Gerente:
Dionei Fábio Buske
Chefe do Núcleo de
Desenvolvimento de Sistemas: Lucas Gerhardt
Chefe do
Núcleo de Redes e Banco de Dados: Maiquel Jerson Franco Fridhein
Chefe
do Núcleo de Suporte ao Usuário: Dionei Fábio Buske
A
Coordenadoria de Informática realizou em 2018 um conjunto de atividades que
permitiu qualificar as ações da Instituição. Foram ajustados sistemas após a
revisão de processos de trabalho na Instituição, e desenvolvidos novos
módulos que permitiram agilizar o atendimento e recebimento de pedidos de
nossos públicos.
Foi efetuada a migração dos serviços de e-mail da
Plataforma Microsoft para a Plataforma Google, passando o google a
ser a nova plataforma de trabalho para e-mails, documentos, planilhas e
demais possibilidades que a ferramenta permite. Foram migradas cerca de
2.000 contas. Foi adquirido um laboratório de informática de 30 computadores
para o Campus Panambi, e um Laboratório de Informática de 30
Computadores para o DCEENG, no Campus Ijuí. Foram feitos
investimentos em Servidores, ativos de Rede e na atualização da Solução
WI-FI do Campus Ijuí, visando a atender a demanda crescente de
acesso de dispositivos móveis.
No ano de 2018, no que se refere aos
Sistemas que atendem a Instituição, o Núcleo de Desenvolvimento de Sistemas
desenvolveu uma série de projetos, entre eles: Processo de Ajuste de
Matrícula; Intermediador de Pagamento - PagSeguro; Alocação de Docentes e
Salas; Ajustes/Revisão na Solicitação de Matrículas; Organização da Oferta
das Turmas com Atividades Teórico Práticas - Graduação; Relatório de
Atividades 2017; Página bilíngue 1ª etapa - cursos stricto sensu;
Sistema de Financiamento Estudantil Interno - CREDI UNIJUÍ; Vendas de
Produtos Institucionais da Loja da Editora; Projeto: QPAD; Processo de
Registro de Atividades Complementares; Sistema de Progressão Docente;
Alteração na forma do rateio de custo docente - graduação; além do projeto
de Revisão do Sistema Financeiro Aluno, com a introdução de novas formas de
pagamento das mensalidades (MPL, MPE) e preparação do layout e
estrutura para atender o Ambiente EAD da Instituição no Moodle.
A
seguir é apresentada a descrição mais detalhada das diversas atividades
desenvolvidas no ano de 2018 pelos Núcleos desta Coordenadoria.
NDS - NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Durante o ano de
2018 tivemos a oportunidade de desenvolver importantes projetos. Foi
realmente um ano marcado pela reformulação de antigos sistemas e pela
resolução de problemas históricos e de impacto estruturante.
A
reestruturação do sistema e a migração para a nova plataforma web está, cada
vez mais, abrindo caminho para a resolução de antigos problemas da
instituição. Uma vez que conseguimos reescrever módulos do sistema que até
então não podiam ser alterados, alcançamos também avanços na solução de
problemas que impediam um controle adequado de importantes questões. No ano
de 2018 conseguimos desenvolver projetos como a QPAD, que, com todo o
controle do planejamento das atividades docentes sendo realizado pelo
sistema e com a reescrita do sistema de construção da oferta da graduação,
aliado ao estabelecimento do rateio proporcional do custo docente, permitiu
uma integração completa e o controle total da oferta de disciplinas dentro
do desejado.
Outros módulos importantes foram desenvolvidos, como a
plataforma Meu E-books, que será, inicialmente, utilizada pela Editora
Unijuí, mas que fica disponível para uso em todo o âmbito acadêmico. O
avanço do Módulo Gestão Eletrônica de Documentos (GED) permitiu a reescrita
de outros sistemas, como o de Solicitação de Documentos Web e a Submissão de
Comprovantes de Atividades Complementares que se integram ao GED para gerar
a pasta virtual dos alunos.
Na mesma linha de evolução tecnológica,
podemos destacar, nesse ano, o lançamento da nova versão do aplicativo
Unijuí Virtual Mobile, que, mesmo em versão inicial, contém um conjunto de
funcionalidades acadêmicas disponíveis aos alunos e que irá evoluir muito em
2019.
Também, continuando com a proposta iniciada em 2014, o
atendimento das demandas diárias seguiu sendo alvo de olhar criterioso,
sempre buscando a resolução dos problemas de forma permanente. No ano de
2018 tivemos um total de 1.255 chamados abertos ao NDS, 0,79% abaixo do
número de chamados de 2017, que totalizaram 1.265, contra 1.214 em 2016,
1.852 em 2015 e 2.285 chamados em 2014.
Dentre as principais
atividades do NDS durante o ano de 2018, pode-se destacar:
- Consolidação
e disponibilização do sistema de Ajuste de Matrícula via web, que permite
aos alunos solicitar a inclusão, troca e cancelamento de disciplinas
diretamente pelo Unijuí Virtual, fazendo com que a solicitação se
transforme em um processo eletrônico que tramita pelas unidades
necessárias, podendo ser acompanhado pelo aluno e gerando as ações
acadêmicas e financeiras de forma automática.
- Continuação das
atividades de digitalização de documentos com o início da captura dos
documentos de alunos ativos e processamento das imagens, com submissão ao
sistema Gestão Eletrônica de Documentos (GED). Digitalização dos documentos
dos vestibulandos sem retenção de documentação em papel e trabalho na
captura dos documentos das pastas dos alunos ativos.
- Elaboração de
sistema novo e moderno para emissão e gerenciamento de senhas de
atendimento que foi instituído junto a Central de Atendimento ao Aluno para
controle dos atendimentos da unidade, incluindo o uso na matrícula dos
vestibulandos, utilizando-se totem próprio para dispensação de senhas,
integrado com duas TVs que exibem as senhas chamadas.
- Lançamento,
para a comunidade acadêmica, do aplicativo UNIJUÍ Virtual em plataforma
Mobile para dispositivos com sistema ANDROID, realizado em agosto de 2018,
com diversas funcionalidades disponibilizadas aos alunos. Entre as
principais podemos destacar: consulta de notas, incluindo notificações
enviadas aos alunos de forma automática quando uma nova nota está
disponível, consulta à agenda de aula contendo horário e local desta e
integração ao módulo da biblioteca, com consulta ao acervo, renovação e
reserva de materiais.
- Reescrita do sistema de Solicitação de
Documentos Web para alunos, utilizando a nova plataforma de desenvolvimento
web e possibilitando, a partir de agora, a integração com emissão e entrega
de documentos no formato digital. O novo sistema torna a solicitação de
documentos uma atividade simples e rápida aos alunos e já está preparado
para realizar a disponibilização on-line dos documentos.
- Desenvolvimento
do sistema de autorização eletrônica de débitos no Mútuo, com o objetivo de
automatizar os pagamentos e compras realizadas pelos colaboradores nos
diversos conveniados (como AFFI, Editora, Farmácia Escola e Hospital
Veterinário) por meio de autorização eletrônica e on-line, verificando a
disponibilidade de limite de débito e simplificando o trânsito de
informações dos conveniados para a Coordenadoria Financeira. A execução
deste sistema será realizada no início de 2019.
- Reformulação da
Oferta Acadêmica com controle de criação de grupos, quando tivemos a
reescrita completa do módulo de criação da oferta de disciplinas, trazendo
um grande conjunto de inovações e melhorando o controle da oferta por parte
da instituição. Como exemplos, podemos citar a gestão da divisão das
atividades práticas em grupos sem a necessidade de criar novas turmas, a
possibilidade de alocar docentes diferentes em uma turma especificando cada
dia de atuação de cada docente, o cálculo do encargo didático de cada
docente de forma automática por meio da alocação e a nova possibilidade da
alocação das orientações dos TCCs, ligando aluno orientando ao professor
orientador.
- Desenvolvimento do sistema para criação das QPAD, que
permite cadastrar as informações relativas ao planejamento de despesas
docentes das versões curriculares. Este sistema trabalha de forma integrada
aos módulos do PPC e da Oferta Acadêmica, permitindo o controle da oferta
de acordo com as diretrizes definidas para cada disciplina na QPAD.
- Também
foi criado o Portal Bilíngue dos cursos stricto sensu, atualmente
na versão em inglês, trazendo todas as informações traduzidas dos cursos de
Mestrado e Doutorado da instituição e preparado para a expansão aos cursos
de graduação.
- Criação do novo Sistema de Submissão de Atividades
Complementares para os alunos da graduação que necessitam comprovar
atividades complementares em seus currículos. O sistema permite que o
próprio aluno submeta, por intermédio da web, os currículos ou comprovantes
de participação em eventos ou outras atividades para que sejam analisados
pelos cursos e coordenações, podendo ou não ser deferidas para a
contabilização das horas complementares. Todos os documentos deferidos são
integrados ao módulo GED e passam a fazer parte da pasta virtual de
documentos dos alunos.
- Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento
do Programa de Progressão Docente que, semelhante ao sistema de gestão do
APRIMORA, permite que os docentes submetam os comprovantes de participação
em eventos ou atividades que possam ser contabilizados na pontuação do
programa de progressão docente de forma on-line (via web) e,
posteriormente, analisados pela Coordenadoria de Recursos Humanos.
- Criação
da plataforma Meus E-books e adequação dos sistemas da Editora Unijuí para
a geração, proteção, venda e disponibilização de E-books. Este
novo sistema, pensado desde o processo de criação ou conversão de arquivos
PDF para um formato de E-book próprio, com proteção de acesso,
permite que a Editora Unijuí faça a comercialização de E-books na
sua Loja Virtual, disponibilizando os E-books vendidos pela
plataforma Meus E-books. Esta plataforma foi totalmente desenvolvida para
permitir o acesso e leitura fácil de materiais em formato digital, podendo
ser utilizado tanto via web quanto via smartphone.
- Estabelecimento
do Plano de Flexibilização de Pagamento - PFP - e da Modalidade de
Pagamento Linear - MPL - pelo novo módulo de financiamentos, que é parte
integrante da reescrita dos sistemas de gestão do financeiro alunos, que
está sendo trabalhada e continuará no ano de 2019. Foram desenvolvidas as
funcionalidades para a operação e gestão dos contratos de financiamento e
gestão de cobrança dos respectivos contratos.
- Customização do
layout do ambiente Moodle para a utilização do novo AVA nas disciplinas EaD
dos cursos presenciais e para posterior uso nos novos cursos EaD.
- Foi
também realizada a adequação das regras de rateio dos custos docentes dos
cursos de graduação conforme definições da VRA. As despesas de custo
docente dos cursos de graduação eram historicamente atribuídas ao curso que
realizou a oferta da turma, independentemente dos alunos matriculados. Com
a adequação, estas despesas são agora atribuídas de forma proporcional aos
cursos de cada aluno matriculado na turma.
NRBD - NÚCLEO DE REDES E BANCO DE DADOS
Período Janeiro/2018
- Atualização da chave de validação do SAS.
- Testes
DB2 V.11.1.
- Acompanhamento de obras realizadas no período de férias
coletivas.
- Atendimentos telefônicos.
Período Fevereiro/2018
- Rompimento de fibra entre sede e campus.
- Conectorização
dos pontos de rede do novo espaço na biblioteca.
- Migração do site
das revistas eletrônicas.
- Migração do ICATOM para o MADP.
Período Março/2018
- Problema com baterias - parada Geral para
Troca do Banco.
- Invasão ao site projetos.
- Nova instalação
do servidor de projetos com divisão de OJS e projetos.
- Criação da
Rede visitante na tecnologia UniFi.
- Conectorização do 5º piso da
sede.
- Limpeza física dos servidores e organização do cabeamento.
- Em
parceria com o NSU, início do projeto Skype e OneDriver.
Período Abril/2018
- Finalização do Projeto Skype e OneDriver.
- Criação
e instalação da VLAN das Impressoras.
- Adequações na sala de
reuniões da Reitoria.
- Conectorização do 4º piso da sede.
Período Maio/2018
- Estruturação do Rack da UNICASA com troca de
equipamentos.
- Atualização do servidor das Revistas.
Período Junho/2018
- Estudos sobre ACL em VLAN.
- Criação e
efetivação do novo servidor de testes para o Banco.
- Estudo do
projeto Google For Education.
- Liberação do endereçamento IP no
DHCP.
Período Julho/2018
- Início das
configurações do Palo Alto.
- Estruturação do Rack da Pós.
- Retirada
da estrutura da UNIJUÍ a rede antiga da Enterasys.
- Instalação da
UniFi no prédio A.
- Sala Coworking Santa Rosa.;
Período Agosto/2018
- Migração dos serviços para a Plataforma
Google.
- Introdução do Palo Alto na rede da UNIJUÍ.
- Migração
do Banco para nova versão com novo servidor.
- Realização do ForTI -
UNIJUÍ.
Período Setembro/2018
- Instalação
e organização do rack de Ssanta Rosa e instalação das réguas Volts.
- Migração
do SieTeste.
Período Outubro/2018
- Migração
do SIEDEV para nova versão.
- Atualização do servidor das Revistas.
- Problema
na controladora Ruckus.
- Migração dos Setores.
- Ampliação
Link Vogel.
- Reforma da Central de Atendimento.
- Problema no
Rádio da Brigada.
Período Novembro/2018
- Instalação
de Câmeras IP na Biblioteca Central.
- Criação dos servidores para o
NDS.
- Instalação da estrutura de WiFi nos complexos A até H.
- Procedimento
de atualização nos Sistemas Operacionais dos servidores.
Período Dezembro/2018
- Queima no rádio da Unicasa.
- Instalação
do Alarme do Prédio K.
- Criação do Servidor DEV para Moodle.
- Criação
de máquinas virtuais para o projeto GCA.
- Configuração de APs para
os complexos M até o Q.
NSU - NÚCLEO DE SUPORTE AO USUÁRIO
O Núcleo de Suporte ao usuário responde pelos
atendimentos de demandas de manutenção do parque de máquinas da Instituição.
A seguir é exposta a quantidade de chamados atendidos em cada um dos meses
do ano. Os detalhes de todos os chamados podem ser verificados via Sistema,
nos relatórios de Atendimentos.
O total de atendimentos registrados via Sistema em 2018 foi de 4.309 atendimentos, sendo:
- Janeiro/2018, 13 Chamados de Suporte
- Fevereiro/2018, 303 Chamados de Suporte
- Março/2018, 488 Chamados de Suporte
- Abril/2018, 375 Chamados de Suporte
- Maio/2018, 475 Chamados de Suporte
- Junho/2018, 378 Chamados de Suporte
- Julho/2018, 432 Chamados de Suporte
- Agosto/2018, 416 Chamados de Suporte
- Setembro/2018, 361 Chamados de Suporte
- Outubro/2018, 398 Chamados de Suporte
- Novembro/2018, 350 Chamados de Suporte
- Dezembro/2018, 320 Chamados de Suporte