O Conselho Diretor, órgão deliberativo e consultivo da administração da FIDENE, compõe-se do presidente e do vice-presidente da Fundação e de mais sete membros efetivos e três suplentes eleitos em Assembleia Geral, com mandato de três anos, permitida uma reeleição.
Em 2018, o referido Conselho esteve constituído pelos seguintes membros:
- Membros Efetivos
- Cátia Maria Nehring – presidente
- Martinho Luís Kelm – vice-presidente
- Arnildo Laurêncio Rockenbach
- Cláudio da Cruz de Souza
- Heloísa Meincke Eickhoff
- Ivo Ney Kuhn
- Jaeme Luiz Callai
- Onésimo Antonio Ceratti
- Vera Regina Kapp
- Membros Suplentes
- Joaquim Henrique Gatto
- Osório Antônio Lucchese
- Sérgio Luís Allebrandt
Os membros do Conselho Diretor reuniram-se em dez sessões para apreciar e deliberar sobre os seguintes assuntos:
- Deliberação sobre alienação de bens imóveis de propriedade da FIDENE, registrados nas Matrículas Imóveis 33.087, 33.091, 33.109, 33.110, 17.304 e 12.925, respectivamente, dois apartamentos, dois boxes de garagem e uma (01) fração de terras rurais em São Luiz Gonzaga/RS.
- Apreciação do Termo de Ciência e Consentimento de Obrigações Funcionais dos Funcionários da FIDENE com vistas à introdução do e-Social.
- Apreciação do Termo de Ciência de Obrigações Funcionais dos encarregados, chefes e gerentes da FIDENE/UNIJUÍ com vistas a introdução do e-Social.
- Deliberação sobre autorização de cedência de área da FIDENE/UNIJUÍ no Campus Santa Rosa para fins de efetivação de parceria entre Poder Público e FIDENE/UNIJUÍ, visando o recebimento de recursos oriundos de emenda parlamentar através do Projeto “Tu Decide”.
- Apreciação do Relatório de Atividades e Balanço da FIDENE e suas mantidas referente ao exercício 2017.
- Revisão orçamentária FIDENE 2018.
- Deliberação sobre autorização de cedência de área da FIDENE/UNIJUÍ no Campus Ijuí para fins de efetivação de parceria entre poder público e universidade, visando o recebimento de recursos oriundos de emenda parlamentar por meio do Projeto “Tu Decide”.
- Deliberação sobre autorização de cedência de área da FIDENE/UNIJUÍ no Campus Santa Rosa para fins de efetivação de parceria entre poder público e universidade, visando o recebimento de recursos oriundos de emenda parlamentar por meio do Projeto “Tu Decide”.
- Não incidência de juros da mensalidade, referente ao vencimento do dia 7 de junho dos estudantes da UNIJUÍ que possuam atividade econômica do leite – Bloco do Produtor (ou seus pais), pagas até 20 de junho nos caixas da Unijuí;
- Informações econômico-financeira consolidadas em maio/2018.
- Quantificação da revisão orçamentária – exercício 2018.
- Tema pautado em dois momentos: Regulamentação do plano de trabalho diferenciado para integrantes do Quadro Sênior (10 horas) considerando impacto da legislação do e-Social.
- Autorização para recebimento do recurso para o projeto Coral Unijuí no valor de R$ 2.000,00 pelo Programa Empreender para Transformar – PET – pelo SICREDI.
- Autorização para comercialização de produtos institucionais na Editora Unijuí e inclusão desta atividade econômica secundária junto à Receita Federal no CNPJ 90.738.014/0026-58 – Editora UNIJUÍ.
- Autorização para adequação na descrição da atividade secundária da FIDENE para a prestação de serviços da Central Analítica (CNAE 7120-1/00 Testes e Análises Técnicas), que implica emissão de Alvará pela vigilância sanitária.
- Autorização para inclusão da atividade secundária junto a Receita Federal no CNPJ 90.738.014/0001-08 – FIDENE para a prestação de serviços da Central Analítica.
- Em várias reuniões foi apresentado e discutido a Resolução do Plano de Demissão Voluntária – PDV.
- Proposta de resolução que regulamenta o Plano de Carreira do Magistério do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA.
- Apresentação dos resultados da FIDENE e suas mantidas até setembro/2018.
- Apresentação das alterações na Resolução CD nº 02/2018 – Plano de Demissão Voluntária – PDV construídas conjuntamente com as entidades sindicais.
- Apresentação das alterações efetivadas na Resolução CD nº 03/2018 – Regulamenta o Plano de Carreira do Magistério do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA.
- Apreciação da proposta de resolução que permite celebrar parcerias com entes públicos e as organizações da sociedade civil (atender ao disposto da Lei nº 13.019/2014, art. 33, inciso IV).
- Proposta de resolução que fixa os valores das mensalidades dos cursos da Educação Básica do Centro de Educação Básica Francisco de Assis – EFA – e estabelece outros benefícios estudantis para 2019.
- Apreciação da proposta de resolução que fixa as diretrizes para a elaboração do Orçamento Programa da FIDENE e suas mantidas para o exercício de 2019.
- Deliberação sobre a reapresentação da solicitação de autorização de cedência de área da FIDENE/UNIJUÍ no
Campus Santa Rosa para fins de efetivação de parceria entre Poder Público e FIDENE/UNIJUÍ, visando o recebimento de recursos oriundos de emenda parlamentar por meio do Projeto “Tu Decide”.
- Apreciação e deliberação do Orçamento Programa da FIDENE para 2019.
- Proposta de resolução de criação da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos.
Na análise destes temas o Conselho Diretor emitiu sete pareceres e oito resoluções.