pesquisados vão contemplar um banco de dados em parceria com o Museu. Neste ano de 2019 tivemos uma importante publicação em uma das revistas mais renomadas de acervos do Brasil. Revista Acervo do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, um reconhecimento a nossa relevante pesquisa desenvolvida aqui na Universidade.
Título: USO DE COMPUTADOR, PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E FUNÇÃO COGNITIVA DE PESSOAS IDOSAS
Coordenador: MOANE MARCHESAN KRUG
Período de realização da pesquisa: 01/01/2016 - 31/12/2019
Apresentação: O aumento da população idosa é amplamente discutido em diferentes áreas. Uma das consequências que esta população enfrenta é a perda cognitiva que, em estágio mais avançado, leva os idosos a incapacidades psicossociais e física, impossibilitando os idosos de seguir suas atividades rotineiras. Sendo assim, esta pesquisa visa contribuir com a reabilitação e a manutenção do estado cognitivo de idosos, proporcionando autonomia e qualidade de vida para este estrato etário.
Público-alvo: Idosos
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Resultados:
Os resultados encontrados nesta pesquisa são de grande valia para a área, uma vez que mostraram que um programa de reabilitação cognitiva é capaz de proporcionar efeitos positivos na cognição e auxilia na redução dos sintomas depressivos de idosos institucionalizados. Ainda, muitos são os benefícios percebidos pelos participantes e pela equipe de profissionais, como por exemplo a melhora da qualidade de vida, da socialização e do humor.
Tendo em vista que o desfecho principal deste estudo foi a cognição, os dados referentes a esta variável serão abordados. Foi possível perceber que, antes da intervenção, a maioria dos idosos apresentavam déficit cognitivo grave e, após a intervenção, a maioria apresentava déficit cognitivo leve. Além disso, com relação à diferença entre pré e pós-teste identificou-se aumento significativo (p<0,001) na cognição dos idosos após a participação na intervenção (pré-teste= 8,6±3,1; IC=7,28-9,99; pós-teste=17,6±3,1; IC= 14,12 ? 21,05).
Desta maneira, fica evidente a importância dessas práticas para a saúde dessa população e justifica-se a inserção de profissionais de Educação Física junto à instituições de longa permanência, com intuito de promover a qualidade de vida de idosos que nelas residem.
Título: ALTERAÇÃO DE SABERES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A PESQUISA-AÇÃO COMO FORMA DE INTERVENÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA
Coordenador: ROBSON MACHADO BORGES
Período de realização da pesquisa: 01/08/2017 - 01/08/2022
Apresentação: Este estudo se constitui na utilização da pesquisa-ação como forma de intervenção metodológica na tentativa de alteração de concepções de ensinantes de Educação Física, acerca de suas atuações laborais em diferentes espaços (Licenciatura e Bacharelado), na região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
Público-alvo: Estudantes, Professores da Educação Básica.
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Resultados: Em 2019 os resultados relacionados ao projeto de pesquisa Alteração de saberes em Educação Física: a pesquisa-ação como forma de intervenção na formação continuada foram excelentes. Efetivamente, foram 5 produções publicadas, além de outras encaminhadas para publicação.
As pesquisas publicadas foram: 1 livro, 1 capítulo de livro, 1 artigo em revista, 1 resumo expandido em congresso internacional e 1 trabalho de conclusão de curso.
Título: PRÁTICAS COOPERATIVAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL
Coordenador: WALTER FRANTZ
Período de realização da pesquisa: 01/02/2018 - 01/02/2021
Apresentação: O projeto de pesquisa tem como objeto de estudo o cooperativismo, no contexto da sociedade atual. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. No sistema econômico de produção concorrencial, hoje, sempre mais globalizado, embasado na inovação e flexibilidade, redefine-se o significado histórico da organização cooperativa, sempre mais, atrelada à lógica de expansão e acumulação privada do capital. A lógica do capital se afirmou, especialmente, desde o século XIX, como motivação para a produção e a distribuição dos bens e das riquezas (POLANYI, 2000). Diante disso, impõe-se uma pergunta central, buscando compreender a problemática da cooperação, no mundo atual: Qual o lugar da organização cooperativa no contexto desse cenário?
Público-alvo: Organizações/movimentos populares.
Resultados:
A organização cooperativa, em determinado contexto de relações sociais, especialmente, no campo da economia, pode vir a ser a força do lugar. Desse modo, práticas cooperativas podem se traduzir em desenvolvimento local pela construção de consciência e força nas relações sociais, especialmente, do campo político e econômico. No cenário hegemônico do sistema de produção e distribuição das riquezas, as relações sociais são, predominantemente, competitivas e concorrenciais, orientadas pela lógica da acumulação capitalista. Em razão disso, para grande parte da população é cada vez mais difícil a inserção nas relações do sistema de produção e distribuição das riquezas diretamente. Evidencia-se a necessidade de novas relações econômicas, novas relações de trabalho, novas relações de poder, de novos conhecimentos. Dessas constatações podem nascer perspectivas de atuação, pois, um cenário de crise constitui também possibilidades de alternativas. Para a maioria dos seres humanos, certamente, está posto o desafio de construir novos referenciais de orientação para suas práticas, especialmente, com relação às questões sociais e ambientais. O cenário aponta a necessidade de construção de novos mecanismos de defesa às economias mais fracas, diante do poder dos mercados, submetidos à lógica do capital. A constituição de instrumentos adequados e a definição de caminhos concretos de desenvolvimento, especialmente, de desenvolvimento local, continuam sendo questões centrais desafiadoras. Na realidade da economia de mercado não existem apenas os aspectos competitivos. Muitos são os aspectos cooperativos, que podem constituir caminhos de intervenção em processos sociais de desenvolvimento. A organização cooperativa e as ações de cooperação, por sua natureza social, pelo seu sentido econômico e pelos seus significados culturais e de formação política, podem se constituir em caminhos de um processo de desenvolvimento local mais sustentável. Assim, a organização cooperativa se afirma como uma força de promoção de relações culturais, sociais, políticas e econômicas, recolocando a questão local no contexto das forças que atuam na complexidade dos processos de desenvolvimento de uma sociedade.
Título: TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: LIMITES E POTENCIALIDADES DE EXPERIÊNCIAS COLABORATIVAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Coordenador: FERNANDO JAIME GONZÁLEZ
Período de realização da pesquisa: 01/01/2013 - 31/07/2018
Apresentação: Esta pesquisa-ação tem se direcionado ao estudo dos limites e potencialidades de experiências colaborativas de formação profissional para a transformação da prática pedagógica da Educação Física escolar. Este ano, pontualmente, temos dado continuidade ao processo de colaboração no desenvolvimento de projetos de estudos e unidades didáticas para a disciplina Educação Física escolar em uma Escola de Ensino Fundamental e duas de Ensino Médio.
Público-alvo: Estudantes
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Resultados:
O ano de 2019 se caracterizou pelo processo de encerramento deste projeto de pesquisa. O período foi dedicado às últimas sistematizações das atividades de pesquisa desenvolvidas desde 2013, sem atividades de campo.
Em linhas gerais, é possível afirmar que o projeto alcançou seus objetivos permitindo um avanço significativo na compreensão dos limites e potencialidades de experiências colaborativas de formação continuada. O projeto de pesquisa gerou diversos produtos, muitos deles materializados em publicações, mas também outros como, por exemplo, ajudou a pensar e formular o Mestrado Profissional em Rede: Educação Física - PROEF da UNESP e seus respectivas instituições associadas.
O projeto também foi um elo importante com as discussões desenvolvidas na REIIPEFE - Rede Internacional de Investigação Pedagógica em Educação Física Escolar (https://reiipefe.com/). Diferentes grupos de pesquisa integrantes da rede se inspiraram na forma de trabalho desenvolvida no grupo.
Podemos afirmar que a experiência desenvolvida ao longo de todos estes anos também impactou a formulação da Base Nacional Comum Curricular do país (BRASIL, 2017). Como participante da comissão de especialistas da disciplina Educação Física, a qual estruturou a versão original do documento, terminei focando durante o processo várias das aprendizagens originadas no projeto, particularmente, aquelas vinculadas à elaboração coletiva com professores de Educação Básica de propostas curriculares, bem como a forma de apresentar e comunicar às mesmas.
É possível dizer que diferentes trabalhos de estudantes tanto de iniciação científica, conclusão de cursos, dissertações e até teses foram/são influenciadas pelas experiências de pesquisas desenvolvidas no projeto. Atualmente diferentes bolsistas de iniciação científica e professores que desenvolveram atividades no projeto continuam na trilha da pesquisa-ação e a formação colaborativa na Educação Física.
COORDENADORA: JULIETA IDA DALLEPIANE
Em 2019 houve avanços no tocante à extensão no departamento. Destaque para a aprovação de Projeto de Extensão Ação Comunitária “Traças digitais” e a participação do DHE em outros Projetos Interdepartamentais como “Energia Amiga”, “Cidadania para Todos” e “AppGo”, em parceria com outros departamentos. Relações interinstitucionais com Universidades, como UFSM, e participação em eventos regionais, estaduais, nacional e internacional, com socialização de produções resultantes dos Projetos e relações com as escolas parceiras da rede pública e privada. Ações de extensão através da formação continuada com palestras, cursos de curta duração e especializações em execução e outras previstas para 2020.
Muito importante a participação do DHE/UNIJUÍ/CAPES nos Programas de Residência Pedagógica e no PIBID, iniciados em agosto de 2018-2019-2020, o que propicia bolsas de extensão/ensino nos Campi de Santa Rosa e Ijuí.
No Campus Santa Rosa, o Programa Residência com bolsas para estudantes de Educação Física e Pedagogia, atingindo quarenta bolsas para estudantes, cinco para preceptores e duas bolsas para orientadores.
No Campus Ijuí, o Curso de Pedagogia conta com oito bolsas para estudantes, uma preceptora e uma orientadora. Já o Projeto multidisciplinar possui vinte e quatro bolsistas de diferentes cursos (Letras, Ciências Biológicas, Matemática).
No Programa PIBID em Ijuí, há 24 (vinte e quatro) bolsas para estudantes de Educação Física, vinte e quatro bolsas para o projeto multidisciplinar Pedagogia, Letras e Matemática; quatro coordenadores de área, seis professores de escola pública estadual e municipal e coordenação institucional.
Com relação a extensão, outras ações foram desenvolvidas, tais como:
Coordenador: ANDERSON AMARAL DE OLIVEIRA
Período de realização: 02/01/2019 - 31/12/2020
Apresentação: Este projeto propõe a produção e distribuição de audiolivros a partir do trabalho conjunto de professores e alunos de escolas de ensino médio, de estudantes e professores de cursos de graduação (Letras, História e Jornalismo) e da Rádio Educativa Unijuí FM. Propõe-se como forma de integrar a universidade à comunidade, em espaços educativos escolares, conforme definido na Política e Diretrizes de Extensão da UNIJUÍ (2013) para o Programa de Educação e Formação de Professores. Isso pelo desenvolvimento de respostas conjuntas para o problema do baixo índice de proficiência em leitura em nosso país, evidenciado pelas pesquisas divulgadas pelo Instituto Pró-Livro (2016), as quais apontam que 44% da população brasileira é de não-leitores. Assim, o projeto mostra-se em consonância com a política de extensão da UNIJUÍ, uma vez que articula docentes, discentes e comunidade regional, reafirmando o compromisso da UNIJUÍ como universidade comunitária.
A busca de respostas criativas para demandas do ensino da leitura e da literatura urgem diante da conhecida precariedade da educação brasileira, apontada pelos alarmantes índices de desempenho dos estudantes. Os dados do Pisa revelam que entre 65 países avaliados o Brasil ocupou o 53º lugar, com 410 pontos em leitura, ficando abaixo da média de 498 pontos dos demais países (OECD, 2012). O relatório da Unesco de 2015, por sua vez (UNESCO, 2015) indica que o Brasil ainda permanece como um dos países que menos investe por aluno na educação primária e secundária. Os dados do IDEB[1] de 2015 demonstram que não atingimos as metas estabelecidas pelo próprio Ministério da Educação, especialmente para o ensino médio e anos finais do ensino fundamental.
O Instituto Pró-Livro (2016) aponta também, no que se refere à média de leitura em 2015, que essa não chega nem a um livro de literatura lido por inteiro por vontade própria. Portanto, trabalhar com o texto literário em suas múltiplas possibilidades, proporciona oportunidades para o desenvolvimento cultural e de letramento da comunidade, aliando a formação de nível básico, formação inicial e continuada de professores, empregando para isso a inovação tecnológica aliada à valorização da herança cultural brasileira. A literatura, dessa maneira, ganha novas formas de projeção e inserção na sociedade, buscando a autonomia e a educação dos sujeitos, considerando-se para isso a tradução semiótica do meio impresso para os meios radiofônicos e digitais de forma gratuita por meio da internet.
Outro fator relevante é a preocupação com a acessibilidade, de modo que, a literatura gravada em áudio, permite que a fruição do texto ficcional fique disponível em alta qualidade para uma maior audiência especialmente como público cego. A acessibilidade é um dos pilares centrais no conjunto de leis e decretos que visam à inclusão das pessoas com deficiência.
O Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) preconiza a acessibilidade na comunicação com o uso de dispositivos multimídia e sistemas auditivos. O artigo 42 do Estatuto garante o direito à cultura para a pessoa com deficiência, com a disponibilização de bens culturais em formato acessível. Além disso, a Lei que institui a Política Nacional do Livro (10.753/2003), em seu artigo primeiro, assegura às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura.
Pretende-se com esse projeto, portanto, criar oportunidades de formação para alunos e professores de ensino médio e do ensino superior, por meio da inovação tecnológica, e da ampliação do acesso à herança cultural brasileira e de construção de saberes interdisciplinares.
É importante ressaltar que esse projeto possui potencial para a captação de recursos externos para financiamento das bolsas de extensão através de parcerias junto às editoras, editais de instituições públicas, privadas e financiamento coletivo.
Público-alvo: Crianças e adolescentes, Comunidades locais, Estudantes, Professores da Educação Básica, Professores do Ensino Superior.
Projeto de cunho e responsabilidade social: Sim
Objetivos:
Geral: Produção de audiolivros de obras literárias clássicas brasileiras, envolvendo alunos e professores do Ensino Médio e de Ensino Superior
Objetivos específicos:
Resultados:
Formação de grupo de extensão;
Formação para os bolsistas e estudo de referencial teórico;
Organização de grupo de trabalho composto por estudantes e professores de cursos de graduação;
Produção de 75 audiocontos;
Participação na Festa Literária de Santa Maria (Flism);
Participação em Sarau literário da EFA;
Participação da Manhã de Jogos no CIEP;
Participação do Profissional do Futuro elaborando o Desafio Interdisciplinar transmídia, atendendo 102 alunos da região em Ijuí e 75 em Santa Rosa;
Realização de formação para 20 professores no CIEP;
Atendimento de 76 alunos na EFA;
Atendimento de 41 alunos no CIEP;
Realização de 2 palestras, totalizando cerca de 150 alunos;
Realização de oficina de Quadrinhos totalizando cerca de 120 alunos.
Nº Total de Beneficiários: 584
Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Gratuita: 584
Nº de Beneficiários Atendidos de Forma Parcialmente Gratuita: 0
Nº de Beneficiários Não Gratuitos: 0
Percentual de Gratuidade Parcial (%): 100
Produção Científica Resultante: Literatura e adolescência na ótica da psicologia - Moeducitec.
10 Horas de natação |
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Sociedade Recreativa, Ijuí, 13/04/2019 |
Nº DE PARTICIPANTES: 120 |
Aula Inaugural de Psicologia |
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Centro de Eventos, Ijuí - 15/04/2019 |
Nº DE PARTICIPANTES: 200 pessoas |
Semana Acadêmica Integrada de Formação de Educadores |
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Centros de eventos, Ijuí - 06/05/2019 |
Nº DE PARTICIPANTES: 43 |
15º Pedalando, Patinando e Caminhando e 12º Vencendo o Diabetes |
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Ijuí, 18/05/2019 |
Nº DE PARTICIPANTES: 200 |
Parque Ativo |
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Parque de Exposições Wanderley Burmann, Ijuí, 24 a 26/05/2019 |
Nº DE PARTICIPANTES: 150 |
1º Encontro Regional da Terceira Idade e comemoração dos 20 anos do PITI/UNIJUÍ |
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Ijuí, Sede Acadêmica, 08/06/2019. |
Nº DE PARTICIPANTES: 155 |
Semana Acadêmica de Psicologia |
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Salão de Atos, Ijuí - de 02 a 06/09/2019 |
Nº DE PARTICIPANTES: 131 |
Falas da Clínica |
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Centro de Eventos, Ijuí - 19/11/2019 |
Nº DE PARTICIPANTES: 155 |
LABORATÓRIO: Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde |
RESPONSÁVEL: Michele Santos da Rosa Basso |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
Musculação: envolve a aptidão física relacionada à saúde, no componente de força e resistência muscular. É uma modalidade de exercício físico indicada para diferentes faixas etária e com diferentes objetivos. Nesta atividade são realizadas avaliações físicas como medidas antropométricas, dobras cutâneas e testes de aptidão física funcional. A prescrição de exercícios físicos conforme o objetivo do participante, respeitando os princípios de treinamento desportivo como individualidade biológica, especificidade, sobrecarga progressiva, continuidade. Instruções e acompanhamento dos participantes na realização do treino e orientações para hábitos e estilo de vida saudáveis. PITI/UNIJUÍ: é um projeto de extensão do curso de Educação Física. As atividades desenvolvidas visam os seguintes propósitos:
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OBJETIVOS:
Geral: Desenvolver e conscientizar os participantes (professores, estudantes, funcionários e comunidade em geral) da importância da prática regular da atividade física para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Específicos:
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RESULTADOS: Beneficiar o maior número possível de participantes à prática regular de atividades/exercícios físicos. |
PÚBLICO-ALVO: professores, estudantes e funcionários da instituição e comunidade em geral. |
NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 1.258 atendimentos realizados no ano de 2019. |
LABORATÓRIO: Laboratório de Atividade Física e Promoção à Saúde (doenças crônicas) | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RESPONSÁVEL: Professora do Curso de Educação Física - Drª Moane Marchesan Krug
RESPONSÁVEL TÉCNICA: Tatiane Ströher Renz – CREF 013925- G/RS |
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DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
O laboratório oferece atendimento a pacientes com doenças crônicas em tratamento médico, entre os quais se destacam os cardiopatas e os oncológicos. As atividades desenvolvidas são semanais, sendo realizado um programa de condicionamento físico que visa à melhoria da saúde e da qualidade de vida. O programa é constituído por exercícios aeróbios, de força e alongamento muscular, sendo o mesmo individualizado. Dentre estas atividades, voltadas aos usuários, também são realizadas ações de integração entre os usuários e familiares, com atividades de promoção da saúde, orientações e socialização. Atividades desenvolvidas pelo Laboratório aos usuários:
Além das atividades voltadas aos usuários, é também desenvolvido um programa de Ginástica Laboral aos colaboradores técnicos-administrativos do _Campus_ Santa Rosa - RS, no qual são realizadas três sessões semanais, com 15 minutos de duração cada, para 2 grupos. Foram também realizadas atividades fora do ambiente do laboratório, envolvendo a comunidade da UNIJUÍ do _Campus_ Santa Rosa e comunidade regional:
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OBJETIVOS: Desenvolver ações de orientação e de promoção à saúde à comunidade interna e externa. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resultados atingidos com os participantes das atividades ocorridas semanalmente: melhora da aptidão física, melhora da qualidade do sono, redução das dores, melhora da qualidade de vida e diminuição do número de medicamentos. Resultados na comunidade em geral: divulgação da Instituição, divulgação do Curso de Educação Física, informação em saúde e criação de parcerias. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PÚBLICO-ALVO: Pessoas da comunidade da UNIJUÍ que visem a promoção de sua saúde a partir da participação de um grupo de práticas corporais. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: Nº total de beneficiários: 1.230 + 85 = 1.315 Nº de beneficiários atendidos de forma gratuita: 1.136 Nº de beneficiários atendidos sem gratuidade: 16 Nº de beneficiários indiretos: 48 |
LABORATÓRIO: Clínica de Psicologia - Santa Rosa |
RESPONSÁVEL: Taís Cervi |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS: A Clínica de Psicologia da UNIJUÍ é uma instância do programa de formação do Curso de Psicologia e faz parte do Departamento de Humanidades e Educação. É uma instituição reconhecida socialmente e atua entre as diversas instituições que prestam serviços de psicologia à comunidade. A Clínica de Psicologia, além dos atendimentos aos pacientes, realiza atividades de formação que permitem sustentar o trabalho clínico do futuro psicólogo. Ainda cabe ressaltar que o trabalho clínico é promovido junto a atividades de pesquisa de caráter científico e atividades de capacitação profissional. Acontecem ainda reuniões internas e organização de eventos. |
OBJETIVOS:
A Clínica-Escola de Psicologia caracteriza-se como uma instituição mantida pela UNIJUÍ/Departamento de Humanidades e Educação e tem como objetivos principais:
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RESULTADOS:
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PÚBLICO-ALVO: Comunidade em geral |
NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS:
Pessoas: 248 |
LABORATÓRIO: Clínica de Psicologia - Ijuí |
RESPONSÁVEL: Gustavo Héctor Brun |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
A Clínica de Psicologia da UNIJUÍ é uma instância do programa de formação do Curso de Psicologia e faz parte do Departamento de Humanidades e Educação. É uma instituição reconhecida socialmente e atua entre as diversas instituições que prestam serviços de psicologia à comunidade. A Clínica de Psicologia, além dos atendimentos aos pacientes, realiza atividades de formação que permitem sustentar o trabalho clínico do futuro psicólogo. Ainda cabe ressaltar que o trabalho clínico é promovido junto a atividades de pesquisa de caráter científico e atividades de capacitação profissional. Acontecem ainda reuniões internas e organização de eventos. |
OBJETIVOS:
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RESULTADOS:
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PÚBLICO-ALVO:
Crianças e Adolescentes; Adultos; Idosos; Indivíduos com Psicopatologias da comunidade local, incluindo todo tipo de grupos minoritários e pessoas em conflito social. |
NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 537/3.076 |
LABORATÓRIO DE LÍNGUAS DA UNIJUÍ - LELU |
RESPONSÁVEIS: Lucas Renan Prauchner e Carlos Eduardo Echart Montano |
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
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OBJETIVOS: Realizar atividades de ensino e aprendizagem de língua estrangeira e promover eventos de difusão destas línguas, literaturas e culturas, envolvendo a comunidade acadêmica e externa de Ijuí, criando oportunidades de aprendizagem. |
RESULTADOS: Promoção de atividades educativas, culturais e de extensão universitária envolvendo estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação, professores, técnicos- administrativos e estudantes do ensino básico, em um total de 4.751 atendimentos. |
PÚBLICO-ALVO: estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação, professores, funcionários e egressos da UNIJUÍ, além de comunidade externa em eventos específicos. |
NÚMERO DE PESSOAS ATENDIDAS E/OU ATENDIMENTOS REALIZADOS: 4.751 (somando o programa Inglês no Campus, grupos de conversação, aulas de português para estrangeiros e atividades realizadas pelas professoras americanas). |
Artigos publicados em periódicos
TÍTULO | PERIÓDICO | AUTOR |
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A ABORDAGEM DA COMPETIÇÃO ESPORTIVA NA ESCOLA: UMA PESQUISA-AÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | REVISTA MOTRIVIVÊNCIA, V. 31, p. 01-13, 2019. | GONÇALVES, V.; GONZÁLEZ, F. J.; BORGES, R. M. |
A DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: OS FATORES INDICATIVOS DE (IN)SATISFAÇÃO PROFISSIONAL EM DIFERENTES FASES DA CARREIRA | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 2, p. 13-22, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
A ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM SOCIEDADES REPUBLICANAS E DEMOCRÁTICAS | ESPACIOS EN BLANCO. SERIE INDAGACIONES, V. 2, p. 293-304, 2019. | FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J.; SILVA, S. P. DA |
A MARGINALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERCEPÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 2, p. 78-85, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG; KRUG, M. M. |
A MARGINALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NAS SÉRIES/ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRADA PELOS PROFESSORES UNIDOCENTES. | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 4, p. 52-59, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
A ORGANIZAÇÃO DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA OS BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | REVISTA BIOMOTRIZ, V. 13, p. 1-93, 2019. | PERANZONI, V. C.; LAUXEN, S. DE L.; BRUTTI, T. A.; JUNGES, F. C. |
A PRÁTICA ESCANCARADA DA TORTURA: AS VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS DURANTE A DITADURA CIVIL MILITAR BRASILEIRA | REVISTA BRASILEIRA DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS, V. 4, p. 18-, 2019. | ECKHARDT, A. L.; GOTTIN, L. T.; RENZ, T.; KRUG, M. M. |
A VIVÊNCIA MATERNA DA FUNÇÃO DE CUIDAR NO PERÍODO DE DEPENDÊNCIA | PSICOLOGIA: TEORIA E PESQUISA (BRASÍLIA. ONLINE), V. 35, p. 1-11, 2019. | SEHN, A. S.; LOPES, R. C. S. |
ACCESSIBILITY FOR HIGH-SKILLED/GIFTED PEOPLE IN HIGHER EDUCATION: CHALLENGES AND COMMITMENTS | INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, V. 7, p. 97-104, 2019. | PERANZONI, V. C.; LAUXEN, S. DE L.; BRUTTI, T. A.; JUNGES, F. C. |
ALICERCES ÀS AULAS: PRINCÍPIOS, CONCEITOS E CATEGORIAS GEOGRÁFICAS | REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA, V. 2, p. 80-101, 2019. | ANDREIS, A. M.; CALLAI, H. C. |
ANÁLISE DISCURSIVA DA BNCC: CONSTRUÇÃO OU (DES)CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PÚBLICA BRASILEIRA? | FÓLIO - REVISTA DE LETRAS, V. 11, p. 1-, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
AS DIFICULDADES PEDAGÓGICAS EM DIVERSAS FASES DA CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO, V. 7, p. 223-246, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, R. DE R.; KRUG, M. DE R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
AS MULHERES E AS CONDIÇÕES DE LAZER NO MEIO RURAL | ARQUIVOS EM MOVIMENTO (UFRJ. ONLINE), V. 15, p. 211-229, 2019. | SCHWENGBER, M. S. V.; CONCEIÇÃO, C. P.; PINHEIRO, N. L. G. M. |
AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES E OS OBSTÁCULOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 4, p. 43-51, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
ASPECTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA E DO DEBATE ENTRE MODERNISMO E PÓS-MODERNISMO | REVISTA MISSIONEIRA, V. 21, p. 67-74, 2019. | BRUTTI, T. A.; JUNGES, F. C.; DORNELLES, E. F.; ROESLER, G. M. |
COGNITIVE STIMULATION PROGRAM MEDIATED BY DIGITAL INCLUSION AND WALKING PRACTICE | JOURNAL OF NEUROLOGY & STROKE, V. 9, p. 217-220, 2019. | KRUG; CAMPOS, L. W. DE; SILVA, L. H. DA; KUPSKE, J. W.; CHICON, P. M. M.; KRUG, M. M. |
COMPLEXIDADE E MUNDO COMUM: APROXIMAÇÕES DO PENSAMENTO DE MORIN E ARENDT NO ÂMBITO EDUCACIONAL | PROTESTANTISMO EM REVISTA, V. 45, p. 73-82, 2019. | EVERLING, C.; JUNGES, F. C.; KOTZ, L. J. |
DIDÁTICA DA HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E CIDADANIA: O CASO DO PNLD - PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO NO BRASIL | DIDATTICA DELLA STORIA, V. 1, p. 44-66, 2019. | TOSO, C. I.; DEON, A. R.; CALLAI, H. C. |
DIFICULDADES, CONHECIMENTOS E HABILIDADES DOS PROFISSIONAIS E ESTAGIÁRIOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM COM IDOSOS EM ACADEMIAS DE MUSCULAÇÃO | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 2, p. 113-120, 2019. | MARQUES, D. V.; MARCHESAN, M.; ROSSATO, V. M.; KRUG, RODRIGO |
DO CAMPO ENQUANTO ESPAÇO DE EXCEÇÃO: A BIOPOLÍTICA BRASILEIRA FRENTE AO CONTEXTO DOS IMIGRANTES NA CONTEMPORANEIDADE AO ACOLHIMENTO HUMANITÁRIO COMO DIREITO HUMANO | AEDOS: REVISTA DO CORPO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UFRGS (ONLINE), V. 11, p. 345-366, 2019. | CHUQUEL, L. F.; CANABARRO, I. DOS S. |
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: OS DESAFIOS E OS SENTIMENTOS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO, V. 4, p. 19-32, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M. |
EDUCAÇÃO DOS CORPOS E ESPORTIVIZAÇÃO DA VIDA: RACIONALIDADES E TECNOLOGIAS DA GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL PRESENTES NO SITE EU ATLETA | ECCOS REVISTA CIENTÍFICA (ONLINE), V. 49, p. 1-, 2019. | SCHWENGBER, M. S. V.; CARVALHO, R. S. |
EDUCAÇÃO E JUSTIÇA SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE: REPENSANDO O SENTIDO DA DOCÊNCIA NO ÂMBITO ESCOLAR | REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO, V. 26, p. 676-700, 2019. | SILVA, S. P. DA |
EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA EM PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E REPUBLICANA | MOVIMENTO, V. 25, p. 1-13, 2019. | FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J.; SILVA, S. P. DA |
EDUCAÇÃO FÍSICA E LINGUAGEM: APROXIMAÇÕES COM A HERMENÊUTICA GADAMERIANA | CONTRAPONTOS (ONLINE), V. 19, p. 287-300, 2019. | ALMEIDA, L.; FENSTERSEIFER, P. E. |
EDUCACIÓN FÍSICA Y CURRÍCULO | TÁNDEM, V. 64, p. 37-46, 2019. | RIBEIRO, J. F. C.; JUNGES, F. C. |
EFEITOS DA SÍNDROME DO OVERTRAINING EM UMA ATLETA DE ULTRAMARATONA | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 37, p. 102-108, 2019. | KOCHHANN, R. K.; KRUG, M. M. |
EFFECTS OF HIGH-FAT DIET ON EHSP72 AND EXTRA-TO-INTRACELLULAR HSP70 LEVELS IN MICE SUBMITTED TO EXERCISE UNDER EXPOSURE TO FINE PARTICULATE MATTER | JOURNAL OF DIABETES RESEARCH, V. 2019, p. 1-13, 2019. | KOSTRYCKI, I.M.; RHODEN, C. R.; HECK, T. G.; WILDNER, G.; DONATO, Y. H.; DOS SANTOS, A. B.; BEBER, L. C. C.; FRIZZO, M. N.; LUDWIG, M. S.; KEANE, K.N.; CRUZAT, V. |
ENSINO DO TÊNIS E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES | PENSAR A PRÁTICA (ONLINE), V. 22, p. 1-12, 2019. | GINCIENE, G.; LANG, A. M. R.; GALATTI, L. R.; GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C. |
ESTUDO DE CASO SOBRE O EFEITO DO TREINAMENTO SUSPENSO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MULHERES | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 37, p. 11-19, 2019. | MALHEIROS, C. W.; MARCHESAN, M. |
ESTUDO DO FENÓTIPO DE FRAGILIDADE EM IDOSOS RESIDENTES NA COMUNIDADE | CIÊNCIA & SAÚDE COLETIVA, V. 24, p. 4201-4210, 2019. | BERLEZI, E. M.; GROSS, C. B.; PIMENTEL, J. J.; PAGNO, A. R.; FORTES, C. K.; PILLATT, A. P. |
FOTOGRAFIA E HISTÓRIA ARTES E OFÍCIOS NAS PRÁTICAS FOTOGRÁFICAS NO SUL DO BRASIL | ACERVO (RIO DE JANEIRO), V. 32, p. 149-164, 2019. | CANABARRO, I. DOS S.; ETCHEVERRY, C.M |
GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL, INFÂNCIAS E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A NOVA LINGUAGEM DA APRENDIZAGEM | DESENREDO (PPGL/UPF), V. 15, p. 249-263, 2019. | SCHUTZ, J. A.; SCHWENGBER, M. S. V. |
HEALTH, BEHAVIORAL AND SOCIAL CHARACTERISTICS OF NONAGENARY AND CENTENARY ELDERLY PEOPLE | INTERNATIONAL JOURNAL FOR INNOVATION EDUCATION AND RESEARCH, V. 7, p. 201-212, 2019. | KUPSKE, J.; ARRUDA, A. C.; SILVA, L. H. DA; GOSENHEIMER, G. A.; FRESE, C. B.; KRUG, M. M.; KRUG, R. R. |
INTERAÇÃO MÃE/PAI-CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | CONTEXTOS CLÍNICOS, V. 12, p. 153-185, 2019. | SEHN, A. S.; FARIA, A. A. B.; LOPES, R. C. S. |
JOGOS E BRINCADEIRAS: O ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | REVISTA MOTRIVIVÊNCIA, V. 31, p. 1-14, 2019. | PERANZONI, V. C.; LAUXEN, S. DE L.; BRUTTI, T. A.; JUNGES, F. C. |
LA SITUACIÓN ACTUAL DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL | TÁNDEM, V. 64, p. 7-12, 2019. | GONZÁLEZ, F. J. |
LINGUAGEM E SOCIEDADE: A MÚSICA COMO UM OBJETO DE ANÁLISE CRÍTICA E SOCIAL NA ESCOLA PÚBLICA | PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, V. 6, p. 184-199, 2019. | SOUZA, A. E. DE; JUNGES, F. C.; OLIVEIRA, V. M. A. |
MATERNAL ADAPTATION IN THE ROLE OF CARING FOR AND REARING 12-MONTH-OLD ABIES | TEMAS EM PSICOLOGIA, V. 27, p. 661-676, 2019. | SEHN, A. S.; FEEBURG, N. L.; PICCININI, C. A.; LOPES, R. C. S. |
MÉTODOS DE TREINAMENTO PARA HIPERTROFIA MUSCULAR: UM ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ACADEMIAS DA CIDADE DE PANAMBI | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 3, p. 22-33, 2019. | OLIVEIRA, E. B. DE; MARCHESAN, M.; PANDA, M. D. J.; KRUG, R. R. |
MÉTODOS UTILIZADOS PELOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA HIPERTROFIA MUSCULAR DE MEMBROS INFERIORES EM MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 5, p. 105-109, 2019. | PATTAT, S.; MARCHESAN, M. |
MOTIVOS DE ADESÃO E BENEFÍCIOS PERCEBIDOS A PARTIR DA PRÁTICA DE MUSCULAÇÃO | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 37, p. 11-17, 2019. | FREITAS, M. V. M.; KUPSKE, J.; MARCHESAN, M. |
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 2, p. 23-31, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS DE SANTA ROSA - RS | REVISTA BIOMOTRIZ, V. 13, p. 75-82, 2019. | ECKHARDT, A. L.; GOTTIN, L. T.; RENZ, T.; KRUG, M. M. |
O CLIMA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRABALHO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ALMANAQUE MULTIDISCIPLINAR DE PESQUISA, V. 1, p. 130-156, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
O CONCEITO DE POLITIZAÇÃO DA MATERNIDADE COMO LEGADO DE PESQUISA | MOMENTO DIÁLOGO EM EDUCAÇÃO, V. 28, p. 47-68-68, 2019. | SCHWENGBER, M. S. V.; KLEIN, C. |
O DESAFIO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SISTEMATIZAÇÕES DE UMA PESQUISA-AÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA | REVISTA MOVIMENTO, V. 25, P . E25008-, 2019. | BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. |
O DISCURSO PUBLICITÁRIO SOBRE A INCONTINÊNCIA URINÁRIA: 'DOENÇA SILENCIOSA' | COMUNICAÇÃO, MÍDIA E CONSUMO (ONLINE), V. 16, p. 293-315, 2019. | DREHER, D. Z.; MOCELIN, C. E.; SCHWENGBER, M. S. V. |
O MÉTODO HIIT E SEUS BENEFÍCIOS PARA A QUALIDADE DE VIDA NO SÉCULO XXI | REVISTA DE SAÚDE DA AJES, V. 5, p. 1-18, 2019. | THUMS, I.; ANTUNES, F. R. |
O PAPEL/FUNÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DA INCLUSÃO ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 2, p. 4-12, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
O PERSONALISMO: UMA RE-LEITURA DO PENSAMENTO FILOSÓFICO DE MOUNIER | DIÁLOGO (UNILASALLE), V. 1, p. 37-45, 2019. | RIBEIRO, J. F. C.; JUNGES, F. C. |
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | REVISTA BIOMOTRIZ, V. 13, p. 18-26, 2019. | ANTUNES, F. R. |
ORFANDADE INSTITUÍDA E LEGALMENTE AMPARADA: REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE O 'NOVO' ENSINO MÉDIO BRASILEIRO | EDUCAÇÃO UNISINOS (ONLINE), V. 23, p. 1-16, 2019. | SCHUTZ, J. A.; COSSETIN, V. L. F. |
OS DESAFIOS DOCENTES NO COTIDIANO EDUCACIONAL EM DIFERENTES FASES DA CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 4, p. 34-42, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. DE R.; KRUG, R. R.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
OS SENTIMENTOS EXPRESSOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE ÀS DIFICULDADES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | REVISTA BIOMOTRIZ, V. 13, p. 49-68, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG, M. M.; TELLES, C. |
PARA ALÉM DO MUNDO DOS ESPECIALISTAS: REFLEXÕES SOBRE O FAZER EDUCACIONAL A PARTIR DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE | PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, V. 6, p. 48-61, 2019. | JUNGES, F. C.; KOTZ, L. J.; EVERLING, C. |
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLÓGICOS DOS CÍRCULOS CONCÊNTRICOS | REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), V.17, P.472-491, 2019. | KUHN, M.; CALLAI, H. C.; TOSO, C. E. I. |
PROCESS OF INTERNATIONALIZATION AND REGIONAL DEVELOPMENT: CONSOLIDATION OF A LANGUAGE TEACHING LABORATORY | REVISTA GESTÃO UNIVERSITÁRIA DA AMÉRICA LATINA, V. 12, p. 45-67, 2019. | ROTILI, L. B.; BUSSLER, N. R. C.; AMARAL-OLIVEIRA, A.; BAGGIO, D. K. |
RECOMENDAÇÕES DE EXERCÍCIO FÍSICO PARA PACIENTES EM HEMODIÁLISE. | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 6, p. 135-141, 2019. | KRUG, R. R.; KUPSKE, J.; FRANTZ, T. K.; MARCHESAN JÚNIOR, M.; MARCHESAN, M.; MOREIRA, P. R. |
RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO POPULAR: UMA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICO-REPUBLICANA | EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), V. 44, p. 1-17, 2019. | COSSETIN, V. L. F.; FENSTERSEIFER, P. E. |
RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO INICIAL E AÇÃO DOCENTE: O DESAFIO POLÍTICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO CENTRO DO DEBATE | REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, V. 41, p. 277-283, 2019. | BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. |
SENTIMENTOS MATERNOS FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ AOS 8 MESES | PENSANDO FAMÍLIAS, V. 23, p. 58-72, 2019. | FROELICH, T. C.; SEHN, A. S. |
SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SUAS INTERAÇÕES COM OS ALUNOS | REVISTA QUERUBIM (ONLINE), V. 2, p. 87-104, 2019. | KRUG, H. N.; KRUG; MARCHESAN, M. |
TEMPO E ESPAÇO DE SER CRIANÇA?: A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE IJUÍ | CONTEXTO & EDUCAÇÃO, V. 34, p. 217-229, 2019. | TRASEL, B. B.; SANTOS, D. D.; KARLINSKI, L. M. C.; MARTINAZZO, C. J. |
THE INTERNATIONALIZATION OF THE CURRICULUM (IOC) AS A PROCESS OF INCLUSION | INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, V. 9, p. 26799-26801, 2019. | MARCELINO, J. M.; JUNGES, F. C.; LAUXEN, S. L.; BRUTTI, T. A.; PERANZONI, V. C. |
TRANSSEXUALITY PATHOLOGIZATION FROM A INTEGRATIVE REVIEW | PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS, V. 20, p. 435-451, 2019. | UBESSI, L.; GRADE, C.A; GROSS, C. |
UM ANÚNCIO PARA O OFÍCIO DA HUMANA DOCÊNCIA: A RELAÇÃO EDUCADOR E CRIANÇAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL | INTERACÇÕES, V. 15, p. 87-105, 2019. | RODRIGUES, A. O.; LUFT, H. M. |
VÍDEO MULHERES: UM ACONTECIMENTO PROBLEMATIZADO EM COTIDIANO EDUCATIVO | REVISTA DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO, V. 7, p. 184-204, 2019. | GOETTEMS, L.; SCHWENGBER, M. S. V. |
Livros e coletâneas
TÍTULO | AUTORES | EDITORA/LOCAL |
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A PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA TRANSIÇÃO DE PARADIGMAS: TENSÕES, COMPLEMENTARIDADES E CONFLITOS | SILVA, S. P. DA; FENSTERSEIFER, P. E. | CURITIBA/PR: CRV, 2019. V. 1.000. 96 p. |
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POLÍTICA, CURRÍCULO E DIDÁTICA | BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. | IJUÍ: UNIJUÍ, 2019. V. . 152 p. |
EDUCAÇÃO POPULAR E PENSAMENTO COMPLEXO NA ESCOLA PÚBLICA: OS SABERES DOCENTES EM RECONSTRUÇÃO NA EJA | SILVA, S. P. DA;DA SILVA, S. P. DA | CURITIBA: APPRIS, 2019. V. 1.000. 330 p. |
ESTUDAR COM PROFESSORES: A FORMAÇÃO CONTINUADA E O PROCESSO DE MUDANÇA DE CONCEPÇÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | STRUCKER, B.; CANABARRO, I. S. | CURITIBA: CRV, 2019. V. 1. 206 p. |
FAMÍLIAS E SUAS DEFINIÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: GÊNERO, SEXUALIDADE E RELIGIOSIDADE | STRUCKER, B.; CANABARRO, I. S. | PORTO ALEGRE-RS: EDITORA FI, 2019. V. 1. 135 p. |
MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS | CANABARRO, I. S.; STRUCKER, B. | PORTO ALEGRE-RS: EDITORA FI, 2019. V. 1. 263 p. |
MUDANÇAS BIOPSICOSSOCIAIS NO ENVELHECIMENTO: A IMPORTÂNCIA DE PRÁTICAS CORPORAIS NESSE CONTEXTO | KRUG, R. DE R.; MARCHESAN, M. | CURITIBA: EDITORA CRV, 2019. V. 1. 137 p. |
MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE AS CIDADES: CONTROLE SOCIAL, MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS | SCHONARDIE, E. F.; CANABARRO, I. S.; RICOTTA, G. | 2. ED. SANTA CRUZ DO SUL: ESSERE NEL MONDO, 2019. V. 1. 128 p. |
PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS : FLEXÕES E REFLEXÕES | SOUZA, A. E. DE; DORNELLES, E. F.; JUNGES, F. C. | CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019. V. 1. 211 p. |
SOCIEDADE, CULTURA E CIDADANIA: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM DEBATE | JUNGES, F. C.; SOUZA, A. E. DE; BRUTTI, T. A.; DORNELES, E. F.; LAUXEN, S. L. | CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019. V. 1. 226 p. |
VAMOS CONSTRUIR UMA ESCOLA? IDEIAS PARA ATUAR NA SALA DE AULA (E-BOOK) | LUFT, H. M.; SEGER, C. M.; WADI, N.; AGNESE, R. M. D. | 2. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019. V. 1. 118 p. |
VIDA, VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | FRAGA, A. B.; SILVA, S. P. DA.; GONZÁLEZ, F. J.; FENSTERSEIFER, P. E.; BORGES, R. M.; SCHWENGBER, M. S. V. | CURITIBA: CRV, 2019. V. 1. 200 p. |
Capítulos de livros
TÍTULO | AUTORES | DADOS DA OBRA |
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APRENDER PARA SER: O MUTUALISMO ENTRE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE | ANTUNES, F. R.; NORONHA, P. H. B. | LAUXEN, S. DE L.; VIRGOLIN, I. W. C.; SILVA, E. M. T. DA (ORG.). PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. 0. ED. CURITIBA/PR: APPRIS LTDA., 2019, V. 1. p. 119-133. |
A ESCALA DE ANÁLISE COMO FERRAMENTA INTELECTUAL PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ: O ESTUDO DA CIDADE COMO LOCUS DE VIDA DA POPULAÇÃO. | DEON, A. R.; OLIVEIRA, T. D.; CALLAI, H. C. | ARCE, X. C. M.; QUINTÁ, F. X. A.; LESTEGÁS, F. R. (ORG.). IX CONGRESO IBÉRICO DE DIDÁCTICA DE LA GEOGRAFIA- LA RECONFIGURACIÓN DEL MEDIO RURAL EN LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN- NUEVOS DESAFIOS EN LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICO. 1. ED. SANTIAGO DE COMPOSTELA: AGALI ASOCIACIÓN, 2019, V. 1. p. 80-80. |
A REFORMA EDUCACIONAL À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO | WEY, L. F.; SILVA, S. P. DA; MARTINAZZO, C. J. | OLIVEIRA, T. D. DE(ORG.). DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES. 1. ED. SÃO PAULO - SP: PEDRO & JOÃO, 2019, V. 1. p. 225-238. |
A REFORMA EDUCACIONAL À LUZ DO PENSAMENTO COMPLEXO: UM ENSAIO A PARTIR DE EDGAR MORIN | WEYH, L. F.; MARTINAZZO, C. J.; SILVA, S. P. | OLIVEIRA, T. D. DE (ORG.). DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES. 1. ED. SÃO CARLOS - SP: PEDRO & JOÃO EDITORES, 2019, V. 1. p. 225-238. |
A REGIÃO MISSIONEIRA E O ENSINO DA GEOGRAFIA E DA HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | TOSO, C. I.; COPATI, C.; CALLAI, H. C. | ARCE, X. C. M.; QUINTÁ, F. X. A.; LESTEGÁS, F. R. (ORG.). LA RECONFIGURACIÓN DEL MEDIO RURAL EN LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN- NUEVOS DESAFIOS EN LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICO. 1. ED. SANTIAGO DE COMPOSTELA: ANDAVIRA EDITORA , S. L., 2019, V. 1. p. 383-384. |
AMBIVALÊNCIA EM PERSPECTIVA: A QUESTÃO DE UM PARADIGMA EM GESTAÇÃO NO MUNDO LÍQUIDO | CASSOL, C.; SILVA, S. P. DA | FÁVERO, A. A.; CONSALTER, C. T. (ORG.). LEITURAS SOBRE ZYGMUNT BAUMAN E A EDUCAÇÃO. 1. ED. CURITIBA -PR: EDITORA CRV, 2019, V. 1. p. 37-54. |
APRESENTAÇÃO | SOUZA, A. E. DE; JUNGES, F. C.; DORNELLES, E. F.; BRUTTI, T. A. | JUNGES, F. C.; SOUZA, A. E. DE; BRUTTI, T. A.; DORNELES, E. F.; LAUXEN, S. DE L.(ORG.). SOCIEDADE, CULTURA E CIDADANIA: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM DEBATE. 1. ED. CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019, V. 1. p. 11-16. |
APRESENTAÇÃO DA TRADUÇÃO: REFLEXÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO DOS NEGROS? | BRUTTI, T. A.; ADAMS, A.; DORNELES, E. F.; JUNGES, F. C. | BRUTTI, T. A.; ADAMS, A.; DORNELES, E. F.; JUNGES, F. C. (ORG.). REFLEXÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO DOS NEGROS. 1. ED. CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019, V. 1. p. 11-21. |
APRESENTAÇÃO LIVRO | CANABARRO, I. S. | CANABARRO, I. DOS. S.; STRÜCKER, B. (ORGS.). BAIXAR MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 1. ED. PORTO ALEGRE-RS: EDITORA FI, 2019, V. 1. p. 9-16. |
CORPO, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA: PODER SIMBÓLICO E OS DESAFIOS DA PRÁTICA DEMOCRÁTICA NO TEMPO PRESENTE | SILVA, S. P. DA | WACHS , F. [ET AL] (ORG.). DEMOCRACIA E EMANCIPAÇÃO: DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CIÊNCIAS DO ESPORTE NA AMÉRICA LATINA. 1. ED. JUNDIAÍ [SP]: PACO EDITORIAL, 2019, V. 2.p. 9-18. |
CORPO, JUVENTUDE E INFLUÊNCIAS SOCIAIS | SILVEIRA, A. S.; BIANCHI, P. D.; JUNGES, F. C.; GARCEZ, S. B. B. | JUNGES, F. C.; SOUZA, A. E. DE; BRUTTI, T. A.; DORNELES, E. F.; LAUXEN, S. DE L.(ORG.). SOCIEDADE, CULTURA E CIDADANIA: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM DEBATE. 1. ED. CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019, V. 1. p. 119-126. |
DA REPÚBLICA E A ESCOLA REPUBLICANA | RUSCHEL, G. E. S.; COSSETIN, V. L. F. | GUILHERME, W. D. (ORG.). AVALIAÇÃO, POLÍTICAS E EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. 1. ED. PONTA GROSSA: ATENA, 2019, V. 12. p. 229-245. |
DESTINOS DA MEMÓRIA | CAMPOS, I. F. A. | CANABARRO, I. DOS. S.; STRÜCKER, B. (ORG.). MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS. 1. ED. PORTO ALEGRE: ABEC BRASIL, 2019, V. 1. p. 103-122. |
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: RESPONSABILIDADE COM OS RECÉM-CHEGADOS AO MUNDO | SOUZA, A. E. DE; EVERLING, C.; JUNGES, F. C. | BIELOHOUBEK, I. (ORG.). INTERLOCUÇÃO DE SABERES XV. 1. ED. CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019, V. , p. 13-18. |
ELUCIDANDO AS TEORIAS DO GÊNERO FLUIDO E SUBVERSIVO DE JUDITH BUTLER E A CRÍTICA DE REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO DE NANCY FRASER | MENUCI, J. M.; CANABARRO, I. S.; NIELSSON, J. G. | LUCAS, D. C. ET AL (ORGS.) (ORG.). DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE CRISE: A PROTEÇÃO JURÍDICA DAS MINORIAS - VOLUME 1. 1. ED. PORTO ALEGRE-RS: FI, 2019, V. 1. p. 269-293. |
ENTÃO, VAMOS CONSTRUIR UMA ESCOLA? | LUFT, H. M.; SEGER, C. M. | LUFT, H. M. SEGER, C. M.(ORGS.) (ORG.). VAMOS CONSTRUIR UMA ESCOLA? IDEIAS PARA ATUAR EM SALA DE AULA. 2A.. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 600. p. 15-23. |
ENTRE MEMÓRIA E ESQUECIMENTO: O DESAFIO DOS DIREITOS HUMANOS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO | CANABARRO, I. S. | CANABARRO, I. DOS. S.. STRÜCKER, B. (ORGS.). BAIXAR MEMÓRIA E DIREITOS HUMANOS: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 1. ED. PORTO ALEGRE-RS: EDITORA FI, 2019, V. 1. p. 17-34. |
ENTRE SEGURANÇA E LIBERDADE: FUNDAMENTOS DE CONTROLE SOCIAL NO SISTEMA PENAL | NORONHA, P. H. B.; DORNELES, E. F.; JUNGES, F. C.; BRUTTI, T. A. | SOUZA, A. E. DE, DORNELLES, E. F., JUNGES, F.C. (ORG.). PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS: FLEXÕES E REFLEXÕES. 1. ED. CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019, V. 1. p. 29-43. |
ÉTICA, PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE TOTEM E TABU E O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO | SCHMIDT, E. T.; HENZ, M.; COSSETIN, V. L. F. | SOUZA MONTEIRO, S. A. DE (ORG.). AS CIÊNCIAS HUMANAS E A PRODUÇÃO CRIATIVA HUMANA. 1. ED. PONTA GROSSA/PR: ATENA EDITORA, 2019, V. 1. p. 194-206. |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTOS DIGITAIS: MUDANÇAS NAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER? | KURTZ, F. D. | MARQUES, K. C. D.; MARQUES, J. F. Z. (ORG.). OS DESAFIOS, EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA O ENSINO. 1. ED. RIO DE JANEIRO, RJ: DICTIO BRASIL, 2019, V. 2. p. 81-106. |
GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL E INFÂNCIA (S): IMPLICAÇÕES DA NOVA LINGUAGEM DA APRENDIZAGEM | SCHUTZ, J. A.; SCHWENGBER, M. S. V. | SANTOS, F. DE A. DOS; SCHÜTZ, J. A. (ORG.). EDUCAÇÃO ESCOLAR: DIÁLOGOS E APLICAÇÕES. 1. ED. SÃO CARLOS: PEDRO & JOÃO EDITORES, 2019, V. 1. p. 11-30. |
LINGUAGEM E CONHECIMENTO: MIRADAS | FENSTERSEIFER, P. E.; JOHANN, M. R. | REZER, R.; BORTOLETO, E. J.; COSTA, M. Â. S. (ORG.). EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIAS E PARADIGMAS EMERGENTES: FESTSCHRIFT A IRENO ANTÔNIO BERTICELLI. 1. ED. CHAPECÓ: ARGOS, 2019, V. 1. p. 83-101. |
LINGUAGEM E CONHECIMENTOS: MIRADAS | FENSTERSEIFER, P. E.; JOHANN, M. R. | REZER, R.; BORTOLETO, E. J.; COSTA, M. A. S. DA (ORG.). EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIAS E PARADIGMAS EMERGENTES: FESTSCHRIFT A IRENO ANTÔNIO BERTICELLI. 1. ED. CHAPECÓ: ARGOS - EDITORA DA UNOCHAPECÓ, 2019, V. 1. p. 11-267. |
O CURRÍCULO PROPOSTO NA BNCC E A FORMAÇÃO EM LETRAS | POSSANI, T. N.; SCHÄFFEL, E. I. | A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS LETRAS, LINGUÍSTICAS E ARTES. 1. ED. ATENA EDITORA, 2019, p. 136-144. |
O DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NOS CAMPOS DE CONCENTRAÇÃO DO HOLOCAUSTO | ZIMMERMANN, R.; CANABARRO, I. S. | DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE CRISE: A PROTEÇÃO JURÍDICA DAS MINORIAS - VOLUME 1. 1. ED. PORTO ALEGRE-RS: FI, 2019, V. 1. p. 668-688. |
O ESPORTE COMO PRÁTICA SOCIOCULTURAL: UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO KASKETITO PARA OS JOVENS DO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA/RS | TRENTINI, F. D.; OLIVEIRA, V. M. A.; JUNGES, F. C.; SOUZA, A. E. DE | JUNGES, F. C.; SOUZA, A. E. DE; BRUTTI, T. A.; DORNELES, E. F.; LAUXEN, S. DE L.(ORG.). SOCIEDADE, CULTURA E CIDADANIA: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS EM DEBATE. 1. ED. CRUZ ALTA: ILUSTRAÇÃO, 2019, V. 1. p. 29-37. |
O ESTUDO DO LUGAR EM ESCOLA RURAL | CALLAI, H. C. | ARCE, X. C. M.; QUINTÁ, F. X. A.; LESTEGÁS, F. R. (ORG.). IX CONGRESO IBÉRICO DE DIDÁCTICA DE LA GEOGRAFIA - LA RECONFIGURACIÓN DEL MEDIO RURAL EN LA SOCIEDAD DE LA INFORMACIÓN - NUEVOS DESAFIOS EN LA EDUCACIÓN GEOGRÁFICO. 1. ED. SANTIAGO DE COMPOSTELA: AGALI ASOCIACIÓN, 2019, V. 1. p. 105-105. |
O III PLANO NACIONAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES (2013-2015) E A TRANSVERSALIDADE DE GÊNERO | TRINDADE, F. M.; SCHWENGBER, M. S. V. | SIEDENBERG, D. R.; MULLER, A. A. (ORG.). ESTUDOS DO DESENVOLVIMENTO (2015-2016). 1. ED. IJUÍ: NOVAS EDIÇÕES ACADÊMICAS, 2019, V. 1. p. 105-130. |
OS DESAFIOS DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO SUPERIOR A PARTIR DO CONTEXTO DA MODERNIDADE LÍQUIDA | ANTUNES, F. R.; NORONHA, P. H. B.; GARCES, S. B. B | OLIVEIRA, T. D. DE (ORG.). COLEÇÃO DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES. 1. ED. CURITIBA: CRV, 2019, V. III. p. 393-404. |
OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA MUDANÇA DE ATUAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA | BORGES, R.; FRAGA, A. B.; FENSTERSEIFER, P. E.; GONZALEZ, F.; SCHWENGBER, M. S. V.; CARLAN, P.; SILVA, S. P. DA | SAWITZKI, R.; JAEGER, A. A. (ORG.). VIDA, VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 1. ED. CURITIBA: CRV, 2019, V. 1. p. 89-104. |
OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA MUDANÇA DE ATUAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR | BORGES, R. M.; FRAGA, A. B.; FENSTERSEIFER, P. E.; GONZALEZ, F. J.; SCHWENGBER, M. S. V.; SILVA, S. P.; CARLAN, P. | SAWITZKI, R. L.; MARTINY, L. E.; JAEGER, A. A. (ORG.). VIDAS, VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 1. ED. CURITIBA: EDITORA CRV, 2019, V. VOL I. p. 11-219. |
OS FATORES QUE INFLUENCIAM NA MUDANÇA DE ATUAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MAPEANDO UM CASO | BORGES, R. M.; FRAGA, A. B.; FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J.; SCHWENGBER; CARLAN, P.; SILVA, S. P. DA | SAWITZKI, R. L.; MARTINY, L. E.; JAEGER, A. A. (ORG.). VIDA, VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 1. ED. CURITIBA: CRV, 2019, V. 1. p. 89-104. |
PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR SOB O OLHAR DA COMPLEXIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA PEDAGOGIA COMPLEXA | MARTINAZZO, C. J. | SÃ, R. A. DE; BEHRENS, M. A. (ORG.). TEORIA DA COMPLEXIDADE: CONTRIBUIÇÕES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS PARA UMA PEDAGOGIA COMPLEXA. 1. ED. CURITIBA: APPRIS, 2019, V. 1. p. 169-188. |
PLANEJANDO O ENSINO - A FUNÇÃO DO PROFESSOR | LUFT, H. M.; SEGER, C. M.; WADI, N. | VAMOS CONSTRUIR UMA ESCOLA? IDEIAS PARA ATUAR NA SALA DE AULA. 2. ED. IJUÍ: UNIJUÍ, 2019, V. 1. p. 34-49. |
REFLEXÕES ACERCA DO BEM-ESTAR NA DOCÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA A FIM DE COMBATER O MAL-ESTAR DOCENTE | OLIVEIRA, V. M. A.; LAUXEN, S. L.; JUNGES, F. C.; SILVA, A. S. | OLIVEIRA, T. D. DE (ORG.). DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES. 1. ED. CURITIBA: CRV, 2019, V. 1. p. 307-3014. |
HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS ITALIANAS DO CENTRO CULTURAL REGIONAL ITALIANO. | CALLAI, H. C. | ALLEGRANZZI, E. R. M.(ORG.). HISTÓRIAS DE FAMÍLIAS ITALIANAS DO CENTRO CULTURAL REGIONAL ITALIANO. 1. ED. IJUÍ: CENTRO CULTURAL REGIONAL ITALIANO, 2019, p. 181-188. |
TEORIA CRÍTICA, COMPLEXIDADE E EDUCAÇÃO: PARA PENSAR A DIALÉTICA DO ESCLARECIMENTO, A CORROSÃO DO CARÁTER E A OCLUSÃO MENTAL | CASSOL, C.; ZUCHI, C. M.; SILVA, S. P. DA | WRUCK, J. T.; KUHN, M.; ALONSO, F. G. (ORG.). EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES DOCENTES E PRÁTICAS EDUCATIVAS. 1. ED. FREDERICO WESTPHALEN: URI: WESTPHALEN, 2019, V. 1. p. 141-155. |