2.1.3.7. Coordenadoria de Informática

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Gerente: Dionei Fábio Buske

Chefe do Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas: Lucas Gerhardt

Chefe do Núcleo de Redes e Banco de Dados: Maiquel Jerson Franco Fridhein

Chefe do Núcleo de Suporte ao Usuário: Dionei Fábio Buske

A Coordenadoria de Informática realizou em 2018 um conjunto de atividades que permitiu qualificar as ações da Instituição. Foram ajustados sistemas após a revisão de processos de trabalho na Instituição, e desenvolvidos novos módulos que permitiram agilizar o atendimento e recebimento de pedidos de nossos públicos.

Foi efetuada a migração dos serviços de e-mail da Plataforma Microsoft para a Plataforma Google, passando o google a ser a nova plataforma de trabalho para e-mails, documentos, planilhas e demais possibilidades que a ferramenta permite. Foram migradas cerca de 2.000 contas. Foi adquirido um laboratório de informática de 30 computadores para o Campus Panambi, e um Laboratório de Informática de 30 Computadores para o DCEENG, no Campus Ijuí. Foram feitos investimentos em Servidores, ativos de Rede e na atualização da Solução WI-FI do Campus Ijuí, visando a atender a demanda crescente de acesso de dispositivos móveis.

No ano de 2018, no que se refere aos Sistemas que atendem a Instituição, o Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas desenvolveu uma série de projetos, entre eles: Processo de Ajuste de Matrícula; Intermediador de Pagamento - PagSeguro; Alocação de Docentes e Salas; Ajustes/Revisão na Solicitação de Matrículas; Organização da Oferta das Turmas com Atividades Teórico Práticas - Graduação; Relatório de Atividades 2017; Página bilíngue 1ª etapa - cursos stricto sensu; Sistema de Financiamento Estudantil Interno - CREDI UNIJUÍ; Vendas de Produtos Institucionais da Loja da Editora; Projeto: QPAD; Processo de Registro de Atividades Complementares; Sistema de Progressão Docente; Alteração na forma do rateio de custo docente - graduação; além do projeto de Revisão do Sistema Financeiro Aluno, com a introdução de novas formas de pagamento das mensalidades (MPL, MPE) e preparação do layout e estrutura para atender o Ambiente EAD da Instituição no Moodle.

A seguir é apresentada a descrição mais detalhada das diversas atividades desenvolvidas no ano de 2018 pelos Núcleos desta Coordenadoria.

NDS - NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Durante o ano de 2018 tivemos a oportunidade de desenvolver importantes projetos. Foi realmente um ano marcado pela reformulação de antigos sistemas e pela resolução de problemas históricos e de impacto estruturante.

A reestruturação do sistema e a migração para a nova plataforma web está, cada vez mais, abrindo caminho para a resolução de antigos problemas da instituição. Uma vez que conseguimos reescrever módulos do sistema que até então não podiam ser alterados, alcançamos também avanços na solução de problemas que impediam um controle adequado de importantes questões. No ano de 2018 conseguimos desenvolver projetos como a QPAD, que, com todo o controle do planejamento das atividades docentes sendo realizado pelo sistema e com a reescrita do sistema de construção da oferta da graduação, aliado ao estabelecimento do rateio proporcional do custo docente, permitiu uma integração completa e o controle total da oferta de disciplinas dentro do desejado.

Outros módulos importantes foram desenvolvidos, como a plataforma Meu E-books, que será, inicialmente, utilizada pela Editora Unijuí, mas que fica disponível para uso em todo o âmbito acadêmico. O avanço do Módulo Gestão Eletrônica de Documentos (GED) permitiu a reescrita de outros sistemas, como o de Solicitação de Documentos Web e a Submissão de Comprovantes de Atividades Complementares que se integram ao GED para gerar a pasta virtual dos alunos.

Na mesma linha de evolução tecnológica, podemos destacar, nesse ano, o lançamento da nova versão do aplicativo Unijuí Virtual Mobile, que, mesmo em versão inicial, contém um conjunto de funcionalidades acadêmicas disponíveis aos alunos e que irá evoluir muito em 2019.

Também, continuando com a proposta iniciada em 2014, o atendimento das demandas diárias seguiu sendo alvo de olhar criterioso, sempre buscando a resolução dos problemas de forma permanente. No ano de 2018 tivemos um total de 1.255 chamados abertos ao NDS, 0,79% abaixo do número de chamados de 2017, que totalizaram 1.265, contra 1.214 em 2016, 1.852 em 2015 e 2.285 chamados em 2014.

Dentre as principais atividades do NDS durante o ano de 2018, pode-se destacar:

NRBD - NÚCLEO DE REDES E BANCO DE DADOS

Período Janeiro/2018

Período Fevereiro/2018

Período Março/2018

Período Abril/2018

Período Maio/2018

Período Junho/2018

Período Julho/2018

Período Agosto/2018

Período Setembro/2018

Período Outubro/2018

Período Novembro/2018

Período Dezembro/2018

NSU - NÚCLEO DE SUPORTE AO USUÁRIO

O Núcleo de Suporte ao usuário responde pelos atendimentos de demandas de manutenção do parque de máquinas da Instituição. A seguir é exposta a quantidade de chamados atendidos em cada um dos meses do ano. Os detalhes de todos os chamados podem ser verificados via Sistema, nos relatórios de Atendimentos.

O total de atendimentos registrados via Sistema em 2018 foi de 4.309 atendimentos, sendo: