2.1.4.1. COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

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Introdução

A autoavaliação na UNIJUÍ, compreendida como um processo permanente de autoconhecimento e de autocrítica da Instituição, constitui-se em um instrumento fundamental para a reflexão de sua identidade institucional, bem como de auxílio para a tomada de decisões quanto às suas diferentes atividades, sejam elas pedagógicas e/ou administrativas.

É na perspectiva de construção e reconstrução que no ano de 2019 encerra-se o “Projeto de Autoavaliação Institucional - Quinta Fase”. Assim, este relatório apresenta as ações desenvolvidas na UNIJUÍ no contexto de processos e resultados avaliativos, bem como as discussões e indicativos para a elaboração de um novo Projeto de Autoavaliação Institucional que marcará a sexta fase de avaliação na UNIJUÍ.

No contexto institucional o ano de 2019 foi pautado pelas discussões sobre o planejamento da UNIJUÍ. A Universidade se mobilizou realizando a avaliação do que foi projetado e executado para projetar os próximos cinco anos (PDI 2020-2024). É importante destacar que este movimento constituiu-se em um processo de autoavaliação institucional em que a CPA teve oportunidade de participar em várias debates. As discussões e encaminhamentos sobre a elaboração e aprovação do PDI realizadas nas unidades e em conselhos estão registradas em atas e documentos institucionais.

Ainda, o ano de 2019 teve como foco o investimento em tecnologias digitais fazendo-se a opção pela plataforma google, investindo-se na formação dos gestores, professores e técnicos-administrativos e de apoio para o uso desta nova plataforma visando aprimorar os processos acadêmicos e administrativos da Universidade nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão.

A CPA, em conjunto com a Vice-Reitoria de Graduação (VRG), com base no cronograma institucional de avaliação da Universidade, em 2019 desenvolveu a avaliação dos subprogramas “Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes”, primeiro e segundo semestres, modalidades presencial e EaD e 1º, 2º e 3º trimestres, modalidade EaD, “Avaliação da Coordenação de Curso pelos Estudantes”, “Avaliação pelos Pares”, 1º e 2º semestres/2018, e o “Plano de Ação do Coordenador” que integram o Programa de Avaliação Docente/UNIJUÍ, em conjunto com a VRG.

Realizou, também, a “Avaliação da Pesquisa de Imagem da UNIJUÍ”, a “Avaliação da Infraestrutura da UNIJUÍ”, em conjunto com a Vice-Reitoria de Administração (VRA), a “Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS”, em conjunto com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE) e a “Avaliação pelas Unidades Institucionais”, por meio do instrumento integrado de avaliação e o acompanhamento realizado pela metodologia do Planejamento, Orçamento e Avaliação (P.O.D.E.), materializado pelo Software Strategic Adviser.

Salienta-se que no contexto das prioridades elencadas pela CPA e a VRG para 2019, de revisão do Programa de Avaliação Docente, foram desenvolvidas uma série de ações para a qualificação do programa.

Com isso incorporou-se ao Programa de Avaliação Docente dois subprogramas, a Avaliação da Coordenação de Curso e o Plano de Ação do Coordenador de Curso. Assim, este programa passa a ser integrado por cinco subprogramas, quais sejam: a Autoavaliação Docente (bianual), a Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes (semestral/contínua), a Avaliação pelos Pares (Comitê de Gestão do Departamento), a Avaliação da Coordenação de Curso pelos Estudantes e o Plano de Ação do Coordenador de Curso.

Em conjunto com a Assessoria de Planejamento a CPA procedeu o acompanhamento das ações previstas pelas unidades para 2019, que constam no Relatório de Autoavaliação Institucional, articulados com o PDI 2015-2019, por meio da participação de representante da comissão, no grupo de Apoio ao Planejamento.

Houve uma maior interação com a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como com o Comitê de Pós-Graduação Stricto Sensu visando a articulação entre os processos avaliativos da Graduação e da Pós-Graduação, alinhados ao Programa de Avaliação Docente.

Salienta-se que neste ano a CPA fortaleceu ainda mais a sua atuação pelo maior alinhamento de ações com a Vice-Reitora de Graduação, Vice-Reitorias de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e de Administração, Assessorias Pedagógicas, Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), Assessoria do Planejamento, Procurador Institucional e Coordenadoria de Marketing visando, a partir dos processos e resultados avaliativos, subsidiar o setor de regulação. Assim, o planejamento, a execução, a avaliação e a regulação são tomados como princípios e acontecem de forma cíclica para a constante qualificação dos Cursos, do Departamento e da Universidade.

Enfatiza-se que a experiência com o software de planejamento, implantado a partir de 2014, está se consolidando, cada vez mais, como uma ferramenta importante para o planejamento e acompanhamento das atividades pelos gestores. A possibilidade do olhar dos gestores de outras pastas permite o desenvolvimento de ações comuns entre as unidades, o que articula e otimiza processos, evitando retrabalho. A CPA entende que esta ação está fortalecendo a cultura de avaliação na Universidade, como um elemento fundamental à permanente qualificação da gestão.

Em uma análise global é possível reconhecer um maior alinhamento entre o planejamento e a avaliação, pelo desenvolvimento de ações integradas entre Reitoria, Assessoria do Planejamento, Unidades Acadêmicas e Administrativas com a CPA. Entende-se que o uso dos dados do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018 para alimentar o software de planejamento de 2019, pela Assessoria de Planejamento, junto aos departamentos, cursos e coordenadorias efetivou-se como uma estratégia para fomentar ainda mais a cultura de avaliação da Universidade.

No que concerne às dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão e gestão observa-se que o ano de 2019 foi exitoso e contou com uma série de inovações. Dentre as situações exitosas e/ou inovadoras, destaca-se: implantação do curso de Medicina, em 2019; Avaliações do MEC e da CAPES reconhecem a qualidade dos cursos e da Instituição; a consolidação da formação continuada de docentes; o desenvolvimento de capacitações para o desenvolvimento de Metodologias Ativas.

Autoavaliação na UNIJUÍ

Conforme estabelecem as Diretrizes para a Avaliação das Instituições de Educação Superior, “a avaliação da instituição é o componente central que confere estrutura e coerência ao processo avaliativo que se desenvolve na IES, integrando todos os demais componentes da avaliação institucional” (BRASIL 2004, p. 19).

Assim, “A autoavaliação constitui um processo por meio do qual um curso ou instituição analisa internamente o que é e o que deseja ser, o que de fato realiza, como se organiza, administra e age, buscando sistematizar informações para analisá-las e interpretá-las com vistas à identificação de práticas exitosas, bem como a percepção de omissões e equívocos, a fim de evitá-los no futuro” (BRASIL 2004, p. 20).

Na UNIJUÍ, no ano de 2019 concluiu-se o Projeto de Autoavaliação Institucional 2016-2019, quinta fase. Observa-se que dentre as 27 estratégias elencadas no referido projeto, 25 delas foram efetivadas, o que equivale a 93% do que foi projetado. Das ações não efetivadas, destacam-se as que integram os objetivos 2.4 – Avaliar o processo de internacionalização na UNIJUÍ (1) e 4.1 – Integrar e ampliar o processo de avaliação dos técnicos-administrativos e de apoio da UNIJUÍ (3), nas quais já foram desenvolvidos alguns estudos e encaminhamentos.

É na perspectiva de alinhamento entre os processos de planejamento, execução, avaliação e regulação, de forma cíclica, no âmbito das políticas e regulamentações internas e externas que o PDI da UNIJUÍ 2015/2019 define diretrizes e estratégias avaliativas, para subsidiar a gestão da universidade.

O fluxograma da Figura 1 demonstra os processos institucionais de avaliação da UNIJUÍ, englobando os cinco eixos avaliativos do SINAES, que considera suas dez dimensões.

Neste ano foi incorporado ao fluxograma, junto ao Programa de Avaliação Docente, o processo de Avaliação da Coordenação de Curso pelos Estudantes e o Plano de Ação da Coordenação de Curso.

Figura 1 – Fluxograma dos processos da Avaliação Institucional

figura 1

Salienta-se que na UNIJUÍ, desde a sua origem, os processos avaliativos constituem-se em instrumentos importantes para a qualificação da gestão, e estão institucionalizados e consolidados. Assim, a Figura 1 demonstra os processos avaliativos da UNIJUÍ com a sua periodicidade, os sujeitos envolvidos e a dinâmica de análise dos instrumentos de avaliação que englobam as dimensões do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e de Gestão. Estes processos estão de acordo com o que estabelece o SINAES, o PDI 2015/2019 e o Projeto de Autoavaliação 2016-2019.

Neste contexto, das três prioridades elencadas pela CPA para o ano de 2019, com base no PDI 2015-2019, foi desenvolvido um conjunto de ações que produziram resultados fomentando a articulação entre os processos de planejamento, execução e avaliação.

Prioridades Elencadas para 2019 e Resultados Alcançados

  1. Em conjunto com a VRG executar o Plano de Trabalho de Revisão do Programa de Avaliação Docente.
  2. Resultados

  3. Elaboração e discussão do Projeto de Autoavaliação Institucional 2020-2022.
  4. Resultados

  5. Criar estratégias, a partir de ações, de apropriação e compreensão pela comunidade acadêmica dos resultados da avaliação como uma ferramenta de gestão do curso, do departamento e da Universidade para a constante qualificação institucional.
  6. Resultados

Outros Resultados

Atuação da CPA

A Portaria da Presidência do Consu nº 01/2019, de 07 de fevereiro de 2019, altera parcialmente a CPA, nomeando Marivane de Moraes Pereira Freitas em substituição à Camila Pakulski Betsch, para assumir a representação dos estudantes do Campus Ijuí.

Mesmo tendo a CPA seguindo o princípio da autonomia, atendendo à legislação do SINAES, evidencia-se a articulação entre o planejamento (PDI), a execução, a avaliação e a regulação nas dimensões do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e da Gestão, como um movimento cíclico com os gestores da Universidade. Neste contexto, observa-se que há a compreensão pelos gestores da necessidade do uso e articulação dos resultados da avaliação interna e externa para subsidiar a gestão e a regulação na UNIJUÍ.

Assim, embora autônoma, a CPA desenvolve seu trabalho alinhada com os gestores das áreas acadêmica e administrativa, com destaque para a Vice-Reitoria de Graduação, o Setor de Regulação (PI) e as Assessorias do Planejamento e de Apoio Pedagógico, procurando articular os processos. Evidencia-se a articulação entre os resultados avaliativos, no âmbito interno e externo, como subsídio aos processos de regulação da Universidade com vistas ao alcance da excelência acadêmica, o que pode ser evidenciado pelos bons resultados nas avaliações do MEC/CAPES.

O SINAES e o PDI 2015/2019 sustentam a atuação da CPA, conforme estabelece o Eixo 1 do PDI “Fortalecimento do projeto institucional” no objetivo 1.1: “Fortalecer o projeto institucional de universidade comunitária regional de caráter público não estatal”, e a estratégia 1.1.1 – Avaliação permanente dos programas, instrumentos e estratégias institucionais, de modo a garantir a pertinência da ação da Universidade no projeto de desenvolvimento do seu território, em consonância com as políticas e diretrizes do SINAES/MEC.

Assim, dentre as atribuições de contribuir com as ações de regulação, a CPA participa dos processos das avaliações in loco realizados por avaliadores do MEC para a autorização, reconhecimento, renovação de reconhecimento de curso e recredenciamento institucional externo. A Comissão, ao organizar a visita no âmbito da avaliação, considera este momento um processo avaliativo tanto interno quanto externo; interno porque, ao organizar a visita, faz uma retomada dos processos, ações e resultados avaliativos junto ao curso, e externo porque a Comissão utiliza as ponderações e sugestões dos avaliadores para realizar uma meta-avaliação de seus processos, contemplando as sugestões que possam qualificar a atuação da CPA.

Neste ano foram reconhecidos pelo MEC os cursos de Arquitetura e Urbanismo (Ijuí) e Tecnólogo em Gestão de Cooperativas (Santa Rosa), o primeiro com o conceito 4 e o segundo com conceito 5.

A CPA atuou na divulgação de processos e resultados; neste ano com destaque na implantação de um novo formato de informativo para a comunidade acadêmica (anual), a criação do Boletim Eletrônico Evidências (bimensal), as comemorações dos 15 anos da CPA, a participação em eventos de Formação dos Gestores Acadêmicos e encontros com estudantes dos diversos cursos para ouvi-los e também apresentar a CPA.

Ressalta-se, ainda, o alinhamento com a Assessoria do Planejamento, sendo o Software Strategic Adviser uma importante ferramenta que serviu para orientar, acompanhar e analisar todo o processo de planejamento das unidades acadêmicas e administrativas. Esta ferramenta é utilizada pela CPA para o acompanhamento das metas, dos indicadores e das ações projetadas pelas unidades anualmente. Este trabalho profissionalizado é o norteador para definição de políticas, ações e prioridades, orientando a elaboração do Orçamento Programa e Resolução de Diretrizes Orçamentárias (RDO) da UNIJUÍ (p. 16 do Projeto AI) (UNIJUÍ, 2016).

Observa-se que o Relatório de Autoavaliação Institucional estruturado a partir de resultados das prioridades elencadas no ano anterior, as potencialidades, as fragilidades e os indicativos de prioridade para o ano seguinte, está consolidado como uma ferramenta de gestão. Esta é uma ação exitosa da CPA, na medida em que produz indicadores para o planejamento, bem como evidências sobre a efetivação ou não do planejamento/realizado pelas unidades. Este movimento é registrado nos Relatórios de Autoavaliação Institucional anuais e contribui para os processos de avaliação externa (recredenciamento institucional, reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos de graduação e avaliação dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu). Exemplo disto é o alinhamento deste ao PDI, bem como o uso destes dados para a elaboração do Orçamento Programa de cada unidade.

Comemorações dos 15 anos da CPA

A CPA - Comissão Própria de Avaliação da UNIJUÍ, no dia 14 de junho de 2019 completou 15 anos de atuação junto à comunidade acadêmica e externa, a qual tem as atribuições de coordenar, sensibilizar e sistematizar os processos avaliativos da UNIJUÍ, com base nas diretrizes da Lei 10.861, que estabelece o SINAES.

Com o objetivo de conhecimento e apropriação dos processos e resultados avaliativos pela comunidade acadêmica e externa da Instituição, a CPA, em conjunto com a Coordenadoria de Marketing, promoveu um conjunto de atividades para maior visibilidade da marca da CPA e o seu papel no âmbito institucional interno e externo.

As atividades foram desenvolvidas nos dias 24/10 e 07/11, nos Campi Ijuí e Santa Rosa respectivamente para integrar todos aqueles que participam dos processos avaliativos na Instituição, sendo eles estudantes, professores, técnicos-administrativos e comunidade externa. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se: banner (Figura 2), cabine fotográfica e vídeo (Figura 3) resgatando a história da CPA e buscando evidenciar as melhorias realizadas na Universidade, a partir dos processos avaliativos. Nos Campi Panambi e Três Passos esta ação está prevista para ser realizada em 2020.

Figura 2 – Banner dos 15 anos da CPA

figura 2

Fonte: Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ.


Figura 3 – Fotos de ações para comemorar os 15 anos da CPA

figura 3

Fonte: Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ.

Nestes momentos, a CPA divulgou as melhorias realizadas na UNIJUÍ a partir dos resultados dos processos de avaliação interna e externa (MEC/CAPES) durante os seus 15 anos de atuação. O público também pôde fazer um registro fotográfico para levar de lembrança e assim promover maior conhecimento e participação de todos nos processos avaliativos.

A CPA divulgou durante as ações dos eventos os canais de comunicação da UNIJUÍ com a comunidade interna e externa que é a Ouvidoria, disponível no site da UNIJUÍ e CPA; informativos online, Comunica, jornal interno; Rádio UNIJUÍ FM nos quais toda a comunidade interna e externa pode acompanhar as ações e melhorias realizadas, além de sugestões, elogios e críticas. Confira às melhorias realizadas acessando o link: CPA - Informativos.

Divulgação

Dentre as estratégias de divulgação dos processos e resultados avaliativos internos e externos, evidencia-se matérias no Blog Tá Ligado, e-mail marketing (enviado aos estudantes, gestores e técnicos-administrativos), Informe de Autoavaliação Institucional, Boletim Eletrônico Evidências, notícias no COMUNICA (jornal eletrônico), POSTs nas Redes Sociais, veiculação de VT no Portal, distribuição de cartazes em espaços institucionais, informações da CPA no Guia do Estudante, nos materiais impressos produzidos pela Universidade – Informativo da VRG –, Informativo dos Cursos de Graduação e, principalmente, pelos coordenadores de curso e professores, que são os principais agentes de divulgação dos processos avaliativos e de seus resultados, pois são estes que têm um canal direto constante com o estudante.

Dentre as políticas de atuação da CPA está a realização de divulgação do Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional 2018, o qual foi entregue à Reitora e Vice-Reitores por meio de um feedback dos principais aspectos apontados em cada pasta e os desafios postos para o ano seguinte, visando contribuir com os processos de regulação do MEC e com o planejamento da Instituição. O documento também foi entregue a todos os chefes de departamento e gerentes de coordenadorias, os quais socializaram com os seus colaboradores. O Relatório foi também entregue ao Diretório Central de Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos para a divulgação junto aos estudantes.

Figura 4 – Informativo de Avaliação Institucional online 2019

figura 4

Fonte: Site da UNIJUÍ.

Para a divulgação dos processos e resultados da Autoavaliação Institucional, disponibilizou-se o Informativo de Autoavaliação Institucional 2019 (Figura 4), online, com processos e resultados da avaliação, disponível no site da CPA no link: O que é a CPA.

Figura 5 – Divulgação Avaliação das Disciplinas, Primeiro e Segundo Semestres de 2019

figura 5

Fonte: Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ.

A CPA também realiza campanhas de divulgação dos seus processos de avaliação, que no ano de 2019 foram a Avaliação das Disciplinas (Figura 5), a Avaliação da Coordenação de Curso (Figura 6), a Avaliação da Infraestrutura (Figura 7) e a Pesquisa de Imagem da UNIJUÍ (Figura 7).

Figura 6 – Divulgação da Avaliação da Coordenação de Curso

figura 6

Fonte: Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ.


Figura 7 – Divulgação da Avaliação da Infraestrutura e divulgação da Pesquisa de Imagem

figura 7

Fonte: Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ.

Visando a apropriação dos processos e resultados avaliativos da Universidade, a CPA em 2019 criou o Boletim Eletrônico Evidências (Figura 8), um novo canal de Comunicação com a comunidade acadêmica, alinhado com as novas diretrizes do MEC buscando evidenciar a articulação entre autoavaliação institucional e a avaliação externa para o alcance da excelência acadêmica (PDI 2020-2024).

Figura 8 - Boletim Eletrônico Evidências

figura 8

Fonte: CPA/UNIJUÍ.

Este boletim tem uma circulação bimestral e é disponibilizado a toda a comunidade com resultados de processos avaliativos, ações e melhorias da Instituição, de uma forma mais dinâmica e com dados compilados e de fácil visualização.

Na primeira edição deste Boletim foram apresentados os resultados e melhorias realizadas através da Avaliação da Infraestrutura, no mês de abril na Instituição. E, na segunda edição o Boletim Evidências apresentou as ações comemorativas aos 15 anos da CPA, a realização da Pesquisa de Imagem junto à comunidade externa e o Encontro da CPA com Formandos.

O Boletim Eletrônico Evidências pode ser acessado pelo link Boletim Evidências nº 01/2019; Boletim Evidências nº 02/2019, disponível na página da CPA.

Reuniões e Eventos

A CPA promove reuniões gerais e do Grupo Executivo (integrado por todos os representantes do Campus Ijuí e um representante dos demais Campi). Reúne-se para discutir, planejar e encaminhar atividades com base no PDI 2015/2019 e em seu Projeto de Autoavaliação Institucional 2016/2019. No mínimo, duas vezes no ano acontecem reuniões gerais, quando são discutidas e aprovadas políticas e ações a serem desenvolvidas pela CPA, sustentadas pelo PDI da UNIJUÍ, o projeto de Autoavaliação Institucional e o que preconiza o SINAES. Assim, ao todo, foram realizadas no ano de 2019 nove reuniões, sendo três gerais e seis do Grupo Executivo.

A coordenação da CPA reuniu-se quinzenalmente com a Vice-Reitora de Graduação para o planejamento das ações do ano, acompanhamento, execução e análise dos subprogramas do Programa de Avaliação Docente. As reuniões da CPA que trataram destes processos avaliativos contaram com a presença da Vice-Reitora de Graduação.

Figura 9 – Reunião da CPA com o NDE do Curso de Arquitetura e Urbanismo

figura 9

Fonte: Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ.

No decorrer do ano a CPA realizou reuniões com os coordenadores de curso, NDEs, professores, estudantes e técnicos-administrativos e de apoio dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (Figura 9) e de Gestão de Cooperativas (Figura 10), em preparação à visita in loco de avaliadores do MEC para os processos de reconhecimento dos cursos.

Visando auxiliar a coordenação do NDE na organização do processo de monitoramento do curso de Medicina, a Coordenação da CPA reuniu-se com os membros do NDE do curso para alinhamento das atividades de planejamento e avaliação, bem como o acompanhamento das ações prioritárias projetadas para 2019.

Figura 10 – Reunião da CPA como NDE do Curso de Gestão de Cooperativas

figura 10

Fonte: Coordenadoria de Marketing/UNIJUÍ.

A CPA realizou reuniões com os chefes de departamento para a discussão de temas que envolvem os processos e resultados no âmbito da avaliação do SINAES. Também com as gerências dos setores de apoio da Universidade, mais especificamente com a Coordenadoria de Informática, Secretaria Acadêmica, Coordenadoria Patrimonial, Pesquisadora Institucional, Assessorias do Planejamento e Pedagógica e Ouvidoria Institucional. Contou com o apoio nos debates e no fazer da Comissão de todas as Assessorias que compõem as pastas da Reitoria.

Foram realizadas reuniões com o Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, coordenador do Programa de Mestrado em Atenção Integral à Saúde (Programa realizado em parceria com Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ) e coordenadora da CPA de Cruz Alta, para desenvolver mais uma vez a pesquisa piloto junto aos estudantes e professores do referido Programa.

A Coordenação da CPA participou de reunião em que a Pesquisadora Institucional apresentou os Resultados da Avaliação do ENADE do curso de Educação Física, Bacharelado ao NDE do referido curso. Apresentou-se os dados em âmbito Nacional, Estadual, das Universidades do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG) e do curso da UNIJUÍ em Ijuí e em Santa Rosa. O debate se centrou na necessidade de alinhamento dos resultados entre os dois Campi.

A CPA participou de reuniões do Comitê de PGSS de socialização pelos coordenadores dos programas, dos debates e participação nos Seminários de Meio Termo realizado em cada área, pela CAPES, para a discussão de diretrizes para a elaboração dos processos avaliativos e organização dos Programas de PGSS a partir de nova legislação da CAPES. Também participou de reunião para a discussão do planejamento do processo de autoavaliação do programa, ocasião em que a Coordenação da CPA explanou sobre os processos avaliativos da Universidade. Na oportunidade comunicou que a UNIJUÍ está em processo de revisão do Programa de Avaliação Docente, que tem dentre seus objetivos maior alinhamento entre os processos de avaliação dos cursos de Graduação, Lato e Stricto Sensu, alinhados com o processo de avaliação externa MEC/CAPES. Informou também que a CPA está elaborando o Projeto de Autoavaliação Institucional 2020-2024, em que serão estabelecidos os objetivos e estratégias da autoavaliação da Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.

A CPA da UNIJUÍ, atendendo convite dos coordenadores de curso, participou da Acolhida aos Calouros no ano de 2019 para apresentar os objetivos e atribuições da CPA perante os processos avaliativos da UNIJUÍ no contexto do SINAES, enfatizando a implicação dos estudantes ante os processos e resultados da Autoavaliação Institucional e da Avaliação Externa.

A participação se deu na acolhida aos calouros e/ou Aula Inaugural dos cursos de Matemática (Campus Ijuí), Arquitetura e Urbanismo (Campus Ijuí), Medicina Veterinária (Campus Ijuí), Ciência da Computação (Campus Ijuí), Agronomia (Campus Ijuí), Engenharia Civil (Campus Ijuí), Engenharia Química (Campus Ijuí) e Engenharia Elétrica (Campus Ijuí).

Aos cursos de História, Letras, Pedagogia e Educação Física (Campus Ijuí) a CPA explanou sobre o impacto e a responsabilidade dos estudantes nos processos avaliativos da Universidade evidenciando a contribuição deles para a constante melhoria dos seus cursos.

No final do 2º semestre, a Coordenação da CPA, atendendo convite dos coordenadores dos Cursos de Fisioterapia e de Matemática, desenvolveu um momento avaliativo com os formandos de cada curso. Na ocasião os formandos tiveram a oportunidade de relatar sobre o que marcou a sua trajetória acadêmica durante a sua formação. Dentre os diferenciais do curso, evidenciaram a excelência e o comprometimento do quadro de professores para a qualificação do processo de ensino e aprendizagem. Nas palavras de estudantes de Matemática, “o acolhimento dos professores, nos aspectos pedagógicos e pessoais, foi essencial para a minha aprendizagem. Este é um diferencial do curso”. O relato de uma estudante do Curso de Fisioterapia traz: “estágios e práticas foram pontos fortes do curso e a orientação dos professores possibilitou a aprendizagem”; e formandos dos dois cursos assim se expressaram: “nos sentimos preparados para a atuação no mercado de trabalho, com princípios éticos, empreendedores e humanísticos”.

Os formandos fizeram algumas sugestões de questões pontuais que foram encaminhadas à Reitoria, à chefia dos departamentos e às coordenações de curso para análise e encaminhamentos.

Os calouros do curso de Medicina realizaram visitas a diferentes setores da Universidade, oportunidade em que conheceram as estruturas e os canais de interação da Universidade com os estudantes, entre eles a CPA (estrutura e atribuições).

A seguir estão elencados outros eventos em que a CPA teve oportunidade de participar por meio de sua coordenação e representantes no ano de 2019:

Programa de Avaliação Docente

O Programa de Avaliação Docente, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), em conjunto com a Vice-Reitoria de Graduação, considerando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), até 2018 foi constituído por três subprogramas (avaliação das disciplinas pelos estudantes; autoavaliação docente; e avaliação pelos pares). Em 2019, o referido Programa recebeu mais dois subprogramas, quais sejam: Avaliação da coordenação de curso e Plano de ação da coordenação de curso, incluídos por constarem em indicadores dos instrumentos avaliativos do MEC. O Plano de ação da coordenação de curso foi construído a partir das diretrizes e ações do P.O.D.E.

Este Programa constitui-se em estratégia para fomentar e subsidiar os processos de gestão, regulação e supervisão da Universidade. Seu objetivo é a integração e o uso dos resultados avaliativos, no âmbito interno e externo, visando a constante qualificação do processo de ensino e aprendizagem do estudante e a contribuição ao desenvolvimento regional, por meio da formação acadêmica qualificada.

Estes dois novos instrumentos foram elaborados pela VRG/CPA/Setor de Regulação (PI) e aprovados em reunião da CPA realizada no mês de maio de 2019, com a presença da Vice-Reitora de Graduação. Entende-se que os instrumentos de “Avaliação da coordenação de curso pelo estudante” e o “Plano de ação da coordenação” são estratégias que auxiliarão no alinhamento dos processos, subprogramas e programas institucionais que subsidiam os processos de autoavaliação.

Com o intuito de auxiliar no planejamento e atividades dos cursos de Graduação desta Universidade, organizou-se um cronograma de atividades para o NDE (2019-2020), que estabelece os subprogramas, a data de aplicação, o período de análise e a entrega do parecer, a ser encaminhado por e-mail, para a chefia de Departamento, VRG e à CPA, conforme o Quadro 01.

Quadro 01 – Cronograma de atividades do NDE

Subprograma Data de aplicação Período de análise pelo NDE Entrega do parecer
Avaliação das Disciplinas
1º Semestre/2019
Entre 70% e 90% da execução da disciplina Agosto e setembro/2019 Até 30 de setembro/2019
Avaliação das Disciplinas
2° Semestre 2019
Entre 70% e 90% da execução da disciplina Fevereiro, março e abril/2020 Até 18 de abril/2020
Avaliação da Coordenação de Curso
2º semestre 2019
19 a 30 de agosto de 2019 - -
Autoavaliação
Docente
Até 24 de fevereiro/2020 Março a maio abril/2020 Até 19 de maio/2020
Plano de Ação do Coordenador Agosto 2019 a fevereiro 2020 - -

Fonte: VRG/CPA - UNIJUÍ.

Destaca-se que a análise dos Planos de Ensino pelo NDE e a socialização destes no Colegiado de Curso de Graduação, a cada semestre, é um processo que está consolidado. Assim, alterou-se o cronograma de atividades do NDE, desobrigando-o de produzir um Parecer sobre a Análise dos Planos de Ensino. O registro das discussões e socialização dos Planos de Ensino constam em atas do NDE de cada curso.

Conforme preconizam os novos indicadores dos instrumentos de avaliação do MEC, é fundamental a elaboração de análises, pareceres, atas e/ou documentos demonstrando a articulação entre os resultados da avaliação interna (subprogramas do programa de avaliação docente, dentre outros) com os resultados da avaliação externa (CPC, Enade, processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso) evidenciando a melhoria contínua do curso. É na perspectiva de uso dos resultados avaliativos para a busca da aprendizagem do estudante que os NDEs produzem seus pareceres.

No contexto da revisão do Programa de Avaliação Docente, uma das prioridades elencadas pela CPA para 2019, a qual não foi possível atendê-la na íntegra, discussões e várias ações foram efetivadas com vistas a qualificação de processos e ações relativas ao referido Programa. Como já mencionado nesta análise, houve a inserção de dois novos subprogramas de avaliação, ajustes nos relatórios com resultados avaliativos produzidos pelo SIE, alinhamento entre avaliação interna e externa, interação com os programas de pós-graduação, desenvolvidas estratégias de apresentação de resultados à comunidade acadêmica e externa. Nesta perspectiva, evidencia-se como uma inovação o desenvolvimento de Campanha Institucional de divulgação da avaliação das disciplinas junto aos estudantes e professores a partir de demonstração de melhorias realizadas, por meio de peças publicitárias produzidas, o maior uso dos resultados avaliativos deste programa e dos resultados da avaliação externa para a construção e revisão dos PPCs, pelos NDEs dos cursos de graduação. Também foram realizadas ações junto à VRPGPE e Comitê do PPGSS visando maior alinhamento entre os programas de Graduação e de Pós-Graduação, para a constante qualificação dos Cursos e da Instituição.

Análise dos resultados dos subprogramas do Programa de Avaliação Docente

No que tange ao subprograma Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes, CPA e VRG contaram com as coordenações de curso e dos professores para divulgação e incentivo à participação dos estudantes, com o intuito de atingir a meta prevista no PDI, que é de 70% de participação. Neste sentido, foi realizada continuamente a sensibilização junto às coordenações de curso e aos professores sobre a importância da participação dos estudantes e do encaminhamento das demandas apontadas na pesquisa. As coordenações de curso também foram continuamente incentivadas a socializar as ações concretas realizadas a partir dos resultados da análise do que os estudantes apontam, apontamentos estes que devem ser considerados na avaliação pelos pares, constituindo-se em movimento contínuo de análise, realizado pela coordenação do curso conjuntamente com o Núcleo Docente Estruturante (NDE). A autoavaliação docente tem ciclo bianual, não constando no calendário de 2019.

A Figura 11 demonstra o percentual de estudantes participantes na Avaliação das Disciplinas 1º e 2º semestres de 2019, por departamento, sendo que o Departamento de Ciências da Vida - DCVida é o que obteve maior percentual de respondentes.

Figura 11 – Percentual de Estudantes Respondentes à Avaliação das Disciplinas por departamentos, 2019.

figura 11

Fonte: CPA/UNIJUÍ.

Apresenta-se, no Quadro 02, os dados da adesão dos estudantes relativos ao primeiro e ao segundo semestres de 2019. Importante relatar que desde 2017 o subprograma Avaliação das Disciplinas pelos Estudantes passou a ter fluxo contínuo, sendo abertas, no Portal do Estudante para avaliação, as disciplinas quando integralizaram 70% da carga horária. Esse processo encerra quando 90% da carga horária da disciplina é transcorrida.

Quadro 02 – Percentual de estudantes respondentes da Avaliação das Disciplinas em 2019

Modalidade Período Adesão
Disciplinas Presencial 1º semestre 50%
2º semestre 40%
Disciplinas EaD 1º semestre 26%
2º semestre 33%
Disciplinas EaD Trimestral Módulo I 33%
Módulo II 25%
Módulo III 20%

Fonte: CPA/UNIJUÍ.

No primeiro semestre, os cursos que obtiveram maior percentual de estudantes respondentes na modalidade presencial foram: Ciências Contábeis em Panambi 100% e em Santa Rosa 88%; Engenharia de Software 71%; Matemática 94%; Gestão de Cooperativas 80% e Engenharia Química 72%. No segundo semestre, os cursos que obtiveram percentual de respondentes acima de 70% foram: Ciências Contábeis Panambi 88%; Ciências Contábeis Santa Rosa 90%; Ciência da Computação Ijuí 71%; Engenharia Química Ijuí 83%; Matemática 94%; Biomedicina 76%; Ciências Biológicas Bacharelado 78% e Ciências Biológicas Licenciatura 77%. Os resultados deste processo avaliativo são disponibilizados ao professor no momento em que ele encerra 85% das notas da disciplina e, simultaneamente, aos gestores pelo portal/SIE.

Para ilustrar esta análise apresenta-se um comparativo de estudantes respondentes na Avaliação das Disciplinas desde 2015 até 2019, modalidades Presencial e EaD, conforme Figuras 12 e 13.

Figura 12 – Comparativo do Percentual de Estudantes Respondentes à Avaliação das Disciplinas, modalidade Presencial 2015–2019.

figura 12

Fonte: CPA/UNIJUÍ.


Figura 13 – Comparativo do Percentual de Estudantes Respondentes à Avaliação das Disciplinas, modalidade EaD 2015–2019.

figura 13

Fonte: CPA/UNIJUÍ.

Observa-se, na Figura 12, que a participação dos estudantes na avaliação das disciplinas, na modalidade presencial nos últimos quatro semestres vem apresentando uma queda na participação dos estudantes em torno de dois percentis, chamando-se a atenção o percentual menor de respondentes, no segundo semestre. O que significa esses números? O que dizem os NDEs, em seus pareceres?

Sobre esta questão os pareceres dos NDEs apresentam reflexões do porquê não se alcança o percentual de 70% de respondentes. Contudo, em seus pareceres evidencia-se a convicção deles da importância deste processo avaliativo para a gestão do curso. No entanto, indicam a necessidade de elevar o percentual de respondentes nos cursos que não atingiram a meta institucional, para que os resultados deste processo possam ser utilizados como uma ferramenta de gestão ainda mais qualificada. Nestas reflexões evidencia-se a necessidade de criar estratégias que demonstrem aos estudantes as melhorias realizadas a partir das demandas apontadas por eles. Várias ações são desenvolvidas neste sentido, mas entende-se que são necessárias maiores evidências junto aos estudantes para que, de fato, entendam o papel da avaliação e reconheçam o resultado de sua participação.

Para ratificar os argumentos mencionados recorre-se ao fragmento do NDE do Curso de Farmácia, que assim se expressa “o NDE entende que deve-se discutir o processo de avaliação com os estudantes e apresentar encaminhamentos para que estes conscientizem-se da importância e credibilidade desta ação institucional, desta forma almeja-se manter os alunos implicados no processo avaliativo para que o percentual de participação continue sendo atingida nos próximos semestres” (Of. n º 010/2019 - 2º semestre de 2019).

No que tange a compreensão pelos estudantes da importância da participação deles nos processos avaliativos objetivando a constante qualificação do curso e da universidade, é fundamental que o coordenador e o professor de cada curso sejam agentes de divulgação, sendo uma das estratégias necessárias para criar evidências das melhorias realizadas no curso e na Instituição.

Salienta-se que conforme estabelece o Programa de Avaliação Docente da UNIJUÍ gestores, professores, técnicos-administrativos e CPA são corresponsáveis pela divulgação das melhorias na Universidade.

Considerando os resultados da Avaliação das Disciplinas no contexto Institucional no primeiro e segundo semestres de 2019, apresentam-se alguns dados que refletem o olhar do estudante (Figuras 14 a 16).

Observa-se em âmbito Institucional nestas três questões apresentadas nas Figuras 14, 15 e 16, bem como nos pareceres dos NDEs, na maioria dos cursos, um percentual de satisfação acima de 77%, na modalidade presencial. Contudo, na modalidade EaD, nas mesmas questões há uma queda na satisfação dos respondentes, 66%, 11 percentil mais baixo. Nas questões abertas apresentam-se algumas situações pontuais em relação a aprendizagem, avaliações, relacionamento professor/estudante, dentre outras. As disciplinas que apresentam um grau de satisfação inferior a 70%, bem como indicativos de problemas na questão aberta, o NDE, em seu parecer aponta indicativos para análise e encaminhamentos pelos gestores do curso, do departamento e da Universidade.

Figura 14 – Resultados da Questão 1: Com relação ao meu processo de aprendizagem nesta disciplina estou conseguindo ter a compreensão do conteúdo conforme estabelece o Plano de Ensino?

figura 14

Fonte: CPA/UNIJUÍ.


Figura 15 – Resultados da Questão 2: Os procedimentos e as metodologias que orientam a ação do professor viabilizam a sua aprendizagem nesta disciplina?

figura 15

Fonte: CPA/UNIJUÍ.


Figura 16 – Resultados da Questão 3: O professor fomenta situações de aprendizado que levem a problematização da relação teoria e prática?

figura 16

Fonte: CPA/UNIJUÍ.

Da análise dos pareceres do NDE relativo aos resultados da Avaliação das Disciplinas do 1º e 2º semestres de 2019, pelos estudantes, em uma perspectiva geral evidencia-se as seguintes questões apontadas pelos NDEs.

No que concerne ao subprograma Autoavaliação Docente a aplicação do instrumento aos professores, conforme cronograma institucional, será realizado em fevereiro de 2020 com a previsão de adequações do referido instrumento. A avaliação contempla os anos de 2018 e 2019.

Quanto ao subprograma Avaliação pela Coordenação de Curso e do Plano de Ação da Coordenação, como já mencionado no eixo 1, este foi incorporado ao Programa de Avaliação Docente neste ano.

Assim, no período de 19 a 30 de agosto realizou-se o processo avaliativo da Coordenação de Curso de Graduação da UNIJUÍ, pelos estudantes, nas modalidades presencial e EaD. De um total de 5.328 estudantes, 1.567 responderam o instrumento, 29% de respondentes, cujos resultados dos cursos adscritos a esse departamento estão disponíveis em relatórios do SIE no portal.

Os procedimentos de análise deste subprograma são:

Quanto ao subprograma Plano de Ação da Coordenação de Curso, também incorporado neste ano foi construído a partir das diretrizes e ações do P.O.D.E (software adviser strategic) e apresentado aos coordenadores de curso, no Fórum do dia 12 de novembro de 2019.

Este plano é compartilhado com toda a comunidade acadêmica via portal do aluno e do professor de cada curso e gestores.

E, por fim, o Subprograma Avaliação pelos Pares tem o objetivo de, com base nos pareceres do NDEs dos Cursos de Graduação, Comitês de Pesquisa e de Extensão, analisar e utilizar os resultados dos diferentes subprogramas de avaliação e os resultados da avaliação externa (MEC/CAPES) para fazer a gestão do departamento. Esta atribuição é do Comitê de Gestão do Departamento e estes dados precisam gerar indicadores para as tomadas de decisão do departamento e dos Cursos de Graduação.

Em reunião de meta avaliação realizada pela CPA aponta-se a necessidade de adequações neste subprograma, especialmente na forma de evidenciar o uso dos resultados avaliativos na condução do departamento/curso. Ressalta-se que o programa tem estas ferramentas que permitem evidenciar as fragilidades e melhorias, que são o Relatório de Autoavaliação Institucional anual, o software de Planejamento e as atas do Colegiado do Departamento. No entanto, entende-se que é necessária a criação de uma ferramenta que mostre a articulação entre estes três instrumentos para que esta possa ser utilizada como um elemento de divulgação institucional do que é realizado de melhorias na universidade, tomando como base os indicativos dos processos avaliativos tanto internos quanto externos. Este é um dos desafios da revisão do Programa de Avaliação Docente que será realizada em 2020. Será dado início a este processo tão logo seja aprovado o novo Projeto de Autoavaliação Institucional 2020-2024.

Ouvidoria/CPA

A Ouvidoria, articulada com a CPA, constitui-se um canal de comunicação que possibilita aos diferentes segmentos da Universidade manifestar suas críticas, elogios e sugestões em relação aos serviços prestados pela Instituição, nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, tanto em seus aspectos acadêmicos quanto administrativos. Para uma maior articulação entre os processos avaliativos da Universidade, as mensagens podem ser postadas tanto no endereço eletrônico da Ouvidoria quanto da CPA, sendo as mensagens recebidas pela Ouvidora Institucional e Coordenadora da CPA. A partir de diálogo com a CPA a Ouvidora Institucional responde as demandas recebidas.

Para análise, as sugestões, críticas ou elogios foram organizados por segmento, ou seja, estudantes (questões pedagógicas e questões operacionais), docentes, técnicos-administrativos e de apoio e comunidade externa. Os resultados obtidos constam na Tabela 1.

Analisando o percentual das quatro categorias em relação a 2018, identifica-se, no ano de 2019, uma redução na frequência de 20% nas postagens. Do total das 429 postagens, 345 são de estudantes, o que equivale a 80% do total.

Tabela 1 – Postagens da Ouvidoria por segmento

tabela 1

Fonte: SIE/UNIJUÍ.

Salienta-se que a atuação conjunta CPA e Ouvidoria possibilita a análise dos dados pela CPA, articulando com os demais processos de avaliação internos e externos (IGC, CPC, ENADE), na perspectiva de indicativos de políticas e/ou ações, a partir das demandas recebidas.

Cabe destaque, também, o atendimento de Ouvidorias presenciais pela Coordenação da CPA, quando da impossibilidade de atendimento pela Ouvidora Institucional.

Observa-se que a articulação entre CPA e Ouvidoria são ações exitosas no contexto da Avaliação Institucional, pois possibilita aos gestores o uso das postagens neste canal para a análise dos resultados das demais avaliações como, por exemplo, quando os estudantes procuram a coordenação de curso ou a Ouvidoria para fazer uma reclamação de uma disciplina. A primeira ação do coordenador é buscar os resultados das Avaliações das Disciplinas e da Autoavaliação Docente, dentre outros processos avaliativos.

Com a Palavra a CPA

No ano de 2019 encerrou-se o Projeto de Autoavaliação Institucional 2016-2019, quinta fase, com 93% das estratégias executadas (Quadros 4 a 7). Salienta-se que a UNIJUÍ/CPA buscou executar as ações deste projeto alinhadas a concepção de avaliação como um processo que envolve os diferentes atores que constituem a Universidade e também as diferentes dimensões do seu fazer que exige a revisão dos instrumentos, dos processos, da periodicidade, visando compreender e atender às demandas dos cursos, da Instituição e da comunidade externa.

Destaca-se que os estratégias que não foram contempladas neste projeto serão avaliadas no contexto das discussões do novo projeto. Assim, como várias estratégias serão inseridas no mesmo.

Especificamente em relação ao objetivo 3.1 – Fortalecer o Programa de Avaliação Docente, Estratégia 3.1.1 – Revisão dos instrumentos de avaliação dos subprogramas autoavaliação docente e avaliação da ação docente pelos estudantes destaca-se que foram realizados ajustes nos processos e instrumentos avaliativos da UNIJUÍ com vistas a qualificação destes, atendendo também as prioridades da CPA projetadas para 2018 e 2019, de revisão do Programa de Avaliação Docente. No decorrer de 2020 será dado andamento ao Plano de Trabalho de Revisão do referido Programa. Esta ação objetiva a atualização do programa, que é de 2012, bem como maior alinhamento entre os processos avaliativos que englobam a dimensões do ensino de graduação e de pós-graduação, a pesquisa e a extensão visando criar algumas estratégias de maior alinhamento entre estas dimensões.

No que concerne ao Objetivo 3.4 – Articulação entre os processos de Avaliação internos e externos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão, a Estratégia 3.4.1 – Criação de mecanismos de interação da CPA com os processos avaliativos dos Programas de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão foram realizadas interações com a VRPGPE e o PPGSS visando criar instrumentos de autoavaliação dos referidos programas, atendendo às novas regulamentações da CAPES.

Observa-se que no Objetivo 4.1 – Integrar e ampliar o processo de avaliação dos técnicos- administrativos e de apoio da UNIJUÍ, a Estratégia 4.1.2 – Criação de instrumentos de avaliação do clima organizacional não foi executada. A Coordenação da CPA interagiu com a Coordenadoria de Recursos Humanos, a qual informou que está trabalhando em relatórios que possam contribuir com os gestores para a constante qualificação do clima organizacional.

Para demonstrar a execução do Projeto, organizou-se os dados nos Quadros 2 a 6, conforme pode ser conferido a seguir.

Quadro 2 – Evolução dos Objetivos e Estratégias do Projeto de Autoavaliação Institucional UNIJUÍ – Eixo 1

EIXO 1 – Planejamento e Avaliação Institucional
Objetivos Estratégias Efetivada
Sim Não
Objetivo 1.1 – Integrar os processos de Avaliação e Planejamento. Estratégia 1.1.1 – Acompanhar a execução e efetividade do PDI e dos procedimentos de Avaliação Institucional. X
Objetivo 1.2 – Assessorar o processo de avaliação in loco dos Cursos de Graduação, organizando as questões de ordem técnicas e operacionais. Estratégia 1.2.1 – Organizar os documentos institucionais para os processos de avaliação dos cursos no âmbito do SINAES. X
Objetivo 1.3 – Avaliar, por meio dos conceitos de cursos, a efetividade dos processos avaliativos do SINAES como um instrumento de planejamento. Estratégia 1.3.1 – Promover a utilização dos resultados do SINAES como instrumento do planejamento na revisão do PPC. X
Objetivo 1.4 – Articular os processos de avaliação internos e externos (Recredenciamento Institucional, Autorização de Curso, Reconhecimento de Curso, Renovação de Reconhecimento de Curso e ENADE). Estratégia 1.4.1 – Identificar fragilidades e potencialidades decorrentes dos processos avaliativos da Universidade.
Estratégia 1.4.2 – Organizar visitas in loco dos avaliadores externos nos processos avaliativos.
X

Fonte: CPA/UNIJUÍ.

A CPA ao analisar o conjunto das ações e resultados avaliativos realizados na UNIJUÍ evidencia o alinhamento entre planejamento, execução e avaliação de forma cíclica, uma vez que a Universidade obteve excelentes resultados nos processos de regulação do MEC/CAPES em âmbito institucional e de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu. Em 2019, em uma escala de 1 a 5 nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento obteve conceitos que variam entre 4 e 5. Também, no Índice Geral de Curso - IGC, um dos indicadores MEC que avalia as Instituições de Ensino Superior anualmente, a UNIJUÍ tem obtido o conceito 4". Confira os resultados no site da CPA, acessando este link: Avaliação institucional.

Quadro 3 – Evolução dos Objetivos e Estratégias do Projeto de Autoavaliação Institucional UNIJUÍ – Eixo 2

EIXO 2 – Desenvolvimento Institucional
Objetivos Estratégias Efetivada
Sim Não
Objetivo 2.1 – Desenvolver ações junto à comunidade acadêmica com vistas à utilização do PDI e do Relatório de Autoavaliação Institucional como ferramenta de gestão para o planejamento da Instituição. Estratégia 2.1.1 – Divulgação da Visão, Missão e dos Propósitos da UNIJUÍ.

Estratégia 2.1.2 – Comprometer os gestores no uso dos documentos normativos e de avaliação no processo de gestão e planejamento.

X
Objetivo 2.2 – Analisar as ações projetadas no PDI nas dimensões do ensino de Graduação e de Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, Pesquisa e Extensão, bem como sua execução e aplicabilidade para definir propostas de redirecionamento. Estratégia 2.2.1 – Utilização da ferramenta SAS – Strategic Adviser para análise. X
Objetivo 2.3 – Analisar a coerência entre o PDI e as ações de Responsabilidade Social. Estratégia 2.3.1 – Utilização do Balanço Social anual. X
Objetivo 2.4 – Avaliar o processo de internacionalização na UNIJUÍ. Estratégia 2.4.1 – Criar um instrumento para avaliação do processo de internacionalização institucional em parceria com o Escritório de Relações Internacionais. X

Fonte: CPA/UNIJUÍ.


Quadro 4 – Evolução dos Objetivos e Estratégias do Projeto de Autoavaliação Institucional UNIJUÍ – Eixo 3

EIXO 3 – Políticas Acadêmicas
Objetivos Estratégias Efetivada
Sim Não
Objetivo 3.1 – Fortalecer o Programa de Avaliação Docente. Estratégia 3.1.1 – Revisão dos instrumentos de avaliação dos subprogramas autoavaliação docente e avaliação da ação docente pelos estudantes.br
Estratégia 3.1.2 – Mobilização dos estudantes para a participação no Programa de Avaliação Docente.
Estratégia 3.1.3 – Fortalecimento dos mecanismos de divulgação dos resultados atinentes aos processos avaliativos.
Estratégia 3.1.4 – Mobilização do professor como um agente de divulgação da avaliação da ação docente pelo estudante.
Estratégia 3.1.5 – Utilização da análise realizada pelo NDE dos resultados do Programa de Avaliação Docente para a revisão trianual dos PPCs.
X
Objetivo 3.2 – Gerar indicativos para a formulação de políticas de gestão da Instituição. Estratégia 3.2.1 – Utilização da análise realizada pelo NDE para o planejamento do curso.br
Estratégia 3.2.2 – Utilização dos pareceres dos NDEs para a indicação de políticas institucionais.
X
Objetivo 3.3 – Fortalecer os canais de comunicação internos e com a sociedade. Estratégia 3.3.1 – Desenvolvimento de pesquisas qualitativas e quantitativas.
Estratégia 3.3.2 – Aperfeiçoamento do uso dos canais de comunicação internos da UNIJUÍ (Portal, Ouvidoria, Rádio, Comunica, etc.).
X
Objetivo 3.4 – Articulação entre os processos de Avaliação internos e externos no âmbito dos Programas de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão. Estratégia 3.4.1 – Criação de mecanismos de interação da CPA com os processos avaliativos dos Programas de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão. X
Objetivo 3.5 – Fortalecer o Programa Egresso. Estratégia 3.5.1 – Criação de campanha institucional para maior inserção de egressos no Programa. X
Objetivo 3.6 – Criar o Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Acadêmica da UNIJUÍ. Estratégia 3.6.1 – Acompanhamento das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Acompanhamento e Acessibilidade Acadêmica da UNIJUÍ. X

Fonte: CPA/UNIJUÍ.


Quadro 5 – Evolução dos Objetivos e Estratégias do Projeto de Autoavaliação Institucional UNIJUÍ – Eixo 4

EIXO 4 – Políticas de Gestão
Objetivos Estratégias Efetivada
Sim Não
Objetivo 4.1 – Integrar e ampliar o processo de avaliação dos técnicos-administrativos e de apoio da UNIJUÍ. Estratégia 4.1.1 - Aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação do quadro técnico-administrativo.
Estratégia 4.1.2 – Criação de instrumentos de avaliação do clima organizacional.
X
Objetivo 4.2 – Aperfeiçoar a forma de divulgação dos documentos legais da Instituição. Estratégia 4.2.1 – Estimular o uso dos documentos institucionais da universidade. X

Fonte: CPA/UNIJUÍ.


Quadro 6 – Evolução dos Objetivos e Estratégias do Projeto de Autoavaliação Institucional UNIJUÍ – Eixo 5

EIXO 5 – Infraestrutura
Objetivos Estratégias Efetivada
Sim Não
Objetivo 5.1. Acompanhar e avaliar a adequabilidade da infraestrutura física e tecnológica da Instituição. Estratégia 5.1.1 – Avaliar a infraestrutura física e tecnológica da Instituição. X
Estratégia 5.1.2 – Acompanhar a execução do cronograma de melhorias da infraestrutura. X

Fonte: CPA/UNIJUÍ.

Os desafios da CPA para 2020 consiste em dar continuidade às discussões do Projeto de Autoavaliação Institucional quinta fase para elaboração e aprovação do mesmo pela CPA e apresentação à comunidade acadêmica, criar estratégias em conjunto com os gestores da Universidade para apropriação de processos e resultados avaliativos por todos os sujeitos que fazem a Universidade (estudantes, professores, técnicos-administrativos e de apoio e comunidade externa) e execução do Plano de Trabalho da Revisão do Programa de Avaliação Docente.